1 / 30

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Caio Meneghetti Fleury Lombardi, de 19 anos, inebriado pela aprovação no curso de Direito, no seu Vectra novo placa CAI 0456...

nishan
Download Presentation

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

  2. Caio Meneghetti Fleury Lombardi, de 19 anos, inebriado pela aprovação no curso de Direito, no seu Vectra novo placa CAI 0456... ...desgovernado, invadiu um posto de gasolina, arrancou uma bomba de combustível, atropelou um frentista e foi reprovado em matérias que os livros não ensinam: a educação e o respeito ao próximo. Caio tentou fugir e acelerou sobre o corpo do frentista... Ruth de AquinoMatéria: O Universitário e o frentistaRevista Época, edição nº 510

  3. Responsabilidade - Consequência - Deveres e Direitos “Se é um direito do preso tentar fugir da cadeia, não há nada ilegal em tentar evitar blitze de trânsito... … a lei seca coloca responsáveis e irresponsáveis no mesmo patamar”. “Acho normal que os jovens sejam solidários ao informar das blitzes, este costume sempre foi utilizado no piscar os faróis para avisar sobre os Policiais nas rodovias”. “Eu tenho que ter o direito de usar ou não o capacete, o problema de eu sofrer acidente é meu”.

  4. Paradigma: “Acidente” é algo que não pode ser evitado e prevenido, é uma fatalidade. *Importante Lesões e mortes provocadas pelo trânsito: São PREVISÍVEIS; São PREVENIDAS; Podem ser EVITADAS.

  5. Frota X PopulaçãoSetembro/09 População dados: IPARDES/ IBGE

  6. VítimasSegundo o Sexo

  7. Perfil dos Acidentados

  8. Causa dos Acidentes - Imprudência - Imperícia - Negligência

  9. Consequências FINANCEIRAS 1 MORTE 4 LESIONADOS SOCIAIS EMOCIONAIS

  10. A problemática da prevenção no Brasil A problemática da prevenção no Brasil - A prevenção ainda não é uma prioridade no país; - Deixamos acontecer para só depois correr atrás do prejuízo. Ex.: dengue, AIDS, alagamentos, drogas... - Nem sempre um acidente é notificado e tratado como tal; - A prevenção é a única maneira de se evitar a morte por trauma: 90% dos acidentes podem ser evitados*. Necessidade de mudança de comportamento Educação e conscientização da sociedade *Fonte: Safe Kids

  11. Objetivos Disponibilizar informações à população de forma a permitir maior compreensão, criando ambiente favorável às mudanças; Mobilizar a sociedade para discutir os problemas do trânsito de forma a gerar o comprometimento para proposição de melhorias.

  12. Ações educativas Programas educativos Estratégias de ação Outros Meios de execução

  13. Programa de Redução de Acidentes Objetivo 1: Mobilizar nos municípios grupos com representatividade, para realizar ações de melhoria no trânsito baseado na realidade, interesses, valores culturais e sociais. Objetivo 2: Produzir indicadores nos municípios, que sirvam de instrumento de produção, avaliação e acompanhamento das ações de intervenção.

  14. Programa de Redução de Acidentes Mobilizar os jovens das escolas de ensino médio para que se conscientizem dos riscos que o trânsito representa, incentivando-os a participar de grupos de discussão e melhoria no trânsito. - Cidades sensibilizadas: 103 - Comissões formadas: 240 - Palestras: 83 - Alunos atingidos: 150.000 *Participação Itaipu – Programa para Brasil, Paraguai e Argentina

  15. Campanha de Redução de Acidentes Promover ações de cunho educativo, disseminando informações que promovam a mudança de hábitos, atitudes, valores culturais e situações ambientais que interfiram diretamente na ocorrência de acidentes de trânsito.

  16. Campanha de Redução de Acidentes

  17. Campanha de Redução de Acidentes PSIU!

  18. Campanha de Redução de Acidentes Blitz nas Escolas

  19. Campanha de Redução de Acidentes Operação Verão

  20. Campanha de Redução de Acidentes Detran no Bairro

  21. Ações com Entidades Parceiras ONG Criança Segura HONDA

  22. Ações com Entidades Parceiras Sindicatos/ Rádios

  23. Portal de Educação para o Trânsito

  24. Curso de Reciclagem para Condutores Infratores

  25. Resolução nº 265 (DOU 14/02/2008) Instituir a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular (Art 1º). As escolas interessadas devem solicitar autorização junto ao órgão executivo de trânsito do Estado (Art. 3º ). A escola autorizada expedirá certificado de participação aos alunos com frequência igual ou superior a 75% (Art. 4º ).

  26. Metas - Ampliar a rede de empresas parceiras, nas diversas áreas relacionadas à temática trânsito (saúde, trânsito, transporte, infra-estrutura e educadores) de forma a otimizar recursos e padronizar o discurso e ações para criar uma cultura de prevenção; - Articular a participação da sociedade civil (Ong's, Universidades, Setor Privado, etc); - Monitorar e avaliar de forma sistemática os resultados das ações educativas.

  27. Desafios - Integrar informações sobre acidentes de trânsito, ocorrências, número de mortes e lesionados, etc; - Produzir estatísticas locais unificadas; - Monitorar fatores de risco e de proteção de acidentes de trânsito; - Construir banco de dados, para identificar grupos de risco e subsidiar ações de intervenção.

  28. Coordenadoria de Educação para o Trânsito“O Trânsito é o reflexo da educação de um povo”Maria Helena Gusso Mattoswww.educacao.detran.pr.gov.br0800 643 7373

  29. Obrigada!

More Related