sociologia n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Sociologia PowerPoint Presentation
Download Presentation
Sociologia

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 15

Sociologia - PowerPoint PPT Presentation


  • 179 Views
  • Uploaded on

Sociologia. http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Karl Marx Teoria e prática. Prof. Everton da Silva Correa. Teoria e prática. O pensamento de Marx também inspirou partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos etc.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Sociologia' - sera


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
sociologia
Sociologia

http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

karl marx teoria e pr tica

Karl Marx Teoria e prática

Prof. Everton da Silva Correa

teoria e pr tica
Teoria e prática

O pensamento de Marx também inspirou partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos etc.

O próprio Marx ao lado de líderes trabalhadores participou da fundação da:

  • Liga Comunista (em fins de 1847);
  • Associação Internacional dos Trabalhadores, ou Primeira Internacional (em 1864).

Essas duas organizações reuniam trabalhadores em luta contra o sistema econômico capitalista e a favor da propriedade coletiva de bens.

slide4

Para Marx, era fundamental participar de organizações como essas, pois ele via como inseparáveis a teorização e a atuação política – era o que chamava de práxis e que resumiu em uma frase:

“Até hoje os filósofos não fizeram mais do que interpretar o mundo; é preciso agora transformá-lo”.

Essa transformação a que Marx se refere é, ao mesmo tempo, um projeto intelectual de compreensão da realidade e um projeto político de superação do sistema capitalista.

marx olha para o capitalismo com profunda fascina o
Marx olha para o capitalismo com profunda fascinação

Em nenhum outro momento da história a humanidade foi capaz de realizar tanto, de produzir com tanta velocidade um número tão grande de bens.

É por isso que Marx chega a dizer que os burgueses capitalistas foram “os primeiros a mostrar do que a atividade humana é capaz”.

slide6

Mas se é possível modificar as estruturas da sociedade, por que a humanidade não segue investindo todas as energias para tornar o mundo mais justo?

Por que a capacidade produtiva de que o capitalismo dispõe não é mobilizada a favor da construção de uma vida melhor para todos?

Se nunca os seres humanos produziram tanto, por que tanta miséria?

Foram perguntas como essas que Marx e vários outros pensadores se fizeram.

slide7

O capitalismo precisa ser superado, no entender de Marx, justamente porque impede que sejam realizadas as possibilidades que estão ao alcance da tecnologia, da capacidade inventiva dos seres humanos.

Diariamente, no mundo todo, são criados dispositivos de produção mais eficazes, mas a distribuição da renda não acompanha o mesmo ritmo.

O que Marx propunha, então, é que as capacidades de produção e de inovação que o capitalismo trouxe fossem reorganizadas em favor, não de uma única classe social, mas do conjunto da sociedade.

slide8

E o que é preciso fazer para chegar a esse “livre desenvolvimento de todos”?

  • Como superar o capitalismo e chegar a uma sociedade em que a riqueza seja distribuída entre todos aqueles que ajudam a construí-la?
nesse ponto voltamos ideia do embate entre o novo e o velho
Nesse ponto, voltamos à ideia do embate entre o novo e o velho

O capitalismo, que era o “novo” do feudalismo, se tornara “velho” de uma nova forma de organização social – o socialismo.

A burguesia, que era o “novo” do senhor feudal, representava o “velho” na perspectiva do proletariado.

Sendo a única classe social que “já não tem nada a perder” e constituindo a maioria da sociedade, o proletariado tornara-se capaz de conduzir o processo de libertação de toda a humanidade.

socialismo e comunismo
Socialismo e comunismo

Para Marx, esse era um processo que começaria com o socialismo em uma nação e se encerraria com o comunismo em todo planeta.

Daí sua participação na organização da Liga Comunista e da Primeira Internacional, instituições políticas que ajudariam os trabalhadores de todo o mundo nessa jornada.

Próxima aula:

Socialismo e comunismo

vladimir ilitch lenin ou lenine 22 de abril de 1870 21 de janeiro de 1924
Foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética.Vladimir Ilitch Lenin ou Lenine(22 de abril de 1870 – 21 de janeiro de 1924)
mao ts tung 26 de dezembro de 1893 9 de setembro de 1976
Foi um político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês. Liderou a República Popular da China desde a sua criação em 1949 até sua morte em 1976.Mao Tsé-Tung(26 de dezembro de 1893 – 9 de setembro de 1976)
fidel alejandro castro ruz 13 de agosto de 1926
É um revolucionário comunista cubano, primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008). Até 2006 foi primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.Fidel Alejandro Castro Ruz(13 de agosto de 1926)
atividade
Atividade

“A história de todas as sociedades que existiram até hoje é a história da luta de classes.

Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou com um declínio comum das classes em luta”.

  • Marx e Engels viam no surgimento da propriedade privada um fato importante para explicar a diferenciação social. Por que, para esses autores, esse fato está na origem das classes sociais e da luta entre elas?
  • Que classes sociais identificadas por esses autores ao longo da história tiveram relação conflituosa?