Tempo - PowerPoint PPT Presentation

purity
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Tempo PowerPoint Presentation
play fullscreen
1 / 57
Download Presentation
Tempo
120 Views
Download Presentation

Tempo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Tempo O Mapa Estratégico identifica e organiza... os fatores-chave para garantir... o aumento da competitividade com sustentabilidade.

  2. Tempo E a base para atingir essa meta é a educação, .

  3. Tempo Tempo Aumentar a qualidade Básica Melhorar a qualidade da educação Posição do Brasil no ranking do PISA Ampliar a oferta e melhorar a qualidade Profissional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) Engenheiros e tecnólogos Ampliar a oferta Para avaliar a qualidade do ensino será adotado o ranking PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. tanto a educação de base quanto a profissional.

  4. Posição do Brasil no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) Em 2009, de uma lista de 63 países, o Brasil foi classificado em 54º lugar.

  5. Tempo

  6. Garantida a base, é preciso erguer os pilares e o ambiente macroeconômico é fundamental.

  7. Tempo Consolidar a estabilidade macroeconômica Estabilidade e previsibilidade Elevar a taxa de investimento da economia Taxa de investimento Ampliar a taxa de investimento Taxa de investimento Em um cenário de estabilidade e previsibilidade, a taxa de investimento tende a aumentar.

  8. Taxa de investimento Não há crescimento sustentável sem investimento. A Índia já investe 35% do PIB, o Brasil, 18%.

  9. Tempo

  10. Tempo Outro pilar é o papel do Estado como investidor dos recursos da sociedade.

  11. Tempo Participação do investimento na despesa primária total do governo federal Melhorar a composição do gasto público Melhorar a eficiência do investimento público Gestão do gasto público Precisamos aumentar a parcela dos gastos públicos destinada ao investimento.

  12. Participação do investimentona despesa primária total do governo federal Em 2022, alcançaremos o Chile, mas ainda estaremos atrás da Coréia do Sul.

  13. Tempo

  14. Tempo O bom ambiente de negócios requer segurança jurídica e simplificação da burocracia.

  15. Dar clareza às normas e previsibilidade à sua aplicação Previsibilidade das normas Posição do Brasil no rankingDoing Business de facilidade de se fazer negócios Aumentar a segurança jurídica e reduzir a burocracia Dar celeridade à tramitação judicial Agilidade do Judiciário Reduzir as exigências burocráticas Desburocratização Aperfeiçoar o sistema de licenciamento ambiental Licenciamento ambiental Para estimular o crescimento, o Brasil precisa melhorar o ambiente de negócios.

  16. Posição do Brasil no ranking Doing Business de facilidade de se fazer negócios No ranking Doing Business de facilidade de fazer negócios, o Brasil ocupa a 130ª posição, abaixo da Colômbia, 45ª, e África do Sul, 39ª.

  17. Tempo

  18. O último pilar corresponde ao tamanho do mercado atendido pelas empresas brasileiras.

  19. Tempo Melhorar o acesso aosmercados externos Acesso a mercados Aumentar a presença internacional das empresas brasileiras Ampliar a participação brasileira na produção mundial de bens manufaturados Participação da produção brasileira de manufaturados na produção mundial de manufaturados Internacionalização Aumentar a participação danas cadeias globais de valor Cadeias produtivas globais Promover desenvolvimentosetorial Políticas setoriais Desenvolver os fatores de competitividade nas regiões menos industrializadas Desenvolvimento regional A indústria brasileira precisa aumentar a participação na produção mundial.

  20. Participação da produção brasileira de manufaturados na produção mundial de manufaturados Com 1,7% da produção mundial de manufaturados, o Brasil é o 10º no ranking, atrás da Índia, com 2%, e Itália, com 2,3%.

  21. Tempo

  22. Tempo Garantidos base e pilares, o Mapa Estratégico foca os custos da indústria. O primeiro item corresponde às relações de trabalho.

