Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PowerPoint Presentation
Download Presentation
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

104 Views Download Presentation
Download Presentation

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO • VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI • Secretária Municipal de Educação • LEDA LANDUETE RODRIGUES DE SOUZA CALENTE • Subsecretária Pedagógica

  2. EQUIPE GDPE Leda Landuete Rodrigues de Souza Calente – Subsecretária Pedagógica Ana Márcia Totola Tedesco – Gerente de Ensino Fundamental Amarilton Cesar Nascimento Lima – Assessor dos Jogos Escolares da Serra Cátia Sueli Sobrinho Neves – Assessora estudos Étinico-Racial e Diversidades Cláudia Bernardo – Assessora do Programa Mais Educação Cynthia da Guia Segundo – Assessora PSE, TAC, Desfile Cívico Gracilene Cristina Borges Torres - Fonoaudióloga Educacional Hileia Araújo de Castro – Coord. de Estudos Étnico-Racial e Diversidades Karine de Abreu Melo – Assessora do Programa Mais Educação Marcela Fraga Gonçalves Campos – Assessora PSE, TAC, Desfile Cívico Marcio Becali Tononi – Assessor dos Jogos Escolares da Serra Marcio Santos da Silva – Assessor dos Jogos Escolares da Serra Nizelene Pissinate Delunardo dos Santos - Fonoaudiologia Educacional

  3. Objetivo: oportunizar o intercâmbio social e desportivo entre alunos do município da Serra, permitindo vivências corporais, artísticas e culturais, contribuindo para a melhoria do relacionamento e de conduta cidadã em grupo, tornando-se um instrumento importante para a formação da personalidade do aluno. Publico Alvo -Alunos do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares do município da Serra. Ações: atletismo, basquete, handebol, futsal, xadrez e voleibol.

  4. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Programa de origem Federal, parceria entre o Ministério de Educação e Cultura, UNESCO, desenvolvido desde 2009 no município da Serra. Objetivo: Contribuir para uma interação entre escola/ comunidade, visando a melhoria da qualidade da educação, as oportunidades de acesso, à cidadania, a diminuição da violência e da vulnerabilidade sócio econômica através de oficinas formativas a serem desenvolvidas na escola nos finais de semana. Público alvo: 45 escolas, totalizando atendimento a 5.520 alunos.

  5. RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE O município da Serra desenvolve esta ação desde 2004, ofertando, em 19 escolas aos fins de semana, atividades de lazer, esporte, cultura, geração de renda, iniciação para o mercado de trabalho e complementação educacional à comunidade escolar. Ações Desenvolvidas: atendimento a uma média de 760 pessoas, no sistema de rodízio de oficinas; assessoria nas escolas, encontros mensais de formação e reuniões de trabalho com os supervisores.

  6. PSE – Programa Saúde na Escola Programa proposto pelo Governo Federal, cuja adesão foi feita pelo Município da Serra em 31 de julho de 2013, com vigência de um ano para cumprimento das ações pactuadas. O PSE foi repactuado para o período de 2014/2015, por meio da parceria entre secretarias municipais de educação e saúde. Objetivo: contribuir para a formação integral dosestudantespor meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Publico alvo:2.675 estudantes e 249 professores. Escolas participantes:EMEF Espaço Alternativo, Padre Gabriel, João Paulo II e CMEI Curumim.

  7. Programa Valores Humanos • No dia 23 de setembro de 2013 16 de outubro de 2013, foi aprovada pela Câmara Municipal da Serra, a Lei 4.108/13 que determina a implantação do “Programa Educação em Valores Humanos” – PEVH, na Rede Municipal de Educação da Serra. • O Programa Educação em Valores Humanos nessa nova versão fomenta discussões sobre o papel da escola nas questões curriculares, relacionando-as aos Direitos Humanos e dinamizando práticas sustentáveis nas vivências escolares. Para tal, suscitaremos construiremos a participação de todos de modo que se percebam atores desse processo e assumam lógicas de aprendizagem que respeitem e valorizem as diversidades sócio-culturais, em específico as vivenciadas na escola tais como: etnocultura, gênero, orientação sexual, religião, geracional (relação criança-adolescente-idoso), e de pessoas com deficiência, no com o intuito de provocar reflexões sobre as temáticas oriundas dessas relações. minimizar preconceitos, discriminações e intolerâncias frente as diferenças.

