1 / 39

PORTIFÓLIO VIRTUAL GRUPO1- TARDE

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”. PORTIFÓLIO VIRTUAL GRUPO1- TARDE. PROJETO - OS ANIMAIS E EU PROFESSORA: FABIANA SANTOS. NOSSO GRUPO. LUCA EDDY. MANUELA. FREDERICO. CAROLINA. BRUNA. GABRIEL. MARIA EDUARDA. PEDRO TERUO. PEDRO HENRIQUE. YASMIM. DANIELA. VALENTINA.

shiri
Download Presentation

PORTIFÓLIO VIRTUAL GRUPO1- TARDE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA” PORTIFÓLIO VIRTUAL GRUPO1- TARDE PROJETO - OS ANIMAIS E EU PROFESSORA: FABIANA SANTOS

  2. NOSSO GRUPO LUCAEDDY MANUELA FREDERICO CAROLINA BRUNA GABRIEL MARIA EDUARDA PEDRO TERUO PEDRO HENRIQUE YASMIM DANIELA VALENTINA

  3. NOSSA ADAPTAÇÃO

  4.  A interação entre as crianças é fundamental na construção de aprendizagens significativas.  Por meio da interação trocam conhecimentos, são desafiadas nas suas ações, aprendem sobre as relações, constroem valores de cooperação, solidariedade e respeito ao outro... A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NA ED.INFANTIL

  5. NOSSA ROTINA HORA DO LANCHE VISITANDO OS BICHINHOS DA ESCOLA

  6. NOSSA ROTINA SACIANDO NOSSA SEDE MOMENTO DA HIGIENE BUCAL

  7. UM POUQUINHO DO NOSSO GRUPO: O NOSSO GRUPO É COMPOSTO POR 11 CRIANÇAS. É UMA TURMINHA MUITO SAPECA E ALEGRE! SÃO COMPANHEIROS E AMIGOS, APESAR DISSO EXISTEM MUITOS CONFLITOS QUE SÃO NORMAIS E IMPORTANTES NESTA FASE, POIS SÃO NESSAS SITUAÇÕES QUE LEVAMOS AS CRIANÇAS A EXPERIMENTAREM O AUTOCONHECIMENTO, O CONHECIMENTO DO OUTRO, O AUTOCONTROLE... DEMONSTRAM BASTANTE ENVOLVIMENTO COM AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO “OS ANIMAIS E EU”: GOSTAM MUITO DE VISITAR OS ANIMAIS, CANTAR PARA ELES, ALIMENTÁ-LOS, CUIDAR DA HIGIENE DOS VIVEIROS E EXPLORAR AS CARACTERÍSTICAS DOS BICHINHOS DA NOSSA ESCOLA. TAMBÉM ENVOLVEM-SE COM A ESCOLHA DO AJUDANTE DO DIA, ESSE É UM MOMENTO BEM ESPECIAL... FICAM EUFÓRICOS E ANSIOSOS PARA SABER QUEM AJUDARÁ A PROFESSORA. ESSA TURMA PROMETE MUITAS MUDANÇAS NO DECORRER DO ANO! AGUADEM!!!!

  8. NOSSO PROJETO- “OS ANIMAIS E EU” • O projeto “ OS ANIMAIS E EU” foi desenvolvido para o G1 visando suas necessidades e possibilidades de descobertas. • Objetivos principais do nosso projeto: • Promover a observação e convívio com os animais da escola; • Estimular as crianças a assumirem alguns cuidados para com os animais(alimentá-los, organizar seus viveiros, cuidar da higiene...); • Desenvolver habilidades de observação e atenção; • Possibilitar as comparações entre os animais e os seres humanos; • Estimular a percepção das diferenças e do quanto é importante respeitá-las; • Promover que identifiquem sensações e sentimentos envolvidos com o manuseio e cuidados com os animais; • Promover o contato com diferentes espécies (marítimos, domésticos, selvagens) identificando e explorando suas características; • Estimular a fantasia, a imaginação e a criatividade através da contação de historias e vivencias; • Desenvolver atitudes éticas e respeitosas em relação aos colegas, a partir do trato com os animais. • Estimular a aquisição da autonomia.