  23. Posição do Brasil no ranking do Global Competitives Report sobre a cooperação nas relações empregado-empregador Modernizar a regulação do trabalho Modernização de relações de trabalho Modernizar as relações de trabalho Ampliar a negociação coletiva Reduzir o custo do trabalho Custo do trabalho Isso vai gerar flexibilidade, reduzir custos e aumentar os ganhos de todos. A maturidade institucional do Brasil permite modernizar essas relações.

  24. Posição do Brasil no ranking do Global Competitives Report sobre a cooperação nas relações empregado-empregador Em 2022, nossa posição no ranking de cooperação entre empregado e empregador será equivalente a dos Estados Unidos de hoje.

  25. Tempo

  26. Tempo O próximo passo é garantir à indústria crédito de qualidade, prazos e custos competitivos.

  27. Tempo Ampliar o volume de financiamento bancário de longo prazo Financiamento bancário Participação de recursos de terceiros no financiamento dos investimentos das empresas industriais Reduzir a taxa de juros para PJs Ampliar a capacidade de investimento das empresas Expandir o mercado de renda fixa corporativa Mercado de capitais Desenvolver o mercado de ações Micro, pequenas e médias empresas Ampliar o financiamento E é preciso atender indústrias de todos os portes. . Esses recursos devem vir das empresas, e também de instituições financeiras privadas.

  28. Tempo Participação de recursos de terceiros no financiamento dos investimentos das empresas industriais A meta defendida é que os investimentos feitos com recursos externos à indústria saltem de 34% para 50% até 2022.

  29. Tempo

  30. Energia, telecomunicações, saneamento e logística de transporte A meta seguinte é não perder a produtividade da porta para fora.

  31. Tempo Ampliar a oferta e a eficiência dos modais de transporte Logística de transportes Assegurar a suprimento, melhorar a qualidade e reduzir os custos de energia elétrica Participação do investimento em infraestrutura no PIB Energia Melhorar a infraestrutura Aumentar a oferta de gás natural e reduzir o custo para níveis competitivos internacionais Reduzir o custo e ampliar a velocidade do serviço de banda larga Telecomunicações Universalizar os serviços de água e esgoto Saneamento E qual o percentual de investimentos necessários? precisam ser ofertados com qualidade e preço competitivos.

  32. Participação do investimento em infraestrutura no PIB Nossa meta é alcançar 5% do PIB, em 2022. Hoje, são apenas 2%. Nosso desempenho já foi melhor. Na década de 1970, a média foi de 5,4%.

  33. Tempo

  34. Tempo Em tributação, devemos simplificar e reduzir a carga de impostos, contribuições e taxas.

  35. Reduzir a carga tributária Carga tributária Proporção da arrecadação gerada com incidências cumulativas na arrecadação tributária total Eliminar a cumulatividade dos tributos Cumulatividade zero com redução da carga tributária Desonerar os investimentos Desoneração de investimentos e exportações Desonerar as exportações Simplificação e transparência Simplificar a estrutura tributária O objetivo é eliminar da cadeia de produção os impostos em cascata.

  36. Proporção da arrecadação gerada com incidências cumulativas na arrecadação tributária total O Mapa Estratégico defende que seja zerado o percentual de impostos cumulativos até 2022.

  37. Tempo

  38. Inovação e produtividade dependem da ação da empresa, mas estão ligados a uma boa base e ambiente de negócios. Para enfrentar a concorrência...

  39. Tempo Melhorar o ambiente institucional Ambiente institucional e de incentivos à inovação Facilitar o acesso a financiamento e incentivos Taxa de crescimento da produtividade do trabalho na indústria Aumentar a produtividade da indústria Serviços tecnológicos Aumentar a oferta de serviços tecnológicos para as empresas Melhorar a qualidade da gestão empresarial Gestão empresarial é preciso mais qualidade e quantidade de produtos e menos recursos para produzi-los.

  40. Taxa de crescimento da produtividade do trabalho na indústria produtividade do trabalho superiores a 3%, o Brasil obteve, em média, 2,3%. Nos últimos 20 anos, enquanto Estados Unidos, Japão e França registraram ganhos médios de

  41. Tempo