1 / 28

J ogos Geométricos e Lógica Matemática

J ogos Geométricos e Lógica Matemática. Professor Ricardo Rodrigues Chilela. “Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente”

maida
Download Presentation

J ogos Geométricos e Lógica Matemática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jogos Geométricos e Lógica Matemática Professor Ricardo Rodrigues Chilela

  2. “Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente” Leibniz, 1715

  3. Objetivos da investigação • Este trabalho faz parte de uma investigação, cujo objetivo é verificar o potencial de atividades matemáticas, lúdicas e desafiadoras, para mudar as concepções dos alunos a respeito da disciplina Matemática, do ensino, da aprendizagem e do papel do professor.

  4. Fundamentação teórica • São vários os estudos que se referem às suas concepções acerca da Matemática e do que é aprender Matemática como fatores que interferem no comportamento matemático destes, afetando-o por vezes de forma negativa. A importância das concepções reside no fato de elas influenciarem a forma como os alunos pensam e abordam e resolvem as tarefas matemáticas, como estudam e como participam nas aulas.

  5. HIPÓTESES DA INVESTIGAÇÃO Sobre as concepções dos alunos • 1. Matemática é cálculo • 2. Aprendo sozinho decorando • 3. O professor ensina “dando” a matéria no quadro e “passando” exercícios do livro • 4. Estudo para a prova fazendo de novo os exercícios do professor porque vai “cair” a mesma coisa • 5. É difícil resolver um problema diferente Sobre as atividades a serem propostas Após as atividades, num ambiente interativo e investigativo, as concepções poderão mudar.

  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS • THOMPSON, Alba G. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké, v.5, n.8, p9-44, 1997. • PONTE, J.P. SEGURADO, I.Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt%5C98-Segurado-Ponte%20(Quadrante).pdf

  7. Objetivos das atividades matemáticas a) Oferecer aos alunos: • momentos de concentração e criatividade; • atividades lúdicas e desafiadoras; • oportunidades para desenvolvimento do pensamento lógico matemático; • oportunidades para rever e modificar suas concepções sobre Matemática, ensino e aprendizagem. b) Estimular o raciocínio, a discussão e o uso de estratégias matemáticas. c) Melhorar a interpretação de texto. d) Reduzir a descrença na auto-capacidade de realização.

  8. Metodologia de Pesquisa ESTUDO DE CASO: descrição das particularidades dos alunos, da escola e da experiência didática. Métodos de coleta de dados Questionários e entrevistas semi-estruturadas prévias e posteriores à experiência; diário de classe Metodologia de ensino As atividades serão desenvolvidas num ambiente investigativo, de interação e discussão.

  9. ALGUNS DESAFIOS E PROBLEMAS • A SEREM PROPOSTOS

  10. Estes dezesseis palitos formam cinco quadrados. Como formar só quatro quadrados movendo-se apenas três palitos?

  11. Desloque quatro palitos de fósforo desta espiral de maneira a formar exatamente dois quadrados e um retângulo.

  12. Desloque quatro fósforos e forme exatamente três triângulos equiláteros.

  13. Movendo apenas três palitos, forme três quadrados

  14. Retirando-se apenas três palitos, forme três quadrados

  15. Tente retirar dois fósforos, para deixar só dois quadrados

  16. Mova 4 palitos para formar 5 triângulos

  17. Mova 3 palitos, mantendo a forma da pá, deixando a sujeira fora dela

  18. Mova dois palitos para formar quatro quadrados

  19. Mova 2 palitos, mantendo a forma da pá, deixando a sujeira fora dela

  20. Quantos retângulos existem na figura abaixo?

  21. Quantos triângulos estão na foto?

  22. Quantos quadrados tem a figura a baixo?

  23. Qual número deve vir a seguir? 144; 121; 100; 81; 64;... • 20 • 36 • 49 • 62 Observe que: 144=122 ; 121=112 ;100=102 ; 81=92 ;64=82 ; logo 49=72 portanto letra C

  24. Qual o número que deve vir a seguir? 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19... Observe que todos esses números começam com a letra D, logo o próximo número que começa com essa letra é o 200 (duzentos)

  25. Uma lesma encontra-se no fundo de um poço seco de 10 metros de profundidade e quer sair de lá. Durante o dia, ela consegue subir 2 metros pela parede; mas à noite, enquanto dorme, escorrega 1 metro. Depois de quantos dias ela consegue chegar na saída do poço?

  26. Observe o desenho atentamente. Pode-se saber qual a hora, o dia e o mês deste cenário? (Dica: A barbearia está fechada).

  27. O relógio indica a hora da cena. Poderia ser 8:10h ou 20:10h. Como a barbearia está fechada, pelo seu horário de funcionamento vê-se que são 20h e10min. O título do filme começa com O CA...teríamos então 3 possibilidades. Só que duas delas são filmes passado no domingo e na segunda feira esses não poderiam ser, já que o bazar está aberto e não abre aos domingos e segundas. Só nos sobra a possibilidade de ser “O caso da mala preta”. Então estamos numa quinta feira, 24 e às 20h e 10 min. Resta descobrirmos o mês. Essa é a parte mais difícil...pense mais um pouco! O homem do bazar informa que no dia 4 do mês seguinte irá fechar a loja, para comemorar seu aniversário. É claro que esse dia 4 não deve ser um domingo ou uma segunda, pois nesses dias o bazar já estaria fechado. Como a cena se passa no dia 24 e é uma quinta-feira(pelo filme), só sobra a opção de ser o mês de fevereiro(28 dias) pois se fosse um mês de 30 dias, o dia 4 do mês seguinte cairia num domingo ou numa segunda! Verifique...

More Related