esporte e sociedade l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Esporte e sociedade PowerPoint Presentation
Download Presentation
Esporte e sociedade

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 14
lucus

Esporte e sociedade - PowerPoint PPT Presentation

111 Views
Download Presentation
Esporte e sociedade
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Esporte e sociedade Marcelo Barreto

  2. O sentido da vida • “Why do we pursue the trivial and futile and experience them as sublime?” • (Por que perseguimos o trivial e o fútil e os vivenciamos como sublimes?) • Do capítulo final (The meaning of life) do livro How the mind works, de Steven Pinker, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva do Massachusetts Institute of Technology

  3. O que é felicidade? • Como a senhora explicaria a uma criança o que é a felicidade? • Não explicaria. Daria uma bola para ela brincar. • Resposta da teóloga alemã Dorothee Solle

  4. A linha do tempo do esporte 776 AC - Ano mais provável em que foram disputados os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, na Grécia. 1314 a 1617- Nesse período, o futebol foi banido 30 vezes na Inglaterra. 1618 - O rei inglês James I publica a Declaration (Book) ofSports. O esporte, cuja prática era criticada pelos puritanos na Inglaterra, ganha apoio real. 1641 - O Parlamento inglês reinstaura o Sabbath, feriado religioso, proibindo esportes aos domingos. É uma vitória da Revolução Puritana. 1657 - Os efeitos da Revolução Puritana chegam aos Estados Unidos: o futebol é proibido em Boston. 1660 - A monarquia é reinstaurada na Inglaterra. Ressurgem os festivais e, com eles, o esporte. No mesmo ano, é disputada a primeira corrida de cavalos nos Estados Unidos, em LongIsland, Nova York. 1700 - Festivais esportivos (com provas de tiro) são realizados em Connecticut e Massachusets. 1732 - Fundado o primeiro clube social de esportes dos Estados Unidos, o SchuylkillFishingClub, no estado da Pensilvânia. 1733- Publicada a primeira notícia esportiva de que se tem conhecimento nos Estados Unidos, sobre uma luta de boxe, no jornal Boston Gazette.

  5. A linha do tempo do esporte 1819 - Lançado The American Farmer, o primeiro semanário americano dedicado ao esporte. 1824 - Regata de remo entre equipes de Whitehall (Nova York) e da Inglaterra por um prêmio de mil dólares atrai de 20 a 50 mil espectadores. 1829 - Lançado American Turf Register and Sport Magazine, semanário de turfe. 1830 - Alguns educadores, reformistas da área de saúde e feministas defendem a prática moderada de esportes para mulheres. 1831 - Lançado Spirit of the Times, o primeiro grande semanário esportivo. 1835 - O milionário John Cock Stevens oferece mil dólares a quem correr dez milhas em menos de uma hora. Henry Stannard, um fazendeiro de Connecticut, ganha. 1838 - Surge o segundo compêndio de regras do boxe, chamado de London. 1839 - Segundo uma versão adotada oficialmente em 1907, este teria sido o ano em que Abner Doubleday criou o beisebol, em Cooperstown, Nova York. Na verdade, versões primitivas do esporte já eram populares muito antes. 

  6. A linha do tempo do esporte 1850 (década) - Clubes de beisebol começam a incentivar o público a assistir às partidas. Os resultados de lutas de boxe começam a ser publicados em jornais. 1851 - John Cock Stevens promove a regata que se transformaria na Americas Cup, uma das mais tradicionais do mundo. 1853 - Lançado o semanário New York Clipper, que ajuda a popularizar o beisebol. 1858 - A Association of Base Ball Players é fundada. 1860 (década) - O beisebol se torna um esporte comercial, voltado para o espectador. Já havia mais de dez mil jogadores e centenas de times. 1862 - William H. Cammeyer cerca um terreno no Brooklyn, constrói um campo de beisebol e começa a cobrar ingresso para partidas.Henry Chadwick começa a cobrir jogos de beisebol e se torna o primeiro repórter esportivo dos Estados Unidos. 1869 - Cincinnati Red Stockings é o primeiro clube de beisebol abertamente profissional. O clube fecha no ano seguinte.

  7. A linha do tempo do esporte 1870 (década) - Começa a divisão entre futebol (disputado pelas universidades de Princeton, Rutgers, Columbia, Yale e Stevens) e futebol americano (derivado do rúgbi e popular na área de Boston). 1870 - Middie Morgan se torna a primeira mulher a exercer a função de repórter esportiva. 1874 - Duas quadras de tênis, construídas em Staten Island (Nova York) e Nahant (Massachusetts), são provavelmente as primeiras dos Estados Unidos. 1877 - Criado o primeiro clube esportivo para mulheres, dentro do Staten Island Cricket and Base Ball Club. 1880 - É disputado o primeiro torneio de tênis dos Estados Unidos, no Casino Club, em Newport, com um público de menos de 50 espectadores. Richard Sears é o vencedor. 1886 - Lançado o semanário The Sporting News, que ajuda na popularização do beisebol. 1887 - O jornal New York World, comandado por Joseph Pulitzer, lança a primeira seção de esportes. Os rivais Herald e Journal logo seguem o exemplo.

