1 / 41

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB. DEFINIÇÕES IMPORTANTES.

ria-english
Download Presentation

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB

  2. DEFINIÇÕES IMPORTANTES À partir de 01/03/2014 os escritórios e/ou responsáveis deverão se cadastrar e cadastrar apenas as novas empresas para utilização no SIGISSWEB. Á partir de 01/07/2014 será efetuada a migração de todas as empresas cadastradas no SIGISS e NFE. Para acessar o sistema, deverá ser utilizado o mesmo LOGIN e SENHA utilizado no SIGISS e na NF Eletrônica (à partir de 01/07/2014). A numeração continuará seguindo a sequência das NFS emitidas atualmente, por isso importante utilizar o sistema de NF atual conectado na Internet para que todas as NFS sejam importadas corretamente. Enviar também toda a movimentação que porventura não tenha sido enviada, pois o pagamento de 10/07/2014 já será efetuado pelo SIGISSWEB, com base nas informações importadas. * A classificação do serviço e o regime da empresa serão importados de acordo com a última NF emitida. As novas empresas deverão desde já utilizar o SIGISSWEB, enquanto que as que já emitem NF pelo sistema atual, apenas poderão utilizar o SIGISSWEB à partir de 01/07/2014. Verificar sempre se o e-mail cadastrado está correto, pois o login e senha chega por e-mail. O Layout do SIGISSWEB está disponível no site www.glcconsultoria.com.br

  3. I - Como utilizar o SIGISSWEB pela 1ª vez?

  4. a) Acesse o site www.sigissweb.com.br/sigisswebsumare b) Clique em “Cadastro do Responsável Contábil”, conforme tela abaixo: * O responsável contábil é o escritório de contabilidade, ou o próprio contribuinte quando a contabilidade é exercida por conta própria.

  5. c) Preencha todos os dados corretamente e clique em “Salvar”:

  6. d) Finalizado o cadastro aparecerá a seguinte mensagem:

  7. e) A Prefeitura receberá sua solicitação e enviará e-mail contendo “login” e “senha” para acesso ao sistema, conforme exemplo abaixo: f) Caso esqueça sua senha digite o Login e clique no item “Esqueci minha Senha”, automaticamente será reenviada a senha o e-mail cadastrado (O sistema gera sempre uma senha diferente).

  8. II – Acessando o SIGISSWEB

  9. a) Insira o “Login” e “Senha” recebidos em seu e-mail conforme exemplo abaixo: b) Pronto! Você será redirecionado para a tela principal do sistema:

  10. II.I – Alterar senha ou incluir novo usuário de uma empresa responsável

  11. a) Acesse o menu “Gerenciamento”, “Usuários”, selecione a opção “Inserir b)Preencha os dados solicitados e clique em salvar: c) Para alterar sua senha, clique no login do usuário e altere os dados desejados (Login ou Senha).

  12. III - Cadastro/Pesquisa/Impressão Declarantes ou Destinatários

  13. Cadastro/Pesquisa/Impressão de Declarantes ou Destinatários a) Selecione a opção desejada:

  14. b) Selecionando a opção “Inserir” se abrirá uma tela para que sejam preenchidos os dados da empresa Declarante ou Destinatária: c) Já a opção “Pesquisar” disponibilizará um filtro de dados para que se efetue a pesquisa desejada, podendo ser efetuada da seguinte forma:

  15. d) Por fim para a impressão do cadastro desejado, clique em “Imprimir”.- Digite o “Subtítulo” desejado: - Os dados da empresa serão impressos na tela e, se desejar, em uma impressora disponível.

  16. IV – Emitindo uma Nota Fiscal de Serviços

  17. a) Primeiramente você deve solicitar a autorização para a Prefeitura acessando o item “Cadastro”, “Declarante”: b) A Prefeitura receberá sua solicitação e, se os dados estiverem corretos, enviará e-mail contendo “Login” e “Senha” para o e-mail do solicitante. Se for a própria empresa responsável será habilitada a opção de “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica”.

  18. c) Recebido o “Login” e “Senha” (no caso de o solicitante for uma empresa diferente do responsável) ou habilitada a opção de “Emissão de NFE” (no caso de ser o próprio responsável) basta acessar o menu “Operacional”, “Emissão de NFE”, “Inserir”: *IMPORTANTE: Pré-Definir Classificação de Serviço antes de emitir a 1ªNF.

