Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia PowerPoint Presentation
Download Presentation
Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia

Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia

88 Views Download Presentation
Download Presentation

Faculdade Albert Einstein-FALBE Curso-Letras Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Faculdade Albert Einstein-FALBE • Curso-Letras • Disciplina-Comunicação,educação e tecnologia • Professor-Willian • Academico: José Antônio Alves da Silva

  2. Democratização do ensino O Ensino a partir da década de 1990

  3. O Brasil quase universalizou o ensino fundamental Apartir da década de 1990,o Brasil quase universalizou o Ensino Fundamental,atingindo 97% das crianças entre 7 e 14 anos.

  4. Ponto para o país ,mesmo que isso tenha acontecido em grande parte pelos compromissos internacionais assumidos em Jomtien (1990) e Deacar (2000), e junto ao Banco Mundial.Mesmo assim, é uma conquista parcial:a qualidade do ensino não aumentou na mesma proporção do alcance.

  5. Pelo contrário. • Em 2003 ,55% das crianças da 4ª série não conseguiam ler textos , situando-se nas faixas críticas do sistema de avaliação da educação(saeb).Este mesmo indicador mostrava que, numa década ,as medidas gerais do saeb caíram 32 pontos.

  6. A rede Pública de ensino brasileira tem um tamanho gigantesco: 48,5 milhões de alunos,cerca de 87% das matrículas no ensino básico, que comreende o Funamental e o o Médio (apenas 23% dos alunos estão nas escolas particulares). Os três níveis de governo –federal, estadual e municipal- investem cerca de 4% do produto interno bruto (PIB) em educação.

  7. Com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica(Fundeb), a expectativa é que esse montante suba de 4,5% ,distante dos 6% que são necessários , segundo os especialistas em educação.Houve um esforço dos governos, desde a década de 1990, para incluir todas as crianças na escola, mas isso ainda é insuficiente.

  8. As estatisticas mostram, no entanto, que aumentou o número de pessoas adultas co Ensino Médio ou mais,entre 2002 e 2005:o percentual passou de 35,5 para 40,8. São saldos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat´sticas (IBGE) citados pela Organização Não-Governamental(ONG) Ação educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro,que desde o início do novo milênio, monitoram o indicador de.

  9. Analfabetismo Funcional (Inaf), mecanismos criado por eles para acompanhar a evolução dos estudantes brasileiros no domínio da língua e da abstração

  10. O inaf mostrou que há mais gente com mais anos na escola, mas isso não correspondeu à elevação do domínio das habilidades de leitura, de escrita e de matemática na mesma proporção.Em outras palavras , o aluno brasileiro ampliou o tempo nos bancos escolares sem que tenha melhorado sua capacidade de ler ,escrever e desenvolver operações matemáticas necessárias ao cotidiano. Como isso é possível!?

  11. Fonte: • Questões Sociais • Autor:Jô Azevedo • Desafios para o país • Editora Salesiana • Páginas:62,63 e 64