  8. A linha do tempo do esporte 1890 (década) - O conjunto de leis locais conhecido por Jim Crow segrega legalmente negros e brancos em parques, praias, igrejas, trens, banheiros públicos, escolas e até bebedouros em cidades dos Estados Unidos. A segregação levaria os negros a serem banidos de esportes como ciclismo (1894), beisebol (desde 1867) e futebol americano (década de 1930). 1891 - O professor canadense James Naismith cria o basquete, em Springfield, Massachusets. 1893 - W.C. Morgan inventa o vôlei em Massachusets. 1895 - A primeira corrida de automóveis é patrocinada pelo jornal Chicago Times-Herald. 1896 - Disputada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, Grécia.

  9. A linha do tempo do esporte 1900 - As mulheres participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez, em Paris. 1908 a 1915 - Jack Johnson, um negro, é o principal pugilista dos Estados Unidos. 1910 e 1920 (décadas) - Surge o culto aos heróis do esporte: Jack Johnson (boxe), Babe Ruth (beisebol), Earl "Red" Grange (futebol americano), Walter Hagan e Bobby Jones (golfe), William T. "Big Bill" Tilden e Suzanne Lenglen (tênis) se tornam as primeiras personalidades esportivas celebradas nacionalmente nos Estados Unidos. 1911 - Disputada a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis, que se tornaria a corrida de automóveis mais tradicional do mundo.1913 - Mais de três mil pessoas assistem à vitória de Francis Ouimet, um amador de 20 anos, no primeiro US Open de golfe. 1916 - Inspirada pelo sucesso de competições comunitárias, a Amateur Athletic Association (AAU), formada apenas por homens, cria um torneio de natação para mulheres. Competições de atletismo (1924) e basquete (1926) se seguiriam.1917 - A National Hockey League (NHL) é fundada no Canadá.

  10. A linha do tempo do esporte 1920 (década) - A prática do boxe é legalizada na maioria dos estados americanos. É a chamada era de ouro do esporte, com o aumento do interesse dos fãs. Em 1921, a luta Dempsey x Carpentier (um marco na história do boxe) arrecada US$ 2 milhões em bilheteria.1920 - Começa a chamada "Época de Ouro" do esporte nos Estados Unidos. Vários esportes crescem em popularidade e se firmam como opção de entretenimento.1921 - Christy Walsh, um ex-cartunista esportivo, torna-se agente do jogador de beisebol Babe Ruth. Walsh seria o primeiro agente esportivo moderno.O jornal New York Times de 3 de julho dedica 13 páginas à cobertura da luta de boxe Dempsey x Carpentier, incluindo a capa.1922 - Liderados por Joseph F. Carr (jornalista esportivo, dono de um time nas ligas menores de beisebol e diretor do time de futebol americano de Columbus), representantes de pequenas cidades do estado de Ohio se reúnem em Canton e fundam a National Football League (NFL), que até hoje comanda o futebol americano.1933 - Arch Ward, editor de esportes do Chicago Tribune, cria o All-Star Game do beisebol. 1934 - Arch Ward cria o All-Star Game do futebol americano.1936 - O negro Jesse Owens bate ou iguala nove recordes mundiais nas 12 provas de atletismo que disputa nas Olimpíadas de Berlim. Owens se torna um símbolo da luta contra o preconceito racial imposto pelo nazismo, mas em seu próprio país 26 negros foram linchados em 1935 e 36.1939 - Primeira transmissão esportiva pela TV: jogo de beisebol universitário entre Columbia e Princeton, narrado por Bill Stern.

  11. A linha do tempo do esporte 1940 (década) - O número de estações de rádio AM dobra nos Estados Unidos e o rádio se torna um fenômeno esportivo, cobrindo principalmente jogos de beisebol.1945 - A agência de notícias Associated Press (AP) começa a cobrir jogos de beisebol.1947 - Jackie Robinson estréia no Brooklyn Dogers e se torna o primeiro negro a jogar nas grandes ligas de beisebol depois do período de segregação, que começara na década de 1880. É contestado no começo, mas se torna a grande atração de uma temporada em que cinco times tiveram aumento da média de público. No fim do ano, Robinson era o segundo homem mais popular dos Estados Unidos, atrás apenas do cantor Bing Crosby. 1950 (década) - Colapso da era de ouro do boxe: transmissões pela TV e concorrência de outras atividades fazem o público diminuir.A televisão acaba com a primazia do rádio nas transmissões esportivas.1954 - A decisão da Suprema Corte no caso Brown contra Topeka Board of Education decreta o fim das leis Jim Crown, que tornavam legal a segregação racial.

