Um primeiro pensamento. - PowerPoint PPT Presentation

sidone
um primeiro pensamento n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Um primeiro pensamento. PowerPoint Presentation
Download Presentation
Um primeiro pensamento.

play fullscreen
1 / 10
Download Presentation
Um primeiro pensamento.
79 Views
Download Presentation

Um primeiro pensamento.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Um primeiro pensamento. No momento em que o aumento das taxas de desemprego é uma realidade em todo o mundo, sobretudo pela forte redução dos postos de trabalho no setor secundário da economia(produção industrial), a área de serviços ganha força e relevância para o desenvolvimento econômico e social dos países. No entanto, diferentemente dos setores primário e secundário- intensivos em mão-se-obra- o setor de serviços-intensivo em conhecimento-exige das pessoas e dos grupos de trabalho grande capacidade intelectual e muita criatividade para o desenvolvimento de alternativas e de soluções inovadoras.

  2. Um desafio. Se por um lado o setor de serviços representa inúmeras oportunidades de negócios para as empresas, por outro lado, fatores como abertura de mercado, estabilização da moeda e a concorrência contribuem para a ampliação do poder de escolha dos consumidores e impõem desafios à competitividade das empresas brasileiras.Frente a essas contingências, percebe-se que no Brasil o setor de serviços vem há algum tempo experimentando um processo contínuo de redefinição de suas estratégias e adequação de suas práticas.

  3. A mudança. Nesse contexto socioeconômico, os atores no setor de serviços necessitam cada vez mais encontrar alternativas criativas e concretas que possibilitem a melhoria constante e sistemática da qualidade, da produtividade e da inovação, garantindo, assim, a geração de vantagens competitivas sustentáveis para sua empresa.

  4. Uma constatação Os serviços estão presentes na vida de cada cidadão, todos os dias: serviços de alimentação, comunicação e de emergência, para ficar em apenas algumas categorias. Nosso bem estar e a saúde da nossa economia baseiam-se atualmente nos serviços. Atividades como a manufatura e a agricultura serão sempre necessárias, mas o fato é que existem limites para o que podemos consumir e usar, tanto de alimentos quanto de produtos. Já os serviços são amplamente experimentáveis e exploráveis, e o nosso apetite por eles será sempre ilimitado.

  5. Liderando num mundo de mudança, ou em mudança? Mudança. O que está acontecendo agora e quais mudanças estão à vista? Princípios. A quais princípios eu posso recorrer para fazer as melhores escolhas? Escolha. Quais as minhas escolhas e a que resultados elas levam?

  6. O papel dos serviços na economia “Os serviços estão no centro da atividade econômica de qualquer sociedade” • Serviços de infra estrutura são pré-requisitos para evolução até a industrialização. • Na economia industrializada serviços são mais baratos e eficientes. • Empresas de serviços são mais focadas que as de manufatura. • Fundamental para funcionamento da sociedade e melhor qualidade de vida. • Funções estritamente domésticas são motivos para prestação de serviços. • Serviços públicos essenciais são fundamentais para que a economia prospere. professormarcossilva@terra.com.br

  7. A importância dos Serviços na economia “ É imperativo reconhecer que os serviços não são atividades meramente periféricas, mas, sim, parte integrante da sociedade; estão presentes no cerne da economia e são fundamentais para que esta se mantenha sadia e funcional.”

  8. Definição de Serviços “Muitas definições de serviços contêm um tema comum quanto a intangibilidade e consumo simultâneo.” • Serviços são atos, processos e o desempenho de ações. (Valerie A. Zeithaml e Mary Jo Bitner, Services Marketing, MCGraw-Hill, New York, 1996,p.50 • Um serviço é uma experiência perceptível, intangível, desenvolvida para um consumidor que desempenha o papel de co-produtor (James Fitzsimmons) • Uma definição precisa de bens e serviços deve distingui-los com base em seus atributos. Um bem é um objeto físico tangível ou produto que pode ser criado e transferido;ele tem uma existência através do tempo e, desse modo, pode ser criado e usado simultaneamente ou quase simultaneamente. Embora o consumidor não possa conservar o serviço real após ele sido produzido, o efeito do serviço pode ser mantido.(Earl Sasser,R. Paul Olson e D.Daryl Wyckoff, Management of Service Operations, Alyn e bacon, Boston, 1978,p.8)

  9. Evolução Econômica Nos últimos 100 anos, testemunhamos uma importante evolução em nossa sociedade, que deixou de ser predominantemente baseada na manufatura para sê-lo em serviços. Atualmente um número ainda excessivo de países encontra-se em um estágio primário de desenvolvimento. Tais economias são baseadas na extração de recursos naturais da terra. Em grande parte da África e algumas regiões da Ásia, mais de 70% da força de trabalho desenvolve atividades extrativistas

  10. Estágios da atividade econômica Com base na atividade de suas populações, muitas das assim chamadas nações industrializadas seriam bem descritas como economias de serviços.