1 / 11

Década de 30

Década de 30. O movimento modernista da Semana de 22 causou inúmeras polêmicas e teve um caráter destruidor devido as críticas que muitos artistas receberam durante as apresentações de seus trabalhos. Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.

Download Presentation

Década de 30

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Década de 30 O movimento modernista da Semana de 22 causou inúmeras polêmicas e teve um caráter destruidor devido as críticas que muitos artistas receberam durante as apresentações de seus trabalhos. Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.

  2. O que significa romper com a tradição pictórica? Essa tradição remonta à Antiguidade Clássica, à arte grega, com seus ideais de beleza e proporção, depois reafirmados no Renascimento do século XV, com a perspectiva central, da ilusão de profundidade e volume. Um retorno à ordem significa a volta de alguns valores da tradição, como a figuração.

  3. Nos anos 30, ocorreram algumas importantes conquistas, como a criação da Universidade de São Paulo, em 1934, e do Serviço de Patrimônio Histórico e artístico Nacional, em 1936. No campo das artes visuais, a Escola de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Os artistas dos anos 30 organizaram-se em grupos. Diferente dos artistas que participaram da Semana de 22, os do Núcleo Bernardelli, no Rio de Janeiro, e do Grupo Santa Helena, em São Paulo, tinham origem humilde(os membros do Modernismo de 22 eram da elite).

  4. O núcleo Bernardelli foi criado em 1931 e teve sua sede numa das salas da Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Havia pintores mais experientes que orientavam os mais jovens. Promoviam-se aulas de modelo vivo e passeios a diversos locais do Rio de Janeiro, onde se produziam paisagens.

  5. José Pancetti (Campinas, 1902 – Rio de Janeiro, 1958) foi um pintor modernista brasileiro. Considerado um dos grandes paisagistas da pintura nacional, destaca-se por suas numerosas e belas marinhas.

  6. Flávio Resende de Carvalho foi um dos grandes nomes da geração modernista brasileira, atuando como arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, filósofo, performer, músico e outros rótulos. Foi um preconizador da performance, que é: Uma forma de arte que combina elementos do teatro, da música e das artes visuais. É planejada e não envolve necessariamente a participação dos espectadores.

  7. Retrato Saiote da polêmica.

  8. Série trágica (1947)

More Related