  12. A linha do tempo do esporte 1960 (década) - Começa a construção de estádios com dinheiro público para abrigar grandes times de futebol americano, beisebol e basquete, que são operados pela iniciativa privada. O fenômeno se somaria ao "sprawl" (movimento de moradores de cidades grandes em direção aos subúrbios), tirando os estádios dos centros urbanos.A NBA se beneficia do boom do esporte profissional, mas não consegue contratos lucrativos com as redes de TV. A NBC deixou de transmitir jogos de basquete em 1962 e a ABC pagou apenas US$ 750 mil por um pacote em 1964.As transmissões pela TV revolucionam a popularidade do golfe. O golfista Arnold Palmer é eleito o atleta da década pela agência de notícias Associated Press.O replay e a câmera lenta passam a ser usados como recursos nas transmissões esportivas.1964 - Roone P. Arledge chega à rede de TV ABC para produzir jogos de futebol americano. A ABC assina contrato para transmissão dos jogos da AFL. A AFL revoluciona ao distribuir o lucro do contrato igualmente entre todos os clubes.1961 - Futebol americano: Pete Rozelle, eleito comissário da NFL dois anos antes, assina um contrato com a rede de TV CBS, semelhante ao da AFL com a ABC.O Congresso americano aprova o Sports Broadcasting Act, que regula as transmissões esportivas. A lei isenta os contratos entre ligas esportivas e emissoras de TV dos efeitos da lei antitruste.Roone P. Arledge lança o programa semanal The Wide World of Sports, que, sob o comando do apresentador Howard Cosell, seria um pioneiro dos programas esportivos.1963 - O beisebol começa a mudar suas regras para atender às exigências da TV.

  13. A linha do tempo do esporte 1965 - Construído o Astrodome, em Houston. É o primeiro estádio de futebol americano com teto retrátil e ar-condicionado, permitindo que os jogos sejam disputados em qualquer época do ano. 1966 - A Major League Base Ball Players Association inova ao contratar um diretor executivo, Marvin Miller. Ele fica no cargo até 1983 e leva os jogadores a conquistas como o aumento do salário mínimo e o direito do uso de agentes nas negociações com os clubes.O campeão da NFL e o da AFL passam a fazer um jogo pelo título nacional do futebol americano profissional. A partida é chamada de Super Bowl.1968 - Um grupo de jogadores descontentes com o repasse do lucro do contrato de transmissão de torneios pela TV ameaça se desligar da Professional Golf Association (PGA). Em resposta, a PGA cria uma divisão chamada Tournament Players Division, mais tarde rebatizada PGA Tour, que até hoje organiza o circuito mundial de torneios profissionais de golfe.O tradicional torneio de tênis de Wimbledon se torna aberto a profissionais.1970 (década) - O futebol americano supera o beisebol como esporte mais popular dos Estados Unidos.As redes de TV NBC e CBS decidem reagir ao sucesso de Roonie P. Arledge na ABC. As principais conseqüências: aumenta o número de horas dedicadas ao esporte na programação; os direitos de transmissão atingem cifras estratosféricas; e os principais esportes fazem mudanças nas regras para se adaptar à TV.1970 a 1973 - Triplica o número de torneios de tênis transmitidos pela TV.

  14. A linha do tempo do esporte 1970 - Roone P. Arledge lança Monday Night Football, a transmissão de jogos de futebol americano nas noites de segunda-feira, que atinge enorme popularidade.1975 - A CBS paga US$ 600 mil (mais do que o valor de um jogo de futebol americano) para transmitir uma partida de tênis entre Jimmy Connors e John Newcombe.Lançada a USA Network, primeira emissora de TV dedicada exclusivamente ao esporte.Pela primeira vez, um jogo da World Series (final do beisebol) é transmitido pela TV à noite.1978 - É aprovado o quarto (e o maior) pacote de mudanças nas regras do futebol americano, para tornar o esporte mais ofensivo, por influência da TV. 1979 - Lançada a Entertainment and Sports Programming Network (ESPN).Imprensa esportiva: mulheres são autorizadas a entrevistar jogadores nos vestiários.1984 - David Stern assume como comissário da NBA. Sob seu comando, a liga passou por uma revolução financeira, ganhando público e aumentando a popularidade do basquete (principalmente entre os jovens). Stern assina novos acordos de TV e um contrato coletivo de trabalho com os jogadores, estipulando em US$ 3,6 milhões o máximo que um clube pode pagar por ano a todos os seus atletas (o chamado teto salarial).A rede de TV ABC paga US$ 225 milhões de dólares para transmitir as Olimpíadas de Los Angeles, começando uma guerra pelos direitos de transmissão. A NBC, que pagara US$ 87 milhões para transmitir os Jogos de Moscou em 1980, gasta US$ 456 milhões para derrotar a ABC e ganhar os direitos das Olimpíadas de Atlanta, em 1996.1985 - A companhia de produtos esportivos Nike lança a linha de tênis Air Jordan, inspirada no jogador de basquete Michael Jordan, e seu faturamento aumenta em US$ 28 milhões.