90 likes | 188 Views
Explore the Panopticon concept by Jeremy Bentham in Indaiatuba, revealing various surveillance structures like cameras in public spaces, schools, businesses, and homes. Understand how these mechanisms impact society's behavior and security.
E N D
Identificação do Panopticum de Jeremy Benthan em Indaiatuba. E.E”Dom José de Camargo Barros” Trabalho de Filosofia Profº: Gentil Gonçales Nome:Bruna Santos Nº:03 Nome:Letícia Ramansini Nº:25 Nome:Wellinson Nº:42
Panopticum de Jeremy Benthan “O Panóptico era um edifício em forma de anel, no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro. O anel dividia-se em pequenas celas que davam tanto para o interior quanto para o exterior. Na torre, havia um vigilante em que o seu olhar podia atravessar toda a cela; não havia nenhum ponto de sombra e, por conseguinte, tudo o que o indivíduo fazia estava exposto ao olhar de um vigilante. Em cada uma dessas pequenas celas, havia, segundo o objetivo da instituição, uma criança aprendendo a escrever, um operário a trabalhar, um prisioneiro a ser corrigido, um louco tentando corrigir a sua loucura, etc.”
Baseado nesse sistema de vigilância,podemos perceber que em Indaiatuba, temos a sensação de estarmos sendo observados por estruturas que dão a impressão de que “tudo vêem” A maioria desses lugares são públicos, (praça,bancos,escolas,ruas,etc.) até mesmo porque há uma quantidade maior de pessoas ao mesmo tempo.
Praças e ruas O que mais se encontra são câmeras em praças e ruas. O objetivo delas, é proporcionar segurança a nós cidadãos. Observando assim, o comportamento das pessoas, solucionando assaltos, crimes ... E evitando um possível conflito
Comércios Nos comércios, esse tipo de monitoramento é essencial, para poder “controlar” a entrada e saída das pessoas
Escolas São usados câmeras nas salas, pátio, corredores etc .. Para vigiar os alunos, para melhor entender o comportamento deles, e aproximar os pais da vida escolar dos filhos, disponibilizando as imagens (muitas vezes online) para que os mesmos, possam ver.
Condomínios e residências ... Mesmo em nossas casas, somo vigiados. Para obter maior segurança, temos os ‘vigilantes’ noturnos’ que como o próprio nome já diz, são vigilantes que passam na rua, durante a noite, observando as casas, e denunciando qualquer movimentação estranha. Há, quem estalem câmeras no muro de sua casa, observando o lado de fora, sem que as pessoas que ali estão, as vejam.
E também temos o COI (Centro de Operações e Inteligência), que é um sistema que monitora a cidade 24 horas por dia
Bibliografia e/ou referências • http://deslocamentos.wordpress.com/2011/04/27/o-arquivo-do-dr-stanley-b-burns/ • http://www.google.com.br/imgres?q=defini%C3%A7%C3%A3o+de+Pan%C3%B3ptico+de+Jeremy+Bentham&hl=pt-BR&sa=X&biw=1366&bih=643&tbm=isch&prmd=imvnso&tbnid=rZTaW3cWkGKRuM:&imgrefurl=http://dantescove.wordpress.com/2009/08/04/panoptico-paranoico/&docid=oJlUKPMAnyaZlM&imgurl=http://dantescove.files.wordpress.com/2009/08/080409_0027_panpticopar1.jpg&w=402&h=278&ei=lg7NT8C7HYWG8QTMkL2lDw&zoom=1&iact=rc&dur=383&sig=110343462783534211731&page=1&tbnh=140&tbnw=175&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:6,s:0,i:82&tx=77&ty=86 • http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/sociedade%20disciplinar/Pan%C3%B3ptico.htm