INSTITUIÇÕES SOCIAIS - PowerPoint PPT Presentation

institui es sociais n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
INSTITUIÇÕES SOCIAIS PowerPoint Presentation
Download Presentation
INSTITUIÇÕES SOCIAIS

play fullscreen
1 / 12
INSTITUIÇÕES SOCIAIS
200 Views
Download Presentation
lupita
Download Presentation

INSTITUIÇÕES SOCIAIS

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. INSTITUIÇÕES SOCIAIS Amanda Rossi Andréia Rangel Bruna Gabriela Camila Laís

  2. INSTITUIÇÕES SOCIAIS • NOÇÃO DE INSTITUIÇÃO SOCIAL « Tudo o que tem sido estabelecido ou instituido pelos homens,possui uma certa estrutura e uma certa permanência no tempo.» Pol Virtom « Práticas reconhecidas e estabelecidas que governam as relações entre os indivíduos ou grupo. » Morris Ginsberg « Conjunto de atos ou de ideias instituido que os indivíduos encontram diante de si e que a eles se impõe mais ou menos. » Marcel Mauss « Conjunto organizado de crenças e práticas que os indivíduos adotam com a finalidade de alcançar um determinado objetivo socialmente importante. »Mª da Luz Oliveira

  3. Segundo Durkheim... A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente,reconhecidos,aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter o grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.

  4. INSTITUIÇÕES FAMILIARES A família é a primeira e mais importante instituição social à qual o indivíduo faz parte, e de suma influencia na sua formação.Como instituição, refere-se à orientação e à regulamentação das relações de parentesco, da procriação e da transmissão dos componentes interpessoais básicos da sociedade.No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social mais determinante na formação cívica das pessoas.

  5. Os principais tipos de família são:a monogamia(união de um homem com uma mulher),a poligamia(união de um homem com duas ou mais mulheres),a poliândrica(união de uma mulher com dois ou mais homens).

  6. INSTITUIÇÕES ESCOLARES A educação constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a transmissão das normas, dos valores, dos símbolos e das crenças.- Educação tribal e educação moderna

  7. INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, legitimadas por valores e reguladas por normas.Assim, em todas as sociedades, para a produção, a circulação, a distribuição e a troca de bens, existem crenças, valores, normas e papéis determinados.(Ex: Capitalismo, Feudalismo e Esclavagismo).

  8. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS A finalidade explícita das instituições políticas é o controle social. As instituições políticas podem ser compreendidas como todo órgão destinado a incorporar física e juridicamente as regras que reagem o jogo político. São elas Poder Executivo, Poder Legislativo, Sistema Partidário, Regras Eleitorais, e tudo que está relacionado a atividade política, que uma vez reconhecida como legítima e corriqueira, se torna institucionalizada.

  9. INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS As instituições religiosas dizem respeito às relações que os homens estabelecem com o sobrenatural, ou seja, com o que está além da observação.A religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, devido ao seu conteúdo moral.As crenças e os valores religiosos são fatores muito poderosos de formação de atitudes.A religião, por esse motivo, é um dos mais fortes componentes do caráter, do modo de ser de qualquer povo.

  10. A importância de cada instituição social é relativa.Nas sociedades tribais, por exemplo, as instituições econômicas são menos importantes do que as instituições da família e da religião.Nas sociedades urbano - industriais do presente, as instituições econômicas apresentam uma importância maior do que nas sociedades tribais.

  11. REFERÊNCIAS • http://juliana-fonseca.blogspot.com/2010/05/as-instituicoes-sociais.html