150 likes | 273 Views
J O A N A D O S S A N T O S . Todos os rendimentos prov
E N D
1. Rendimentos e Repartição de Rendimentos
2. J O A N A D O S S A N T O S Todos os rendimentos provêm, directa ou indirectamente da produção. Os bens produzidos pelas empresas ao serem trocados no mercado geram fluxos monetários que são distribuídos pelos intervenientes na produção – os trabalhadores e os detentores do capital.
3. J O A N A D O S S A N T O S Diferença entre o valor da produção (vendida ou armazenada) e o valor dos consumos intermédios que foi preciso utilizar para realizar essa produção. Valor Acrescentado
4. J O A N A D O S S A N T O S O valor acrescentado no processo produtivo constitui o rendimento a repartir.
5. J O A N A D O S S A N T O S Salário É o rendimento recebido pelo trabalhador como contrapartida do trabalho efectuado por conta de outrem – o empregador, em virtude de um contrato de trabalho.
6. J O A N A D O S S A N T O S
7. J O A N A D O S S A N T O S
8. J O A N A D O S S A N T O S Renda Rendimentos que são pagos aos proprietários.
9. J O A N A D O S S A N T O S Lucro É o rendimento do empreendedor, dono da empresa.
Reflecte a maior ou menor capacidade da empresa para gerar rendimentos.
É um rendimento incerto, muito dependente da eficácia da acção empresarial.
10. J O A N A D O S S A N T O S Juros A utilização de capitais alheios implica o pagamento de uma remuneração que se designa por juro. O juro é o rendimento do capital financeiro, graças a uma operação que é o empréstimo.
11. J O A N A D O S S A N T O S
12. J O A N A D O S S A N T O S É consequência do livre funcionamento da economia
Desigualdade na repartição da riqueza.
Diferenças salariais
Escassez de factores
Progresso tecnológico
… Razões para a desigualdade na repartição de rendimentos
13. J O A N A D O S S A N T O S Redistribuição dos Rendimentos Constitui uma repartição secundária destinada a corrigir a repartição primária dos rendimentos, no sentido de reduzir as desigualdades.
14. J O A N A D O S S A N T O S Pretende reduzir a disparidade e dispersão dos rendimentos, assumindo uma função social.
A partir dos descontos obrigatórios (impostos e quotizações) efectuados sobre determinados agentes procede-se ao pagamento de rendimentos de transferência (prestações sociais em moeda ou em espécie). Ex. Rendimento de inserção, pensões de velhice, etc.
15. J O A N A D O S S A N T O S