slide1 n.
Download
Skip this Video
Download Presentation
BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004.

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004. - PowerPoint PPT Presentation


  • 95 Views
  • Uploaded on

MEDIDA DE FLUXO EM ESTRUTURAS FLUÍDICAS BASEADAS EM PAPEL E POLÍMERO. Guilherme Augusto Dalri ( IC-Voluntária) Orientador: Cyro Ketzer Saul Co-Orientador : Fabio Adhemar da Silva Rahal.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004.' - roz


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

MEDIDA DE FLUXO EM ESTRUTURAS FLUÍDICAS BASEADAS EM PAPEL E POLÍMERO.Guilherme Augusto Dalri (IC-Voluntária)Orientador: Cyro Ketzer SaulCo-Orientador: Fabio Adhemar da Silva Rahal

O aumento da demanda de sistemas tipo Lab-on-a-chip (LOC) que envolvem volumes cada vez menores, torna necessária a mensuração de vazões da ordem de nanolitro por minuto. Considerando que o INCT para Diagnósticos em Saúde Pública, visa o desenvolvimento de sistema de baixo custo. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um dispositivo para a realização de medidas de vazão desta ordem de magnitude.

O dispositivo consiste em várias camadas de poliestireno expandido de baixa densidade que visam o isolamento térmico, por mais duas camadas de fita adesiva com espessura de 70μm onde se localizam os canais e duas camadas de acrílico de reforço estrutural do sistema. Todos os componentes do mecanismo foram fabricados em uma fresadora a laser. Nos testes de eficiência do mecanismo comparou-se um fluxo induzido por bombeamento de controle externo com o fluxo determinado pelo método proposto. Foram encontradas algumas dificuldades no processo de fabricação no que se refere à vedação do dispositivo e ao monitoramento das temperaturas.

O dispositivo consiste em um sistema calorimétrico, que mede a temperatura do líquido na entrada, submete o líquido a um aquecimento com potência conhecida e posteriormente mede sua temperatura na saída. Sendo conhecida sua capacidade térmica a determinação da vazão é imediata. O monitoramento da temperatura e o controle de potencia no aquecedor é realizado através do microcontrolador de plataforma aberta conhecido como Arduino

Neste desenvolvimento foi possível determinar as principais fontes de erro oriundas do processo de fabricação e também do sistema de coleta de dados que limita a precisão do dispositivo, na próxima validação do sistema vamos evitar tais fontes de erro, a fim de determinar vazões com maior precisão.

BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004.

NGUYEN, N. T., WERELEY, S. T. Fundamentals and Applications of Microfluidics, first ed., Artech House, Boston, MA, 2002.