1 / 22

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS. COM de …. Introdução.

sal
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaA ORAÇÃO DE JESUS COM de …

  2. Introdução • Anim. –Irmãs e Irmãos em Jesus ressuscitado. Mais uma vez acolhemos a graça de nos reunirmos como Cenáculo de Oração Missionária. Deixamos por um momento o aconchego dos nossos lares e dos nossos afazeres, para nos colocarmos na escola de Jesus e, vendo como Ele rezava aoPai até ao ponto de se transfigurar, também nós deixemos o Espírito Santo rezar em nós.

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • “A oração é o respiro da alma! Rezar, de algum modo, todos rezam mas, saber realmente rezar, é outra coisa muito diferente! • Jesus é o nosso modelo de oração, pois ninguém como Ele soube rezar tão bem! Queremos hoje contemplá-lo em oração, na sua mais íntima união com o Pai, na escuta, no diálogo, no discernimento da Sua vontade. Digamos com os seus discípulos:” Senhor, como é bom estar aqui!” “Senhor, ensina-nos a rezar!”

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar!

  7. Oração Inicial • Divino Espírito, Tu que iluminaste e inspiraste Jesus, ao longo de toda a sua vida, a descobrir e a realizar o maravilhoso Projeto do Pai para a Salvação do mundo, abre também o nosso coração à Tua ação, para que também nós saibamos segui-lo e imitá-lo. Ámen.

  8. Leitura Bíblica(LC. 9, 28-36) 28 Cerca de uma semana após ter dito estas palavras, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. 29 Quando estava em oração, o seu aspecto transformou-se e a sua roupa ficou de um branco muito brilhante. 30 Nisto, dois homens puseram-se a falar com ele. Eram Moisés e Elias, 31 rodeados duma luz celestial, a falar da sua morte que ia cumprir-se em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam a cair de sono, mas quando acordaram viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 Quando aqueles homens se iam a retirar, Pedro, sem saber bem o que estava a dizer, exclamou: «Mestre, é tão bom estarmos aqui! Vamos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.»

  9. Leitura Bíblica(LC. 9, 28-36) 34 Enquanto dizia estas coisas, uma nuvem envolveu-os na sua sombra e os discípulos ficaram atemorizados quando a nuvem os envolveu. 35 Saiu então da nuvem uma voz que dizia: «Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz.» 36 Quando se ouviu aquela voz, Jesus já estava sozinho. Os discípulos calaram-se e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Palavra do Senhor.

  10. Comentário • A pessoa humana é por natureza religiosa, porque se descobre como parte de um grande mistério, que ela mesma não sabe explicar. O ser humano, buscando precisamente a explicação desse mistério, levanta o olhar para o alto, à procura d’Aquele que pode iluminar e dar sentido à sua existência e, então, descobre Deus. E porque no seu íntimo, apesar do pecado, ficou sempre um vestígio da mão criadora de Deus, sente continuamente a saudade e o secreto desejo de Lhe falar e de com Ele dialogar: isso é rezar. Na verdade a oração é “o respiro da alma”.

  11. Comentário • Já no Antigo Testamento encontramos exemplos maravilhosos de crentes que rezam. Mas as dúvidas ainda eram muitas acerca de como rezar e foi por isso que os discípulos pediram a Jesus: “ Senhor, ensina-nos a rezar”. De facto, Ele é mestre de oração, não só porque sabia ensinar a rezar mas sobretudo porque sabia rezar bem de verdade. Os Evangelhos mostram-nos Jesus em diálogo íntimo e constante com o Pai: trata-se de uma intimidade e comunhão tão profunda que chega ao ponto de O tratar por Abba, paisinho querido. • Podemos dizer que a oração está presente em toda a vida de Jesus, e ilumina as suas escolhas, as suas relações, os seus gestos e as suas palavras. É uma oração que brota do íntimo do coração, que o guia e acompanha na sua caminhada até à entrega total, na realização do projeto do Pai que é a salvação de toda a Humanidade.

