1 / 15

HISTÓRIA DA CIDADE DE ITIÚBA

HISTÓRIA DA CIDADE DE ITIÚBA. ESTADO DA BAHIA. PPS. PPS. ABERTURA AUTOMÁTICA PARA O POWER POINT /97. COM FUNDO MUSICAL. PRODUZIDO POR: HUGO PINTO DE CARVALHO. AGOSTO/2011. 1600 AS TERRAS DO ANTIGO TERRITÓRIO DE ITIÚBA

maalik
Download Presentation

HISTÓRIA DA CIDADE DE ITIÚBA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HISTÓRIA DA CIDADE DE ITIÚBA ESTADO DA BAHIA PPS PPS ABERTURA AUTOMÁTICA PARA O POWER POINT /97 COM FUNDO MUSICAL PRODUZIDO POR: HUGO PINTO DE CARVALHO AGOSTO/2011

  2. 1600 AS TERRAS DO ANTIGO TERRITÓRIO DE ITIÚBA PERTENCIAM ÀS SESMARIAS DO FIDALGO PORTUGUÊS GARCIA D’ÁVILA, DA CASA DA TORRE.

  3. 1622 SURGE O PRIMEIRO POVOAMENTO NO ALTO DA GRANDE SERRA DE ITIÚBA COM O NOME DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE.

  4. 1662 CHEGAM OS JESUÍTAS ENCARREGADOS DA CATEQUESE DOS SELVÍCOLAS E CONSTRÓEM A CAPELA DO LUGAR.

  5. 1700 EXTINÇÃO DOS ÍNDIOS PATAXÓS E CARIACÁS COM A CHEGADA DE GRANDES CRIADORES DE GADO E PLANTADORES DE CAFÉ.

  6. 1800 INÍCIO DOS DOMÍNIOS POLÍTICO, FINANCEIRO E RELIGIOSO DO PADRE SEVERO CUIM ATUÁ COM SUA VOLTA DE PORTUGAL ONDE ESTUDAVA, E DEPOIS DE HERDAR GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS DE SEU ABASTADO PAI JOAQUIM SIMÕES DA SILVA, DA FAZENDA JUNCO.

  7. 1862 COM A CONSTRUÇÃO DA CASA DE DONA IZABEL SIMÕES DE FREITAS EM SUA FAZENDA “SALGADA” SURGE UM NOVO POVOAMENTO QUE DÁ ORIGEM AO ARRAIAL DE ITIÚBA.

  8. 1880 CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE Nª Sª DA CONCEIÇÃO QUE RECEBE A IMAGEM DA SANTA QUE VEIO DE LISBOA–PORTUGAL.

  9. 1887 PASSAGEM DO PRIMEIRO TREM DA V.F.F.L.B PELAS TERRAS DO ARRAIAL DE ITIÚBA.

  10. 1900 INÍCIO DAS LIDERANÇAS DOS CORONÉIS BELARMINO PINTO DE AZERÊDO, ARISTIDES SIMÕES DE FREITAS, JOÃO ANTÔNIO DA SILVA E MANSOS SAMPAIO.

  11. 1927 CONSTRUÇÕES DO SOBRADO DO CORONEL BELARMINO PINTO DE AZERÊDO E DO SOLLAR DO CORONEL ARISTIDES SIMÕES DE FREITAS.

  12. 1929 O CANGACEIRO LAMPIÃO CHAMAVA O ARRAIAL DE ITIÚBA DE “Caldeirão” E NUNCA INVADIU O LUGAR NEM MESMO QUANDO O AMEAÇOU COM UM BILHETE AO CORONEL ARISTIDES SIMÕES DE FREITAS EXIGINDO TRÊS CONTOS DE RÉIS E O CORONEL SE RECUSOU PAGAR.

  13. 1935 PELO DECRETO 9322 DE 17 DE JANEIRO DE 1935 DO INTERVENTOR DO ESTADO DA BAHIA CORONEL JURACY MAGALHÃES, ITIÚBA É ELEVADA A CATEGORIA DE CIDADE.

  14. 1936 SÃO REALIZADAS AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O CORONEL BELARMINO PINTO DE AZERÊDO É ELEITO O PRIMEIRO PREFEITO.

  15. ORIGENS DO NOME DA CIDADE DE ITIÚBA SEGUNDO O HISTORIADOR BAIANO TEODORO SAMPAIO, A DENOMINAÇÃO DA CIDADE É ORIGINÁRIA DA PALAVRA tuyba QUE EM TUPI-GUARANI QUER DIZER Abelha Dourada. MAS ALGUNS DOCUMENTOS DO ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA DESCREVEM O NOME DO LUGAR COMO itauba QUE QUER DIZER Canoa de Pedra. E DE ACORDO COM O PRESIDENTE DA “ONG SERRA DE ITIÚBA”, HUMBERTO PINTO DE CARVALHO, O NOME SIGNIFICA Água de Pedra.

More Related