1 / 12

Gametogênese

Gametogênese . Prof(a): Emanuelle. Introdução. Na reprodução sexuada, os seres vivos produzem células haplóides masculinas e femininas, os gametas, que, posteriormente, haverão de fundir-se, originando um organismo vivo. O processo de formação dos gametas é a gametogênese . Gametas e Gônadas.

powa
Download Presentation

Gametogênese

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gametogênese Prof(a): Emanuelle

  2. Introdução • Na reprodução sexuada, os seres vivos produzem células haplóides masculinas e femininas, os gametas, que, posteriormente, haverão de fundir-se, originando um organismo vivo. O processo de formação dos gametas é a gametogênese.

  3. Gametas e Gônadas • Os gametas dos animais – o óvulo e o espermatozóide – são células haplóides (n) formadas a partir da meiose. • Sua formação ocorre em órgãos denominados gônadas. As gônadas femininas são os ovários e as gônadas masculinas, os testículos.

  4. Gametogênese Os gametas são células haplóides formadas por gametogênese (meiose) em órgãos específicos denominados gônadas. A espermatogênese origina o espermatozóide e a ovogênese, o óvulo. • A formação dos gametas recebe o nome de gametogênese e compreende quatro fases distintas: germinativa, crescimento, maturação e diferenciação. • A gametogênese que origina os espermatozóides chama-se espermatogênese e a gametogênese que origina os óvulos denomina-se ovogênese ou ovulogênese.

  5. Gametogênese Fase germinativa ou de multiplicação: as células germinativas originam as ovogônias, nos ovários, e as espermatogônias, nos testículos. Ambas irão multiplicar-se por mitose. No homem, essa multiplicação ocorre a partir dos sete anos e dura além dos sessenta anos de vida. Mas, na mulher, acontece ainda no estágio embrionário. Depois dessa fase, os futuros gametas vão crescer e amadurecer.

  6. Gametogênese Fase de crescimento: ovogônias e espermatogônias apenas crescem, mas não se dividem e passam a ser chamadas de ovócitos primários (ovócito I) e espermatócitos primários (espermatócito I), respectivamente. Nessa fase, os ovócitos crescem, acumulando grande quantidade de vitelo, substância nutritiva do futuro embrião. Agora, espermatócitos e ovócitos, que ainda são células diplóides (2n), já estão prontos para a meiose e o amadurecimento.

  7. Gametogênese Fase de maturação: os espermatócitos I sofrem a primeira divisão da meiose e formam dois espermatócitos II, que são haplóides (n). Na segunda divisão da meiose são formadas quatro espermátides (n). Os ovócitos I sofrem a primeira divisão da meiose que origina duas células desiguais: o óvocito II e o glóbulo polar. A meiose fica então paralisada no embrião até a ovulação. O ovócito II continuará a divisão II da meiose, caso seja fecundado por um espermatozóide, e originará o óvulo e outro glóbulo polar. É o ovócito II que a mulher libera na ovulação a cada 28 dias, que, erradamente, chamamos óvulo. Na verdade é um ovócito II em metáfase. O primeiro glóbulo polar pode também se dividir e formar outros dois glóbulos polares.

  8. Gametogênese Fase de diferenciação: cada espermátide transforma-se em espermatozóide pelo processo de espermiogênese. Na fase de diferenciação, a espermátide descarta parte de seu citoplasma, ganha um flagelo, pelo alongamento do centríolo, e mitocôndrias ao redor do corpúsculo basal. O complexo golgiense, repleto de enzimas, funde suas membranas originando o acrossomo, que terá a tarefa de digerir a membrana do óvulo facilitando a entrada do espermatozóide. Da mesma forma, na fase de diferenciação da ovulogênese, se for fecundada, a ovótide transforma-se em óvulo e os glóbulos polares degeneram.

  9. Fase germinativa: originam-se ovogônias (ovários) e espermatogônias (testículos). Fase de crescimento: ovogônia e espermatogônia (diplóides) apenas crescem sem se dividir; passam a se chamar ovócito I e espermatócito I. Fase de maturação: ovócito I e espermatócito I sofrem meiose e formam, respectivamente, ovócito II e espermatócito II e, logo em seguida, a espermátide, todos haplóides. Fase de diferenciação: espermátides transformam-se em espermatozóides (espermiogênese). Gametogênese

  10. Resumindo...Ovogênese

  11. Resumindo...Espermatogênese

  12. Resumindo... Espermatozóides e ovócitos II são os gametas masculino e feminino respectivamente. O ovócito II é uma célula grande, pois deverá armazenar maior quantidade de vitelo para o desenvolvimento inicial do embrião, e imóvel, transportada através dos movimentos peristálticos das tubas uterinas. O espermatozóide é um gameta móvel e de menor tamanho.

More Related