  19. d) A classificação de Serviços deverá ser pré-definida no item “Operacional”, “Classificação de Serviços”, para que apareça na tela de emissão de nota fiscal, conforme descrito na alínea “c” do item “IV”:

  20. e) Preencha todos os dados corretamente e clique em “Salvar”:

  21. f) Clique na figura da impressora e imprima a NF desejada: g) Para enviar para o destinatário via e-mail, selecione a NF desejada e clique no botão de envio. h) Para incluir uma “Carta de Correção Eletrônica, clique no item CCE e preencha os dados a serem alterados:

  22. i) Preencha os dados que podem e que necessitem ser alterados e clique em salvar. * Para importar Notas Fiscais geradas por sistemas externos, acesse o menu “Operacional”, “Importar arquivo de NFES geradas por sistemas externos”, selecione o arquivo e clique em “Executar”.

  23. h) Modelo de uma Nota Fiscal de Serviços impressa pelo SIGISSWEB:

  24. V – Consultar Autenticidade da NFES emitida:

  25. a) Acesse o site www.sigissweb.com.br/sigisswebsumare, clique no item “Verificar Autenticidade da NFES”, digite o código de autenticidade descrito na NFES e clique em “Executar”.

  26. VI – Escrituração de Documentos Fiscais “Prestador” e “Tomador”

  27. a) A escrituração na modalidade “Prestador” de serviços é efetuada automaticamente quando é efetuada a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica, podendo, entretanto, ser alterado à qualquer momento (apenas o campo “retenção” e “alíquota”)b) Já a escrituração na modalidade “Tomador” de serviços de empresas de FORA do município de Sumaré deverá ser efetuada manualmente, acessando o item “Operacional”, “Lançamento Tomador/Prestador”, “Inserir”.

  28. c) Tela de Lançamento. Preencha todos os dados e clique em Salvar.

  29. c) Para os tomadores de serviços de empresas prestadoras de serviços situadas no município de Sumaré, a escrituração do lançamento na modalidade “TOMADOR” já estará pré-cadastrada automaticamente no sistema quando na emissão da nota fiscal pelo prestador, bastando apenas a confirmação/alteração dos dados pelo responsável. - Ao acessar o SIGISSWEB a empresa responsável visualizará a seguinte mensagem - Ao clicar em “SIM” o sistema apresentará os lançamentos de tomador pré-cadastrados.

  30. d) O responsável terá a opção de “ACEITAR” OU “RECUSAR” os lançamentos, clicando nos respectivos campos. Clicando em “ACEITAR” os lançamentos serão incluídos automaticamente na escrituração dos documentos fiscais, inclusive gerando a guia de ISSQN caso haja retenção do imposto

  31. d) Clicando em “RECUSAR” os lançamentos ficarão em vermelho, com a opção de serem aprovados posteriormente caso tenham sido recusados por engano.

  32. d) A tela dos lançamento pré-cadastrados de “Tomador”, também poderá ser acessada através do menu “Operacional”, “Lançamento Tomador Pendente”

  33. VII– Importação de Movimentação gerada por programas externos:

  34. a) Acesse o menu “Operacional”, “Importação de Movimentação”, selecione o arquivo desejado e clique em “Enviar”. * Esta opção deve ser utilizada por empresas que possuam sistemas de escrituração próprio, desde que o layout destes obedeça às configurações do SIGISSWEB.

  35. VIII – Emissão da guia de ISSQN Tomador / Prestador

  36. a) Acesse o menu “Operacional”, “Conta Corrente” e o sistema mostrará as guias em aberto para impressão: b) Clique no ícone do Boleto para imprimir, conforme figura acima. * Não disponível para empresas optantes pelo Simples Nacional.

  37. IX – Emissão da guia de ISSQN AVULSA / CORRIGIDA

  38.  a) Acesse o menu “Operacional”, “Guia Avulsa”: b) Digite o CNPJ do contribuinte, selecione a modalidade “Tomador” ou “Prestador”, digite o Período, o Valor do IMPOSTO e clique em “Gerar”. * Opção disponível apenas para eventuais emergências (no caso de o contribuinte não ter escriturado toda a sua movimentação em tempo hábil) ou ISSQN em atraso.

  39. c) Modelo de Guia de ISSQN impressa:

  40. X– Impressão de Protocolo de entrega da “Declaração Mensal de Serviços” - DMS

  41. a) Acesse o menu “Operacional”, “Protocolo DMS” digite o período e clique em “Gerar”: ***FIM***

More Related