  9. Através das atividades propostas vamos explorando nosso projeto e alcançando nossos objetivos em cada área do conhecimento. Conhecer diferentes contos com animais como personagens Conhecer alimentação, habitat, características PROJETO : OS ANIMAIS E EU OS ANIMAIS DA ESCOLA Cantar e conhecer o som de diferentes animais... Relacionar-se com os conceitos matemáticos: grandeza, diferenças e semelhanças, quantidades, recitação numérica... Imitar animais, gestos, passos, subir, descer, dançar,

  10. CONHECENDO OS ANIMAIS DA ESCOLA Para enriquecer ainda mais nosso projeto, tivemos a rica experiência de acompanhar o nascimento de sete pintinhos ...

  11. CONHECENDO A GALINHA E SEUS PINTINHOS Conhecendo o ninho... Como nascem os pintinhos?

  12. PÉS OU PATAS FOI BASTANTE SIGNIFICATIVO PARA OS PEQUENOS TEREM ESSE CONTATO DIRETO COM O PINTINHO E OBSERVAREM DE PERTO ALGUMAS DE SUAS CARACTERISTICAS.

  13. CONTO- A GALINHA RUIVA PROCURANDO OS GRÃOS DE MILHO CONFECÇÃO DO BICO PREPARANDO O BOLO DE MILHO

  14. O BOLO ESTÁ PRONTO... E FICOU UMA DELÍCIA!!!

  15. DESCOBRIMOS QUE OUTROS BICHINHOS TAMBÉM BOTAM OVOS ENVOLVIMENTO CURIOSIDADE

  16. COMPARANDO OS TAMANHOS

  17. QUE DELICIA COMER OVO DE CODORNA! É DE VERDADE!!!! HUM É GOSTOSO!!!

  18. CARNAVAL DURANTE O MÊS DE MARÇO, TRABALHAMOS COM OS PEQUENOS A ALEGRIA DO CARNAVAL. ELES TIVERAM A POSSIBILIDADE DE CONHECER DIFERENTES MARCHINHAS, REALIZAR TRABALHOS COM TINTA, AMPLIAR SEUS MOVIMENTOS E ENRIQUECER AINDA MAIS SEUS CONHECIMENTOS.

  19. CARNAVAL- O BAILE

  20. ATIVIDADES • EXPLORANDO FIGURAS DE DIFERENTES ANIMAIS • OBJETIVOS: • ESTIMULAR A PERCEPÇÃO VISUAL; • AMPLIAR O VOCABULARIO; • TRABALHAR ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO.

  21. ATIVIDADES • ALIMENTANDO OS ANIMAIS DA ESCOLA: • OBJETIVOS: • CONHECER OS ANIMAIS DA ESCOLA E ALIMENTÁ-LOS; • TRABALHAR A SOCIALIZAÇÃO; • TEXTURA; • CORES; • ETC.

  22. CONHECENDO A TARTARUGA SEU CASCO É DURO OU É MOLE? ELA TEM QUATRO PATINHAS!!!

  23. O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O TEATRO APRESENTADO PELAS PROFESSORAS PROPORCIONOU ÀS CRIANÇAS UMA REFLEXÃO DE QUE O MAIS IMPORTANTE NÃO SÃO OS OVOS QUE GANHAMOS NA PASCOA.. MAS SIM AS BOAS AÇOES QUE FAZEMOS NO DIA A DIA.

  24. PREPARAMOS BISCOITOS PARA TROCARMOS COM OS AMIGUINHOS CARINHO RESPEITO GENEROSIDADE

  25. O faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita em sua imaginação, a capacidade de planejar, de imaginar situações lúdicas, de reconhecer e obedecer as regras existentes em cada situação. NOSSA VISITA À FÁBRICA DE CHOCOLATE

  26. DECIFRANDO AS PISTAS CAÇA AOS OVOS

  27. CAÇA AOS OVOS OBA!!! FINALMENTE, ENCONTRAMOS NOSSA CESTA CHEIAS DE OVOS!!!

  28. Neste trabalho pudemos perceber a relação do índio com os animais e a natureza em geral e comparar nossa relação com os mesmos... Descobrimos que muitos animais eles usam como parte de sua alimentação como nós, por exemplo, os peixes! Para relacionar ainda mais nossa convivência com os animais resolvemos confeccionar um bichinho de estimação. Nós,os animais e os índios VAMOS BRINCAR DE ÍNDIO? COM NOSSAS LANÇAS VAMOS EM BUSCA DA GRANDE ONÇA QUE ESTÁ ESCONDIDA EM ALGUM LUGAR DA NOSSA FLORESTA... MUITA CONCENTRAÇÃO PARA PESCAR...

