1 / 6

Desafio na Rede

Desafio na Rede. Guilherme Pupo http://ideia100acento.blogspot.com. Introdução. A revolução industrial compreendida não só como o nascimento das fábricas e da produção industrial, a maquino fatura, mas sim, como o momento de grandes transformações gerais nas formas de existir humanas.

mei
Download Presentation

Desafio na Rede

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Desafio na Rede Guilherme Pupo http://ideia100acento.blogspot.com

  2. Introdução A revolução industrial compreendida não só como o nascimento das fábricas e da produção industrial, a maquino fatura, mas sim, como o momento de grandes transformações gerais nas formas de existir humanas. A revolução industrial inaugura novas relações com o tempo, novas relações de produção(reificação e alienação) e novas relações sociais. Esta última se da do o nascimento de duas classe sociais antagônicas, o operariado e os industriais. No conjunto de transformações profundas inseridas pela revolução industrial, inserem-se ainda; o nascimento da periferia urbana; a universalização do capitalismo nas busca de mão de obra e mercado consumidor; por fim, o nascimento de novas tecnologias de produção, transporte e comunicação. Dessa última que se suscitou a provocação orientadora expressa no seguinte enunciado propositalmente vago: Do telegrafo à internet. E ai? Oque se denominará aqui “provocação problema”. O objetivo é aprofundar e instrumentalizar os aluno nos conhecimentos do tema de aula, e ainda, torná-lo agente criador, organizados e divulgador de conhecimento relevantes segundo seu ponto de vista. Essa proposta se efetivará com o Oitavo ano C, vespertino da EMIEF Marta Miranda D'el Rei.

  3. Das tarefas 1- Problematizar questões e temas relevante a provocação. Isso é, criar perguntas e elencar temas que permitam explorar a questão central da pergunta. 2- Organização das de grupos que exploração os temas suscitados na tarefa anterior. 3- busca de dados e informações na rede internet. 4- compilação e elaboração de um suporte síntese da webquet (denominamos desafio virtual). Esse suporte será o resultado do projeto. Poderá ser um Blog, uma apresentação ppt, ou um vídeo feitos pelos alunos Regras básicas: a) Os procedimentos serão escolhidos pelos alunos, sob orientação do professor. b) Todas as decisões e escolhas feitas pelos alunos no decorrer do projeto terão como critério a qualidade da produção final e a decisão da maioria simples.

  4. Processo Sensibilização: a exposição do tema “revolução industrial do século XIX” em aula expositiva. Debate aprofundado sobre as consequências da revolução industrial nos dias atuais. Proposição: Apresentação da Provocação problema: Do telégrafo à internet. E ai? Execução: Realização das tarefas propostas aos alunos sob orientação docente. Apresentação: Exposição do produto final da pesquisa. O material gerado pelos alunos estará postado na internet após observação do professor. Esse momento será a inauguração do vídeo, apresentação ou blog. Avaliação: debate com os jovens sobre os passos e escolhas dados na efetivação do projeto; dificuldades, curiosidades, etc.

  5. Recursos Será usado o laboratório de informática da escola e os computadores pessoais do alunos. Os alunos trocarão informações via e-mail e redes sociais. Infelizmente nosso laboratórios são bloqueados para redes sociais e blogs. Poderão ser usados, ainda, livros e revistas virtuais.

  6. Pense Diferente Essa apresentação foi feita em software e S.O. totalmente livre... Linux: tente diferente Idéia100acento Apoie essa ideia...

More Related