1 / 13

Escola Estadual General Malan Professora da STE:Ana Professora regente: Fabiana

Escola Estadual General Malan Professora da STE:Ana Professora regente: Fabiana Disciplina: Biologia Alunos: 3º Ano. Sistema ABO. Sistema ABO (grupos sanguíneos)

savea
Download Presentation

Escola Estadual General Malan Professora da STE:Ana Professora regente: Fabiana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Estadual General Malan Professora da STE:Ana Professora regente: Fabiana Disciplina: Biologia Alunos: 3º Ano

  2. Sistema ABO

  3. Sistema ABO (grupos sanguíneos) Sistema proposto, em 1900, pelo austríaco Landsteiner, classificando o grupo sangüíneo segundo a polialelia do sistema ABO, considerando a relação entre os pares dos alelos: IA, IB e i, em quatro grupos: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Por análise desse sistema, as hemácias humanas podem apresentar na membrana as substâncias aglutinogênios, sintetizadas pelos alelos IA ou IB sendo: aglutinogênio A ou aglutinogênio B ou a coexistência dos dois tipos e também a substância química aglutinina contida no plasma das hemácias: Anti-A, Anti-B ou ausência dessas.

  4. Na relação alélica existente, o alelo i é recessivo aos seus alelos IA e IB. Assim, quando em um indivíduo é encontrado homozigose do alelo recesivo i, esse pertencerá ao grupo O (genótipo ii). Caso sejam encontrados em heterozigose os alelos IA e IB, ambos manifestam seu caráter dominante, e o indivíduo será do grupo sangüíneo AB (genótipo IA IB). Um indivíduo pertencerá ao grupo sangüíneo A, se enquadrado em duas situações: quando em homozigose dominante IA IA, ou em heterozigose do alelo dominante IA com o recessivo i, apresentando genótipo IA i.

  5. Da mesma forma para o grupo sangüíneo B: quando em homozigose dominante IB IB, ou em heterozigose do alelo dominante IB com o recessivo i, apresentando genótipo IB i.

  6. Transfusão de Sangue   No sistema ABO, a taxa de aglutinogênios nas hemácias é maior que a taxa de aglutininas  no plasma tornando inviável as transfusões entre sangues diferentes. Pois o doador possui aglutinina anti-aglutinogênio do receptor. Ex.: Receptor do tipo Aglutinogênio A recebe o sangue do tipo B com aglutinina Anti-A. O Receptor vai morrer. O problema esta no sangue doado, ele não pode ter aglutinina que combate o aglutinogênio do receptor.

  7. Transfusões possíveis no sistema ABO

  8. Exercícios 01.  Na presença de aglutinina correspondente, as hemácias que contêm o aglutinogênio se aglutinam. Pode-se dessa forma, determinar o grupo sangüíneo do sistema ABO a que pertencem os indivíduos. Foi testado o sangue de dois indivíduos (I e II) com os soros-padrão anti-A e anti-B, obtendo-se os seguintes resultados: A que grupos sangüíneos pertencem, respectivamente, os indivíduos I e II?

  9. 02. Por que o indivíduo do grupo O pode doar seu sangue a qualquer pessoa? Por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tipo? • 03. (FUVEST) Um homem do grupo sangüíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sangüíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes: • do grupo O; • b) do grupo AB; • c) dos grupos AB e O; • d) dos grupos A e B;

  10. 04. O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sangüíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva. • Explique por quê. • b) Com base no teste de DNA, o juiz concluiu que o homem era pai da criança. Por que o teste de DNA permite tirar conclusões tão precisas em casos com este?

  11. 05. Identifique os grupos sanguíneos das amostras abaixo:

  12. 06. Os grupos sanguíneos ABO representam um exemplo de: • Monoibridismo • Alelos múltiplos • Herança poligênica • polimeria

  13. 07. Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente: • 2, 5, 10 e 18 litros; • b) 2, 3, 5 e 8 litros; • c) 2, 3, 8 e 16 litros; • d) 18, 8, 13 e 5 litros;

More Related