FILOSOFIA - PowerPoint PPT Presentation

rangle
filosofia n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
FILOSOFIA PowerPoint Presentation
play fullscreen
1 / 12
Download Presentation
FILOSOFIA
113 Views
Download Presentation

FILOSOFIA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. FILOSOFIA

  2. GRÉCIA ANTIGA

  3. GRÉCIA ANTIGA O pensamento filosófico tem origens muito remotas, no tempo e no espaço, mas a Antiguidade grega é considerada um marco histórico. Para facilitar o estudo da Filosofia Grega, é possível classificá-la em diferentes períodos, localizando, de forma didática, as ideias de filósofos que influenciaram o pensamento ocidental. Contudo, é importante destacar a existência de posicionamentos filosóficos semelhantes em diferentes períodos, bem como divergências, contradições e discussões sobre teorias em um mesmo período.

  4. PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO – DO SÉC. VII a.C. AO SÉC. V a.C.

  5. PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO – DO SÉC. VII a.C. AO SÉC. V a.C. Sócrates é considerado um divisor de águas no pensamento grego antigo. Portanto, o termo pré-socrático indica que as questões do período são anteriores a ele. Já o termo cosmológico indica a investigação do que estava ao redor das pessoas. Tales, da cidade de Mileto, foi o primeiro filósofo citado desse período, em que se questionava a origem das coisas e a matéria de que seriam formadas. Segundo Nietzsche, filósofo do século XIX, esse foi o período mais importante da história da Filosofia porque investigava o cosmos (a ordem geral do Universo) e a physis (a natureza, a substância física do mundo).

  6. PERÍODO SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO – FINAL DO SÉC. V a.C. E SÉC. IV a.C.

  7. PERÍODO SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO – FINAL DO SÉC. V a.C. E SÉC. IV a.C. É o período mais famoso da Antiguidade grega e recebe o nome de socrático, devido à importância do pensamento de Sócrates e de seu maior discípulo, Platão. O termo “antropológico” indica o principal tema de reflexão: o homem e suas relações. O que é, de onde vem, para onde vai, o que quer e como deve viver o homem eram algumas das questões discutidas nesse período. Surgiram ideias de grande influência sobre o pensamento ocidental, inclusive o da Igreja católica, na Idade Média.

  8. PERÍODO SISTEMÁTICO – FINAL DO SÉC. IV a.C. E SÉC. III a.C.

  9. PERÍODO SISTEMÁTICO – FINAL DO SÉC. IV a.C. E SÉC. III a.C. O mais importante filósofo desse período foi Aristóteles, responsável por uma rigorosa classificação de seres, objetos e conhecimentos. O termo “sistemático” indica a maior preocupação do período: garantir a cientificidade do conhecimento filosófico, reunindo e sistematizando o pensamento já produzido. Uma de suas mais relevantes contribuições foi a Lógica Aristotélica, utilizando o silogismo como modelo para raciocínios válidos. Esse raciocínio era formado por duas afirmações (premissas) e uma conclusão necessária com base em ambas. Ex.: Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.

  10. PERÍODO HELENÍSTICO OU GRECO-ROMANO – FINAL DO SÉC. III a.C. AO SÉC. VI d.C.

  11. PERÍODO HELENÍSTICO OU GRECO-ROMANO – FINAL DO SÉC. III a.C. AO SÉC. VI d.C. Sob o domínio político de macedônios e romanos, o pensamento grego sofreu importantes modificações. Nasceram comunidades filosóficas em que se partilhavam ideias e condutas pessoais. A ética (voltada à maneira correta de viver) e o ser humano foram as maiores preocupações dos filósofos e correntes filosóficas desse período.

  12. FIM