E N D
HISTÓRICO Concebido como uma Ação Conjunta, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, o Projeto ACORDE Plantas Nativas foi elaborado, durante o ano de 2009, com a contribuição das Secretarias de Estado da Agricultura, da Educação, da Segurança Pública (Polícia Ambiental) e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da FATMA, EPAGRI, FAPESC e do Instituto Consultor Social.
HISTÓRICO No dia 21 de setembro de 2009, Dia da Árvore, o Governo do Estado instituiu o Projeto mediante a publicação do Decreto Estadual 2.634, fato que foi simbolicamente comemorado com o plantio de mudas de árvores nativas e distribuição de materiais educativos em 170 escolas públicas estaduais e no Centro Administrativo.
CONCEITO O Projeto ACORDE Plantas Nativas é uma estratégia de conservação da biodiversidade catarinense, fundamentada em uma política pública que propõe a utilização de espécies nativas para arborizar cidades e recompor matas ciliares, criando corredores de ligação entre os fragmentos florestais ainda existentes no estado.
OBJETIVOS • Resgatar, cultivar e reintroduzir as plantas nativas catarinenses no meio ambiente urbano e rural de todos os municípios do estado. • Valorizar as plantas nativas que ocorrem nos ecossistemas das diferentes regiões de Santa Catarina, por meio de intenso trabalho de educação ambiental. • Reconhecer a importância do trabalho realizado por diferentes cientistas que se dedicaram ao estudo e à pesquisa da biodiversidade catarinense.
JUSTIFICATIVA Ao utilizar plantas nativas para estabelecer ligações entre os remanescentes florestais situados em seu território, Santa Catarina estará contribuindo para conservar o habitat de uma infinidade de organismos vivos e melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente da população mais pobre.
METODOLOGIA OPERACIONAL O Projeto será executado de forma descentralizada e sua implantação está planejada para ocorrer em 5 Regiões Administrativas durante o ano de 2010: Itajaí, Timbó, Criciúma, Florianópolis e Blumenau.
EM SÍNTESE Esperamos que, ao multiplicar a presença de árvores nativas no cenário urbano e rural do estado, Santa Catarina celebre o Ano Internacional da Biodiversidade com o início de um movimento de conscientização capaz de assegurar uma vida de melhor qualidade para os catarinenses de hoje e de amanhã.