1 / 11

Filosofia

Filosofia. Prof. Everton da Silva Correa. Elementos de lógica. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. É lógico! (parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=J6P9jJCfasM. Principais características.

wilson
Download Presentation

Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

  2. Elementos de lógica https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  3. É lógico! (parte 2)http://www.youtube.com/watch?v=J6P9jJCfasM

  4. Principais características Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética (contemplativa), nem prática (da ação humana) nem produtiva (relativas à fabricação e às técnicas), mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon (instrumento).

  5. Aristóteles – O pai da lógica

  6. Um estudioso do Órganon verá que a lógica aristotélica possui as seguintes características: • Instrumental: é o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito; • Formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio da linguagem; • Propedêutica ou preliminar: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento.

  7. Normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro; • Doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite verificar as consequências necessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa; • Geral e atemporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.

  8. O objeto da lógica O objeto da lógica é a proposição, que exprime, por meio da linguagem, os juízos formulados pelo pensamento. A proposição é a atribuição de um predicado a um sujeito: S é P. O encadeamento dos juízos constitui o raciocínio e este se exprime logicamente por meio da conexão de proposições; essa conexão chama-se silogismo. Exemplo: Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. S P (p1) + S P (p2) (=)

  9. A lógica estuda os elementos que constituem uma proposição, os tipos de proposições e de silogismo e os princípios necessários a que toda proposição e todo silogismo devem obedecer para serem verdadeiros.

  10. Questões • O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso? • Explique qual é o objeto da lógica? Tukoer-Ter-Ur (1989), acrílico sobre tela do pintor e escultor húngaro Victor de Vasarely (1908-1997)

  11. FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 138.

More Related