  8. Desfile Cívico 2014 • A Prefeitura Municipal da Serra tem realizado tradicionalmente o Desfile Cívico Escolar, promovido através da integração entre diferentes secretarias, entidades filantrópicas e sociedade civil organizada a fim de fazer memória à data de Independência do Brasil, bem como realizar perante toda sociedade local manifestações de patriotismo e valorização da cultura brasileira. Por meio do Desfile Cívico, as corporações, entidades e escolas evidenciam o respeito e valorização da cultora e história de nosso país, garantindo por meio de ações integradas a realização deste importante evento num clima de segurança e tranquilidade. • PÚBLICO ALVO: Unidades de Ensino públicas e privadas do município; Militares; Bandas: organizadas por escolas por meio de programas e projetos (Programa Mais Educação, Escola Cidadã e outros) e, também, bandas oriundas de outros municípios e/ou de outras redes de Ensino; Demais membros da sociedade, ex: Aventureiros e Desbravadores, Estação Conhecimento da Empresa Vale. • Trajeto do desfile: Concentração e saída da Rua Maestro Antônio Cícero - Centro Serra, seguindo em sentido a Av. Getúlio Vargas. • Data: 31 de agosto de 2014, 8h.

  9. Programa de Educação Ambiental Áreas protegidas • - Parceria com a empresa Vale para a realização de formações sobre a temática educação ambiental ao longo do ano com professores e alunos. O programa tem duração prevista de1 ano, atendendo no mínimo 4 turmas distintas de ensino fundamental (7 a 14anos). • - São realizados 04 encontros em que são abordados os seguintes temas: Água, Biodiversidade, Ar, Energia e Resíduos. • - Escolas Participantes – Prof. Aurea Maria, Prof. Luiz Batista, Maria Madalena Pisa e João Paulo II.

  10. PROJETO RECICLA SERRA E RECICLAESCOLA Objetivo: realizar formações sobre resíduos sólidos, coleta Seletiva Porta a Porta e a ampliação os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs para a entrega de materiais recicláveis. Meta: ao final de 05 anos, as ações sobre coleta Seletiva e PEVs deverão alcançar toda a extensão dos bairros e locais indicados pelo TAC. Público alvo: alunos e profissionais das unidades de ensino públicos municipais da serra (EMEFs e CMEIs) relacionados no TAC.

  11. PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Consiste em compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Objetivo: Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Ações: a formação interdisciplinar com vistas a instrumentalizar professores de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental (séries iniciais), acerca de apropriação da língua portuguesa.

  12. TAC - Gestão de Resíduos Sólidos no Município - Acompanhamento dos dependentes de Catadores de Materiais Recicláveis - Identificação, acompanhamento de frequência e inclusão em programas escolares, dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis. • EMEF Profª Iolanda Schineider • EMEF Sonia Regina Gomes • EMEF Valéria Maria Miranda • CMEIs • CMEI Amélia Pereira • CMEI Antonio Laia • CMEI Infância Feliz • CMEI Jocila Pereira Amorim • CMEI Profª Maria Hilda Aleixo • CMEI São Patrício • CMEI Vovó Enadina EMEF Jonas Farias EMEF Jorge Amado EMEF Lacy Zuleica Nunes EMEF Leonel de Moura Brizola EMEF Manoel Carlos de Miranda EMEF Manoel Vieira Lessa EMEF Neusa Maria Peyneau EMEF Novo Horizonte EMEF Olivina Siqueira EMEF Padre Gabriel EMEF Prof. Luiz Baptista EMEF Naly da Encarnação • EMEFs • EMEF Aureníria C. Pimentel • EMEF Cascata • EMEF Cidade Pomar • EMEF Dinorah P. Barcelos • EMEF Dom Helder Pessoa • EMEF Flor de Cactus • EMEF Irmã Dulce • EMEF Ismênio A. Vidigal • EMEF João Calmon • EMEF João Paulo II