1 / 12

Sociologia

Sociologia. Prof. Everton da Silva Correa http://www.facebook.com/Prof. EvertonCorrea. Émile Durkheim. Solidariedade mecânica/orgânica e coesão.

burton
Download Presentation

Sociologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociologia Prof. Everton da Silva Correa http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  2. Émile Durkheim Solidariedade mecânica/orgânica e coesão

  3. Durkheim concebe a sociedade como um corpo vivo, um organismo cujas partes – cada instituição e cada indivíduo – cumprem papéis determinados e existem em função do todo. A “liga” que une esses diferentes componentes, tornando a sociedade possível, é o que ele chama de solidariedade.

  4. Solidariedade mecânica Nas sociedades mais simples e mais homogêneas existe uma integração equilibrada entre as partes porque elas diferem muito pouco entre si. Nesses contextos o tipo de solidariedade que prevalece é a mecânica, ou seja, uma solidariedade que independe de uma reflexão intelectual ou de uma escolha. O nível de coesão é altíssimo, e é inconcebível alguém se sentir sem um lugar no mundo, sem direção.

  5. Grupos indígenas

  6. Durkheim descreve essa situação de maneira clara: É como se o “sentido de nós” fosse mais forte do que o “sentido de eu”. O coletivo é que define o individual: o bem-estar do grupo é o que dá sentido, e a tradição informa a direção a seguir. É o grupo que dá ao indivíduo a explicação de sua própria vida.

  7. A transição Esse tipo de arranjo social, característicos das sociedades pré-capitalistas, sofreu uma mudança importante com o advento da Revolução industrial. No mundo da revolução ninguém sabe mais ao certo seu lugar e direção.

  8. Solidariedade orgânica Na sociedade industrial as pessoas se veem como indivíduos, portadores de características e personalidades que os tornam únicos. Dessa forma, já não faz sentido, portanto, falar de uma liga mecânica unindo partes entre si. É por isso que Durkheim diz que na nova sociedade predomina outro tipo de elo: a solidariedade orgânica.

  9. A nova divisão social do trabalho A solidariedade orgânica é fruto justamente das diferenças que ficam claras graças à nova divisão social do trabalho. Em decorrência dessa nova divisão, os indivíduos executam tarefas que, por serem especializadas, contribuem para o funcionamento do organismo social. Sua sobrevivência depende de muitos bens e serviços que outros podem oferecer. Cada indivíduo se vê, assim, ligado aos demais.

  10. Além do mais... Há outra razão pela qual a divisão do trabalho produz solidariedade e coesão: Ela implica regras e princípios que conectam todos os membros da sociedade de maneira duradoura. Por isso, na próxima aula estudaremos: • Direito e anomia; • Ética e mercado.

  11. Atividades “Chama-se suicídio todo caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima e que ela sabia que deveria produzir esse resultado. [...] Mas o fato assim definido interessa ao sociólogo?” DURKHEIM, Émile. O suicídio, 1897. • Nesse texto, Durkheim indaga se o suicídio é um fato social – pois esse é o objeto que o sociólogo estuda. Com base nas características do fato social, responda à questão levantada pelo autor. • Com suas palavras, defina a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

  12. FIM

More Related