1 / 11

REFORMA AGRÁRIA X DIREITO ECONÔMICO

REFORMA AGRÁRIA X DIREITO ECONÔMICO. IMPOSSIBILIDADE DE DIVISÃO DE RENDA UM PÊNDULO DESNECESSIDADE CUSTO SOCIAL SUPORTADO A LONGO PRAZO. IMPOSSIBILIDADE DE DIVISÃO DE RENDA.

olinda
Download Presentation

REFORMA AGRÁRIA X DIREITO ECONÔMICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REFORMA AGRÁRIA XDIREITO ECONÔMICO IMPOSSIBILIDADE DE DIVISÃO DE RENDA UM PÊNDULO DESNECESSIDADE CUSTO SOCIAL SUPORTADO A LONGO PRAZO

  2. IMPOSSIBILIDADE DE DIVISÃO DE RENDA • Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a terra equivale apenas a 10% de qualquer investimento agrário enquanto 90% destes correspondem a medidas complementares (suprimentos para que se possa produzir em índices desejáveis).

  3. UM PÊNDULO “O feitiço volta contra o feiticeiro” O Estado financia a Reforma Agrária! O Estado financia a Produção dos Assentados! O Estado tira terras de quem pode lhe render receitas tributárias e repassa a pessoas que recaem na isenção!

  4. UM PÊNDULO O Estado deixa de receber tributos em pró de uma teoria de repartição da renda, mas terá que arcar com custos dos serviços públicos sociais com menos recursos! A qualidade dos serviço públicos sociais irá cair mais ainda (educação e saúde)! Sem esses serviços a repartição de renda será inútil, pois nunca viveremos em um país desenvolvido!

  5. A educação em nosso país apresenta atualmente o seguinte quadro…

  6. DESNECESSIDADE DE APROPRIAÇÃO DE TERRAS ONDE SE PRODUZ – INDEPENDENTE DE ÍNDICES Fonte:GuiaExame2005AgronegócioapudFAO/IBGE.

  7. CUSTO SOCIAL SUPORTADO A LONGO PRAZO • Aumento da Mediocridade dos Serviços Sociais – Educação e Saúde • Quebra da Previdência Social já que há a inversão de trabalhador (recolhedor de INSS) para produtor familiar (que estatiscamente não recolhe INSS)

  8. CUSTO SOCIAL SUPORTADO A LONGO PRAZO • Caos do Sistema Financeiro – Este terá como clientes produtores pulverizados e que dependem de subsídios para produzir • Caos do Sistema Financeiro – Além disto, a tendência é que não sejam grandes empresários rurais, uma vez que não há programa de treinamento efetivo destes trabalhadores e o custo de produção deles é inviável econômicamente

  9. CUSTO SOCIAL SUPORTADO A LONGO PRAZO • A Classe Média será extinta, já que o custo de vida aumentará gradativamente, já que haverá repasse do custo de produção, impactos sociais (saúde, educação e previdência) para a própria sociedade • A Elite a longo prazo se tornará mais rica, comprando “a preço de banana” as terras adquiridas pelos “Sem Terras” a título de Reforma Agrária

  10. Solução do Direito Econômico: • Desapropriar apenas terras que não estão sendo utilizadas e onde são viáveis economicamente e logisticamente a produção • Expandir a produção agrária para áreas não ocupadas mas já desmatadas

More Related