Período Regencial e a segundo Reinado - PowerPoint PPT Presentation

maddy
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Período Regencial e a segundo Reinado PowerPoint Presentation
Download Presentation
Período Regencial e a segundo Reinado

play fullscreen
1 / 16
Download Presentation
97 Views
Download Presentation

Período Regencial e a segundo Reinado

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Período Regencial e a segundo Reinado Prof. Osvaldo

  2. Período Regencial Provisória Permanente Trinas Unas Regências Padre Feijó Araujo Lima

  3. # Regência Trina Provisória convocou eleições para a próxima regência. # Regência Trina Permanente Foi uma fase marcada pela habilidade política do Padre Diogo Antônio Feijó, que como Ministro de Justiça, criou a Guarda Nacional e também influenciou a aprovação do Ato Adicional de 1834. # Regência de Feijó Apesar do prestígio conquistado como Ministro da Justiça, atraiu logo muita oposição. # Regência de Pedro de Araújo Lima Em seu governo, foram criados: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o Arquivo Nacional e o Colégio D. Pedro II.

  4. Exaltados Moderados Restauradores Grupos Políticos

  5. Revoltas do Período Regencial Cabanagem (1835 – 1840) Guerra dos Farrapos (1835 – 1845) Sabinada (1837 – 1838) Balaiada (1838 – 1841)


  6. Segundo Reinado (1840-1889) O Golpe da Maioridade leva D. Pedro II a assumir o governo Sua função era pacificar um país extremamente convulsionado pelo Período Regencial

  7. Parlamentarismo à Brasileira Em 1847, foi implantado um sistema de governo considerado parlamentarista, com o cargo de Chefe de Gabinete, considerado “as avessas” por manter o Poder Moderador.

  8. “Ninguém mais conservador que um liberal no poder; ninguém mais liberal que um conservador na oposição.”

  9. Nas primeiras eleições, os liberais foram vitoriosos através do uso de muita violência, nas chamadas “eleições do cacete”. • Em 1842, D. Pedro II acatou as queixas dos conservadores e anulou o resultado das eleições. • Com isso tiveram início as revoltas liberais. Em 1848, explodiu em Pernambuco a Revolução Praieira.

  10. Guerra do Paraguai (1865-1870)

  11. Brasil Paraguai Uruguai Argentina Oceano Atlântico

  12. Ditador Solano Lopez e o Plano “Paraguai Maior” para garantir o domínio sobre os rios da chamada Região do Prata

  13. Brasil Argentina Uruguai Tríplice Aliança Manter animação O interesse da Inglaterra foi determinante para que a guerra ocorresse.

  14. Economia do Segundo Reinado O café tornou-se o mais importante produto de exportação

  15. # Vale do Paraíba (1830-1860) Nessa região, surgiram os primeiros grandes cafezais e formou-se a elite dos “barões do café”. # Oeste Paulista (1860 em diante) A “terra roxa” foi um fator determinante na expansão da lavoura cafeeira nessa região. Teve origem uma nova elite econômica, a qual alguns historiadores chamam de “burguesia cafeeira”, porque demonstrava maior capacidade empresarial e espírito capitalista.

  16. Foi responsável pelo primeiro surto industrial Foi responsável também pela intensificação da imigração