  29. Confeccionando nosso bichinho de estimação Ao longo do nosso trabalho sobre os índios, descobrimos quais os animais que costumam ter contato como, por exemplo, macaco, cobra, onça, jacaré entre outros. A partir daí propus às crianças que confeccionássemos um bichinho de estimação que podemos ter em casa. A ideia de ser um cachorro nosso bichinho de estimação partiu das crianças, que foram logo contando sobre suas próprias experiências com este animal. Mostraram-se bem envolvidas com a proposta e construção do nosso “Cachorro” e puderam perceber a diferença dos bichos que convivem conosco e com os índios.

  30. Reservamos um dia para colocar em prática tudo o que aprendemos sobre a cultura indígena. Neste dia as crianças do G1 participaram de algumas vivências como a colheita dos alimentos, a pesca e a preparação do peixe. VIVENCIANDO... OS MENINOS SAEM PARA PESCAR... ENQUANTO AS MENINAS CUIDAM DA COLHEITA

  31. Nossa mãe e a mãe dos animais Para explorarmos a importância da mamãe em nossa vida, trabalhamos dentro do nosso projeto com a comparação entre a nossa mãe e a mãe dos animais que já conhecemos. Durante o trabalho, realizamos rodas de conversa em que levantei algumas questões relacionadas a cooperação na família, visitamos os animais para descobrir quem era a mamãe de cada bichinho e também preparamos com muito carinho o presente da nossa mamãe! Como podemos cooperar com a mamãe? Preparando o presente da mamãe!

  32. Os animais e a vida no campo Neste momento partimos para novas descobertas sobre os animais e a vida no campo,nos envolvemos com a preparação de nossa festa junina e esse trabalho nos proporcionou a exploração de diversos aspectos da vida rural e outras características da cultura do Sul do Brasil. Todos envolvidos para deixar a barraca da pescaria bem enfeitada! Bandeirinhas típicas da decoração rural.. É hora de acertar o frango na panela... Vamos ver quem consegue?

  33. Para explorarmos a importância dos Pais em nossa vida, trabalhamos com os pares dos animais, como: GALO E GALINHA, LEÃO E LEOA, VACA E BOI, etc. Focamos o trabalho no Galo e nos pintinhos, desta forma as crianças puderam perceber a diferença : de funções, de tamanho, entre outras. Os pares dos animais Conhecendo o papai dos pintinhos.

  34. Declarando nosso amor pelo papai No trabalho realizado com os pares dos animais , pudemos explorar também a importância do papai em nossa vida. Através de rodas de conversa e outras atividades vivenciais trabalhamos atitudes de respeito, cooperação, cuidados para com ele! Preparando o presente do papai!

  35. Dando continuidade ao nosso projeto “Os animais e Eu” recebemos no mês de agosto uma visita muito importante, o Tio Barnabé do sítio do pica pau amarelo. O levamos para conhecer nossa escola e os bichinhos que nela existem. Ele nos falou sobre alguns personagens folclóricos que vivem no sítio como a Cuca e o Saci, perguntamos se também existem animais por lá , ele então nos falou de uma vaquinha chamada Mimosa e com o leite que ela produz fizemos uma deliciosa vitamina de frutas! A VISITA DO TIO BARNABÉ

  36. A partir da visita do tio Barnabé fomos introduzindo em nosso cotidiano o trabalho com o folclore: brincadeiras, brinquedos, parlendas.... Foi muito rico e divertido!. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS Construindo o barangandão Brincando de roda Tango- tango morena

  37. COMPARTILHANDO OS BRINQUEDOS FOLCLÓRICOS A interação é essencial para essa fase da educação infantil e poder compartilhar o brinquedo que trouxeram de casa foi um momento rico para os pequenos!

More Related