1 / 15

Mudança GLOBAL

Mudança GLOBAL. 8º ano. Previsão do estado do TEMPO. O homem pode prever o estado do tempo. Para tal usa as estações meteorológicas e os satélites.

lirit
Download Presentation

Mudança GLOBAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mudança GLOBAL 8º ano

  2. Previsão do estado do TEMPO O homem pode prever o estado do tempo. Para tal usa as estações meteorológicas e os satélites.

  3. Os meteorologistas têm estudado a atmosfera até muitos quilómetros de altura. Eles soltam pequenos balões que levam pequenos aparelhos de radiotransmissão que irradiam continuamente para a estação do posto meteorológico, transmitindo a altitude, humidade relativa e temperatura.

  4. Estação Meteorológica As estações meteorológicas recorrem a diferentes instrumentos para fazer várias medições. Termómetro mede a temperatura do ar. Barómetro mede a pressão do ar. Higrómetro mede a humidade relativa do ar. Anemómetro mede a velocidade do ar/ventos. Cata-vento permite observar a direcção do vento. Pluviómetro mede a pluviosidade.

  5. CARTAS e MAPAS meteorológicos Servem para representar com símbolos o estado do tempo.

  6. SÍMBOLOS METEOROLÓGICOS • Frente quente Uma frente quente é uma região em que uma corrente de ar quente e húmido do norte começa a passar por cima da massa fria vinda do sul, por exemplo. A massa de ar quente desliza suavemente sobre o obstáculo que é a massa de ar frio. O ar quente sobe e expande-se e fica mais frio; a humidade condensa-se e forma neblina e nuvens. Produz-se frequentemente um chuvisco. As nuvens da frente quente ficam a poucos quilómetros de altura. • Frente fria Uma frente fria é uma região em que uma corrente de ar frio e seco do sul vence a massa de ar quente e húmido, intrometendo-se por baixo dela e fazendo-a subir. Daí resultam ventos violentos, frequentemente acompanhados de relâmpagos e trovões. Essas frentes, que se deslocam para o norte, são seguidas por tempo mais frio e seco que muitas vezes precede ondas de frio.Massas de ar frio são extremamente densas quando comparadas com o ar mais quente. • Altas e Baixas Pressões (continua)

  7. CICLONE E ANTICICLONE Depressões ou Ciclones o ar é convergente e ascendente. Ao elevar-se, expande-se e arrefece, dando origem a um aumento de humidade relativa. Poderá ocorrer precipitação. Anticiclone  o ar é divergente e descendente. Ao descer, comprime-se e aquece. Tal facto faz reduzir a humidade relativa. Os anticiclones estão associados a bom tempo: céu quase limpo, atmosfera seca e vento fraco.

  8. Ventos O QUE SÃO ??? Ventos são grandes deslocamentos de ar. É o ar em constante movimento. As pessoas estão tão acostumadas a dizer “que ventania“ que às vezes se esquecem de fazer a pergunta mais óbvia e também a mais intrigante: mas por que o vento... faz vento? O ar mexe-se por causa das diferenças de temperatura e pressão. O ar quente sobe e o frio desce. Em lugares baixos acontece o seguinte: a pressão do ar contra o chão é maior e faz o ar circular para cima. O ar procura então as zonas de menor pressão. É como se o ar estivesse sempre nervoso, tentando aconchegar-se, procurando um ponto de equilíbrio.

  9. COMO VAI O TEMPO POR AÍ??? • Nuvens • Chuva • Neve • Nevoeiro • Neblina • Orvalho • Geada • Granizo e Saraiva • Trombas-d’água • Tornados • Avalanchas FenómenosMeteorológicos

  10. Tempo QUENTE SOL SEM HUMIDADE CALOR

  11. Tempo FRIO FRIO CHUVA NEVE

  12. Trovoadas Uma trovoada consiste num conjunto de fenómenos intensos associados a cumulonimbus (tipo especifico de nuvens) : relâmpagos, trovões, rajadas de vento, inundações, granizo e, possivelmente, tornados.

  13. Furacões e Tornados Em meteorologia, um furacão é um tipo de sistema de baixa-pressão que geralmente se forma nas regiões trópicas. Enquanto alguns em áreas povoadas, são considerados como furacões altamente destrutivos, nos trópicos é uma parte importante do sistema de circulação atmosférico que move calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um tornado é um pequeno, porém, intenso redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 350 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.

  14. Devido à excessiva actividade humana os níveis de poluição atmosférica têm vindo a aumentar significativamente. Pensa-se com tudo isto que o Homem tenha vindo a alterar, num curto espaço de tempo, as condições climáticas do planeta. O planeta tem vindo a aquecer nos últimos anos e o degelo que ocorre nos pólos tem aumentado a subida dos mares, e a diminuição das zonas costeiras pelo avanço do mar. Dá que pensar……!!! Devido …

  15. S´tora, ñ s esqueça d por os movimentos das letras i imagens

More Related