slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
FONTE: Vanessa Salvador Marietto (Prof. Ed. Física) PowerPoint Presentation
Download Presentation
FONTE: Vanessa Salvador Marietto (Prof. Ed. Física)

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 4

FONTE: Vanessa Salvador Marietto (Prof. Ed. Física) - PowerPoint PPT Presentation


  • 74 Views
  • Uploaded on

DICA DE SAÚDE. Atividades Físicas no Inverno. 04 de Julho.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'FONTE: Vanessa Salvador Marietto (Prof. Ed. Física)' - rhona-mooney


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

DICA DE SAÚDE

Atividades Físicas no Inverno

04 de Julho

  • Com a chegada do inverno, a estação mais fria do ano, chamada de “estação do urso” nos lugares mais propensos ao frio, percebe-se que muitas pessoas adorariam poder hibernar, ao invés de continuar levantando cedo para o trabalho e praticar atividades físicas. Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes, resfriados e a tão gostosa preguiça que afasta as pessoas das academias e das caminhadas ao ar livre. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois os exercícios aumentam a resistência orgânica do indivíduo. É necessário ter em mente que as atividades físicas devem ser praticadas ao longo de todo o ano, e não apenas no verão. As pessoas que praticam atividades físicas nessa época de inverno podem ter vantagens únicas, como a melhoria do apetite e do sono, além de potencializar os fatores imunológicos apresentando menos riscos à saúde. Abaixo algumas dicas para a prática de atividades nas férias de julho:
          • a) Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;
          • b) Blusas impermeáveis são proibidas, inclusive cobrir o corpo com filme plástico com a intenção de queimar mais gordura. Você pode desidratar com essa atitude;
          • c) O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar;
          • d) Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.
          • e) Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas
          • academias e clubes que possuam climatização.

2012

FONTE: Vanessa Salvador Marietto (Prof. Ed. Física)

slide2

DICA DE SAÚDE

11 de Julho

Proteja seus joelhos durante os exercícios

Durante as atividades físicas, é preciso tomar cuidado para não provocar lesões, principalmente nos joelhos. Essas articulações são muito exigidas durante certas práticas esportivas e prevenir problemas acaba sendo mais fácil do que tratá-los. Um dos cuidados que se deve ter com os joelhos é em relação ao sobrepeso. Quando se pensa em membros inferiores, leva-se em consideração a força de reação do solo, ou seja, o atrito dessas articulações no chão. "O impacto é sempre proporcional ao peso da pessoa. Quando a pessoa anda, joga 50% do seu peso no joelho. Ao correr, essa força chega a três vezes o peso e ao saltar o impacto chega a ser medido em toneladas", explica Dr. Ricardo Munir Nahas, especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Para amenizar a carga que jogamos sobre os joelhos, devemos dar uma atenção especial aos alongamentos. "Estes movimentos aumentam a amplitude da articulação. Quanto mais flexível ela estiver, melhor distribuída será a carga sobre ela e menos danos serão causados", diz Dr. Nahas.

Por Juliana Falcão (MBPress)

2012

slide3

DICA DE SAÚDE

18 de Julho

Cãibras nos dias frios? livre-se delas!

Muitas pessoas temem o aparecimento da cãibra durante a prática de exercícios físicos principalmente nas épocas de frio ou de chuvas. A cãibra não é uma consequência desencadeada apenas pela atividade física, pode aparecer também em gestantes, em dias frios - quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente, em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio. A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório, definida por muitas pessoas como uma puxada no músculo seguida de uma dor muito forte. Relacionada diretamente à época de chuva, a deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, faz com que a cãibra seja causada por resfriamento ou mudança brusca de temperatura. Para preveni-las é interessante manter uma dieta alimentar balanceada em sais e minerais. Comer bananas e laranjas para abastecer-se de potássio, antes ou durante o exercício é uma boa opção. Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física; Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir esta inconveniente presença; Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.

2012

fonte: ciberdiet.com.br

slide4

DICA DE POSTURA

25 de Julho

Síndrome da Consciência Corporal e Postural

            • Consciência Corporal e Postural é o autoconhecimento corporal e postural, um processo evolutivo constante na vida do ser humano, desde a infância, adolescência e fase adulta. No momento em que não temos ou perdemos este conhecimento, por determinada situações, sejam elas genéticas , hereditárias, traumáticas, emocionais entre outras, estamos diante de uma situação favorável a alterações posturais e funcionais, em que o corpo
  • não percebe o que está ocorrendo com ele; mas o corpo fala e avisa e nós não percebemos. Esta falta de percepção é que ocasiona várias alterações. Quando falamos em postura só pensamos em como sentar, ficar de pé corretamente, na estética entre outras.; mas postura envolve todo o nosso corpo de forma global e funcional. Se tivermos algo no nosso corpo ou região que esteja mal alinhado, sofrendo sobrecargas, ou mal estimulado podem ocorrer descompensações podendo desorganizar o corpo como um todo e levando a alterações funcionais, estéticas e sintomas como dores generalizadas. Tomando consciência do corpo, você pode estar mais consciente de seu universo físico, emocional e espiritual. Um bom checklistpostural e funcional realizado por um profissional especializado em Postura, pode ser o primeiro passo para identificar a estrutura e a funcionalidade do seu corpo de maneira global seguido de um bom programa de exercícios físicos.

Por: Dr. Luiz Fernando Sola, Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia,

Posturologia, RPG, Osteopatia, GDS, IsoStretching, Terapia Manual e Pilates.

Email: sola@institutokrion.com.br

2012