  12. Comentário De onde recebeu Jesus a luz, a força e o desejo da oração, para a sentir como o respiro da sua vida? Recebeu-a, antes de mais, de Maria e de José, da família, da Comunidade. Mas a fonte mais profunda estava no próprio Pai e no Espírito, ou não fosse Ele o Filho de Deus ! Que diria Jesus na sua oração? Quais os seus sentimentos, as suas palavras, os seus pensamentos? Certamente não pedia só coisas ao Pai, mas passaria grande parte da sua oração a escutar, a perscrutar a Sua vontade, a pedir a realização do Seu Reino e a louvá-lO pelas coisas lindas que, através da sua mediação, se realizavam. De oração em oração, Jesus foi navegando no rio da sua vida até poder lançar-se nos braços do amor do Pai, pela sua morte e ressurreição. Ele continua a estar connosco e a dar-nos o Espírito para que também nós, de oração em oração, entremos na intimidade com Deus e colaboremos na salvação do mundo.

  13. Pistas para o diálogo em grupo • Porque razão achas que Jesus tinha necessidade de rezar ao Pai? • Sentes como Jesus, Maria e os Santos necessidade de rezar? • Quando rezas, com quem falas, o que pensas, o que dizes, o que esperas? • Quando na oração pedes algo a Deus, o que pedes? Para quem?

  14. Partilhar a leitura missionária

  15. Preces • Anim. – Pai, que estavas em contínua intimidade com Jesus, que sempre O escutavas e O • assistias com o Teu Espírito, escutai-nos também a nós que vos imploramos, dizendo: • Todos – Ouvi-nos ó Pai do Céu. • 1. Jesus, quando menino, aprendeste a rezar com o exemplo de José e de Maria. Ajuda também os pais cristãos, em particular os da nossa paróquia, a ensinarem os seus filhos a orar e a comprometer-se na proclamação do evangelho. Oremos: • 2. Jesus, tu mostraste vontade de falar com Deus e de estar mais intimamente ligado a Ele, ficando sozinho no templo de Jerusalém, logo aos 12 anos. Atrai também as nossas crianças, adolescentes e jovens, para que sintam desde cedo o desejo de rezar. Oremos:

  16. Preces • 3. Jesus, tu oravas em casa, no templo, no monte, ou no mar, de noite ou de dia. Ensina-nos também a nós a sentir-nos em contínua união com Deus, numa oração de comunhão e de vida, mas também de tempo dedicado exclusivamente ao seu louvor. Oremos: • 4. Jesus, tu rezaste nos momentos decisivos da tua vida, antes das grandes decisões. Dá-nos o teu Espírito para que também nós saibamos parar e perscrutar os caminhos de Deus nas contrariedades, alegrias e esperanças da nossa vida, para os seguir fielmente. Oremos: • 5. Senhor Jesus, ao rezar no monte Tabor, apareceste transfigurado aos olhos dos três discípulos, para lhes mostrar como a tua vida seria transformada depois da tua morte e ressurreição, faz que também a nossa oração nos leve a uma verdadeira conversão de vida, segundo os critérios de Deus. Oremos: • Outras preces… • Pai nosso…

  17. Entrega do Cenáculo • Anim. – Reunidos com Maria para implorar o dom do Espírito Santo sobre a igreja e o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiamos-Lhe todos os Cenáculos: • Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, e junto com todos os santos missionários e missionárias, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim. – Fazei, deles, fogueiras do Vosso Espírito. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor: • Todos - Inflamai-nos a todos com as chamas do Espírito, que jorra do Vosso Coração Aberto crucificado e ressuscitado. Fazei que, juntos, comuniquemos Amor, Fé e Esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  18. Entrega do Cenáculo • Anim. – Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de pessoas que testemunham o evangelho da Vossa Graça. • Todos – Que, neles e com eles, se reviva um perene Dia de Pentecostes que relance, na Igreja, um novo impulso de santidade e missão. Porque Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amen

  19. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: cada um decida o tempo que quer dedicar, por dia, à oração, do modo como entender, em particular escutando a Palavra e buscando silêncio?

  20. Oração Conclusiva • Todos - Pai de bondade, obrigado pelo teu amor infinito que te levou a enviar-nos o teu Filho muito amado para nos introduzir no teu Reino, e nos ensinar também a rezar, como filhos. Obrigado igualmente pelo Espírito Santo que nos deste e que nos leva a ter, cada vez mais, os mesmos sentimentos de Jesus e a colaborar com Ele na construção de um mundo novo. Amen.

  21. Cântico

  22. Bênção e Despedida • Anim. - Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo. • Todos - Amen.

More Related