1 / 16

AULA 8

EE –05 Princípios de Telecomunicações. AULA 8. PROPAGAÇÃO - DIFRAÇÃO. DIFRAÇÃO. A difração permite que as ondas atinjam antenas receptoras fora da linha de visada, e que sinais obstruídos por obstáculos sejam parcialmente recebidos. Princípio de Huygens.

lynde
Download Presentation

AULA 8

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EE –05 Princípios de Telecomunicações AULA 8 PROPAGAÇÃO - DIFRAÇÃO

  2. DIFRAÇÃO • A difração permite que as ondas atinjam antenas receptoras fora da linha de visada, e que sinais obstruídos por obstáculos sejam parcialmente recebidos.

  3. Princípio de Huygens • Todo ponto ao ser atingido por uma frente de onda, torna-se uma fonte tal que a nova frente de onda é obtida através da tangência das diversas frentes de onda formadas por esses novos irradiadores.

  4. Zona de Fresnel • Considerando-se a altura h do obstáculo muito menor do que d1 e d2 e muito maior do que ao comprimento de onda, tem-se que a diferença de caminho é dada por:

  5. Zona de Fresnel • A correspondente diferença de fase entre o sinal direto e o sinal difratado é dada por:

  6. Zona de Fresnel • O conceito de perdas relacionados à difração é aquele para o qual o raio difratado e o de LVD estão defasados de um número inteiro de meios comprimentos de onda. • Os raios correspondentes são dados por:

  7. Ao lado ilustram-se três situações. As Zonas de Fresnel (elipse) são (a) totalmente bloqueadas; (b) parcialmente bloqueadas e (c) livres. • A regra prática é de que 55% da primeira zona de Fresnel estiver desobstruída, pode-se ignorar o efeito da difração.

  8. Modelo gume de faca • Em sistemas de telecomunicações é importante calcular a atenuação causada por difração em montanhas. • A fim de estimarmos estas perdas, utiliza-se o modelo gume de faca.

  9. Gume de faca • A curva ao lado dá o ganho de difração, em função do parâmetro de Fresnel, dado por:

  10. Gume de Faca

  11. Exemplo 1

  12. Exemplo 2

More Related