1 / 11

Sistema Financeiro Cidadão Marcel Barros Secretário Geral da Contraf-CUT

Sistema Financeiro Cidadão Marcel Barros Secretário Geral da Contraf-CUT. O Sistema Financeiro que temos. Características:

niel
Download Presentation

Sistema Financeiro Cidadão Marcel Barros Secretário Geral da Contraf-CUT

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistema Financeiro CidadãoMarcel BarrosSecretário Geral da Contraf-CUT

  2. O Sistema Financeiro que temos Características: Altamente concentrado, nos últimos 6 anos os 5 maiores bancos ampliaram sua participação nos ativos de 59% para 82%, no total de crédito de 59% para 80% e no patrimônio do setor de 52% para 70%. Possui altas taxas de juros aos clientes, devido a alta taxa básica (selic) e grande spread.

  3. O Sistema Financeiro que temos Características: Problema com destinação do crédito: No Brasil parte considerável do crédito é utilizada em atividades “especulativas” ao invés de ser direcionado prioritariamente ao crescimento econômico, geração de emprego e renda. A participação do crédito na economia está em 46% do PIB um patamar ainda baixo em comparação com outros paises e da necessidade do país. Grande parte dos ativos está aplicado em títulos do tesouro (bolsa banqueiro)

  4. O Sistema Financeiro que temos Características: A maioria dos ativos do banco não são destinados ao crédito

  5. O Sistema Financeiro que temos Características: Recursos captados em regiões mais pobres são transferidas para regiões mais ricas do país, intensificando as desigualdades regionais. Relação depósitos/operações de crédito

  6. O Sistema Financeiro que temos Estudo divulgado pelo IPEA em meados de 2009 mostra a diferença de juros praticados no Brasil e em outro países

  7. O Sistema Financeiro que temos Características: Grande aumento da receita de prestação de serviços nos últimos anos ao mesmo tempo em que aumenta o auto-atendimento. em R$ bilhões

  8. O Sistema Financeiro que temos Características: Bancos pagam toda folha de pagamento apenas com a receita de prestação de serviços.

  9. O Sistema Financeiro que queremos Regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal Artigo 192 “O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram.”

  10. Sistema Financeiro Nacional Principais Propostas da CONTRAF-CUT para regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal: Discutir papel do BC Destinação do crédito por áreas determinadas segundo as necessidades de desenvolvimento econômico nacional ou regional Ampliação do Conselho Monetário Nacional Exigência com relação a manutenção dos empregos a partir de qualquer incentivo ou socorro financeiro por parte do governo Formulação de mecanismos de incentivo para o desenvolvimento das microfinanças – aprofundar o debate da importância do cooperativismo e a atuação dos correspondentes bancários no país Realização da Conferência Nacional do Sistema Financeiro

  11. Muito Obrigado!!!Marcel BarrosSecretárioGeral da CONTRAF-CUT

More Related