1 / 12

ALCA

ALCA. Grupo: André--------02 Erick---------07 Guilherme---12 Gustavo------13 João----------14.

Download Presentation

ALCA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ALCA Grupo: André--------02 Erick---------07 Guilherme---12 Gustavo------13 João----------14

  2. O que é a Alca?É Área de Livre Comércio das Américas, idealizada pelos Estados Unidos, que prevê a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. O início do livre comércio está previsto para 2006 Quem participa da Alca?Todos os países das três Américas, exceto Cuba. São 34 nações ao todo. Qual é o PIB da região?US$ 13 trilhões Qual a população?800 milhões de habitantes aproximadamente

  3. Antecedentes - Em 1990, o então presidente dos Estados Unidos, George Bush, lança a “Iniciativa para as Américas”, com o objetivo de promover o aprofundamento das relações daquele país com a América Latina. Em 1994, o projeto é retomado pelo sucessor de Bush, Bill Clinton. Criação - O esforço para unir as economias do Hemisfério Ocidental em uma única área de livre comércio inicia-se com a Primeira Cúpula das Américas, realizada em Miami, em 1994. Chefes de Estado de 34 países (menos Cuba) decidem construir a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

  4. Estrutura - São criados nove Grupos de Negociação para discutir nas áreas de acesso a mercados, investimentos, serviços, compras governamentais, solução de controvérsias, agricultura, direitos de propriedade intelectual, subsídios, antidumping e medidas compensatórias e políticas de concorrência. Esta estrutura prevê rodízio entre os países participantes na presidência do processo, no local das negociações, e da presidência e vice-presidência dos grupos de negociação e outros comitês e grupos.Proporções - A economia da região movimenta aproximadamente US$ 10 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB) e agrega uma população de mais de 800 milhões de pessoas, conforme dados de 1999.

  5. Objetivo - Eliminar progressivamente as barreiras ao comércio e ao investimento e concluir as negociações até o ano de 2005. Pelo menos 85% dos produtos e serviços transacionados na região deverão estar isentos de impostos e outras barreiras para que seja configurada a área de livre comércio. Cada país ou bloco econômico estabelece sua alíquota de importação para países de fora da Alca.

  6. Reuniões - A partir da Cúpula de Miami, os Ministros de Comércio do Hemisfério se reúnem quatro vezes para formular e executar um plano de ação para a Alca: em 1995, em Denver, EUA; em 1996, em Cartagena, Colômbia; em 1997, em Belo Horizonte, Brasil; e, em 1998, em San José, Costa Rica.Princípios - As decisões serão tomadas por consenso, conduzidas de uma maneira transparente; a Alca deverá seguir as regras e disciplinas da Organização Mundial do Comércio (OMC); constituirá um compromisso único (“nada é decidido, até que todos estejam de acordo”); poderá coexistir com acordos bilaterais e sub-regionais e os países poderão negociar e aceitar as obrigações da Alca individualmente ou como membros de um grupo de integração sub-regional; será dada atenção às necessidades das economias menores.

  7. Apoio - Uma comissão tripartite para dar apoio técnico e analítico à Alca é formada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).Próximos passos - As negociações serão definidas até 2005 e a vigência inicia ainda no final daquele mesmo ano.

  8. Por que dizer não à ALCA? 1)A Alca acelera a degradação do meio ambiente e a perda a soberania sobre a biodiversidade e a soberania alimentar. 2)É um projeto estratégico que visa consolidar o poder dos Estados Unidos. 3)Trata-se de uma imposição não de progresso de negociação. Este tratado está sendo negociado à revelia dos povos. Está avançando de maneira clandestina, sem discussão democrática. Nem os povos da região, nem organizações sociais e sindicais, nem os parlamentares puderam participar dos debates e conhecer os avanços dos acordos. Somente grandes grupos empresariais note-americanos puderam atuar nas negociações. 4)É nefasto para o desenvolvimento dos países que lutam para crescer. Garante apenas os interesses do grande capital transnacional norte-americano, não contempla as disparidades entre nações e representa o retrocesso no sistema internacional

  9. 5)Discrimina o estrangeiro, na medida em que o tema imigratório está totalmente ausente e será combatida a rotatividade de mão-de-obra. 6)A opinião pública se encontra totalmente à margem das negociações que estão concentradas nas mãos de técnicos, burocratas, cúpulas e ministros. 7)Degradará mais ainda os direitos trabalhistas. A fim de assegurar a mais absoluta liberdade para o capital, as leis trabalhistas deverão ser “flexibilizadas”, salários rebaixados e as jornadas de trabalho poderão ser ampliadas. 8)O acordo ampliará a destruição do meio ambiente, pois as empresas poderão questionar judicialmente qualquer norma nacional destinada a preservar o meio ambiente ou a saúde, que venha a ser considerada obstáculo ao comércio ou ao investimento.

  10. 9)A Alca aprofundará a privatização dos serviços sociais e da medicina, pois o acordo obriga os Estados a garantir o direito das empresas privadas a concorrer com os serviços públicos. 10)Provocará a desindustrialização do Brasil, que poderá ser transformado em colônia agrícola 11)A Alca coloca em risco a agricultura nacional, pois tanto o comércio agrícola quanto as agroindústrias serão totalmente controladas por empresas norte-americanas, marginalizando a agricultura familiar 12)A Alca eliminará a soberania nacional e limitará ainda mais os direitos democráticos, na medida em que se sobrepõe às leis nacionais.Além disso, o acordo prevê a criação de um Tribunal de Arbitragem, que servirá para a defesa dos interesses das grandes empresas.

  11. 13)A Alca acelerará a dissolução da nossa identidade cultural, principalmente em decorrência da força invasiva da mídia norte-americana e da imposição de padrões de consumo. 14)A Alca privilegia o mercado acima de tudo e representa enorme risco de biopirataria para nossa rica biodiversidade ( o Brasil detém 23% da biodiversidade do planeta). Os Estados Unidos concedem patentes a espécies vegetais e são contra a legislação que visa proteger a propriedade intelectual ligada às pesquisas realizadas nessa área.

  12. SERÁ QUE O ACORDO VAI ACONTECER?

More Related