1 / 62

Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz

Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz. Parte i. COORDENAÇÃO MEDIÚNICA. O PASSE. Apresentação. “ Por isso é que indispensável se faz o estudo prévio de teoria , para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência”. Allan Kardec

linus
Download Presentation

Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz Parte i COORDENAÇÃO MEDIÚNICA O PASSE

  2. Apresentação • “ Por isso é que indispensável se • faz o estudo prévio de teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência”. • Allan Kardec • (Livros dos Médiuns – Item 17 Página 211).

  3. Apresentação

  4. Apresentação • Por meio de cuidados dispensados a tempo, podem reatar-se laços prestes a se desfazerem e restituir-se à vida a um ser que definitivamente morreria se não fosse socorrido? • Livros dos Espíritos (Pergunta 424)

  5. Apresentação • Por meio de cuidados dispensados a tempo, podem reatar-se laços prestes a se desfazerem e restituir-se à vida a um ser que definitivamente morreria se não fosse socorrido? • Livros dos Espíritos (Pergunta 424) • “Sem dúvida e todos os dias tendes a prova disso. O magnetismo, em tais casos, constitui, muitas vezes, poderoso meio de ação, porque restitui ao corpo o fluido vital que lhe falta para manter o funcionamento dos órgãos.”

  6. Apresentação • (Na aplicação do passe...) O Espírito atuante é o do magnetizador, quase sempre assistido por outro Espírito. Ele opera uma transmutação por meio do fluido magnético que(...), é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica, ou elemento universal. Ora, desde que ele pode operar uma modificação nas propriedades da água, pode também produzir um fenômeno análogo com os fluidos do organismo, donde o efeito curativo da ação magnética, convenientemente dirigida.” • Livro dos Médiuns – Item 131 – Do Laboratório do Mundo Invisível

  7. Apresentação

  8. Introdução • Há dois elementos gerais no universo: MATÉRIA e ESPÍRITO, mas acima de tudo DEUS, o Criador. Espírito e Matéria constituem o princípio de tudo que existe, a TRINDADE UNIVERSAL, mas ao elemento material tem que se juntar o FLUIDO COSMICO UNIVERSAL, que desempenha o papel de intermediário entre o ESPÍRITO e a MATÉRIA propriamente dita. (...) (Livros dos Espíritos - 27).

  9. Elementos Gerais do Universo DEUS Fluido Cósmico Universal f Matéria Espírito

  10. Fluido Cósmico Universal • “O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador, ou força nervosa do Todo-Sábio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano.” • André Luiz • (Evolução em Dois Mundos, Cap. 1, pg. 19).

  11. Fluido Cósmico Universal • “O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador, ou força nervosa do Todo-Sábio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano.” • (Evolução em Dois Mundos, Cap. 1, pg. 19). • É o elemento básico, motriz funcional do grande campo Criador do universo material. É este fluido que enche todos os vazios e o meio sutil que o Universo equilibra e faz com que a matéria adquira as qualidades que a gravidade lhes dá.

  12. Fluido Cósmico Universal Existe o vácuo absoluto?

  13. Fluido Vital • O fluido vital decorre do fluido cósmico universal. É o elemento da dá vida, também chamado fluido de vitalidade, vida ou simplesmente vitalidade.

  14. Fluido Vital • O fluido vital decorre do fluido cósmico universal. É o elemento da dá vida, também chamado fluido de vitalidade, vida ou simplesmente vitalidade. • A vida se dá por ação do fluido vital. “Sem falar do princípio inteligente, que é questão à parte, há na matéria orgânica, um princípio especial, inapreensível e que ainda não pode ser definido: o princípio vital.

  15. Fluido Vital

  16. Características do Fluido Vital - Pode ser chamado de fluido magnético animal, banha as células vivas e se extingue quando o ser morre.

  17. Características do Fluido Vital - Pode ser chamado de fluido magnético animal, banha as células vivas e se extingue quando o ser morre. - A quantidade difere de indivíduo para indivíduo.

  18. Características do Fluido Vital - Pode ser chamado de fluido magnético animal, banha as células vivas e se extingue quando o ser morre. - A quantidade difere de indivíduo para indivíduo. - É transmissível de um indivíduo a outro através do passe.

  19. Características do Fluido Vital • - Pode ser chamado de fluido magnético animal, banha as células vivas e se extingue quando o ser morre. • - A quantidade difere de indivíduo para indivíduo. • - É transmissível de um indivíduo a outro através do passe. • Esgota-se, e pode tornar-se insuficiente para a sustentação da vida.

  20. Características do Fluido Vital - Pode ser chamado de fluido magnético animal, banha as células vivas e se extingue quando o ser morre. - A quantidade difere de indivíduo para indivíduo. - É transmissível de um indivíduo a outro através do passe. - Esgota-se, e pode tornar-se insuficiente para a sustentação da vida. - O fluido vital é intensamente afetado pelo PENSAMENTO, pelo impulso mental.

  21. Captação do Fluido Vital Fluido Cósmico Universal Fluido Vital Fluido Vital de outros Seres RESPIRAÇÃO ALIMENTAÇÃO

  22. Características do Fluido Vital - Nosso ambiente mental definirá a camada fluídica que nos rodeia e de que de nós emana, a favor ou contra o próximo.

  23. Características do Fluido Vital - Nosso ambiente mental definirá a camada fluídica que nos rodeia e de que de nós emana, a favor ou contra o próximo. - O fluido possui um odor que varia, segundo o estado do indivíduo, dos seus dotes morais e espirituais, do seu grau de evolução.

  24. Características do Fluido Vital - Nosso ambiente mental definirá a camada fluídica que nos rodeia e de que de nós emana, a favor ou contra o próximo. - O fluido possui um odor que varia, segundo o estado do indivíduo, dos seus dotes morais e espirituais, do seu grau de evolução. - O fluido é visto pelos médiuns, como um vapor luminoso mais ou menos brilhante.

  25. Características do Fluido Vital • - Nosso ambiente mental definirá a camada fluídica que nos rodeia e de que de nós emana, a favor ou contra o próximo. • - O fluido possui um odor que varia, segundo o estado do indivíduo, dos seus dotes morais e espirituais, do seu grau de evolução. • - O fluido é visto pelos médiuns, como um vapor luminoso mais ou menos brilhante. • Os fluidos se propagam a grandes distâncias, dependendo de quem emite e da sensibilidade de quem recebe.

  26. Captação do Fluido Vital

  27. Perispírito

  28. Perispírito Perispírito é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação entre os meios espiritual e físico. Item 93 Livro dos Espíritos

  29. Perispírito Perispírito é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação entre os meios espiritual e físico. Item 93 Livro dos Espíritos O perispírito é semimaterial, depura-se e se enobrece junto com a alma, segue-a através de numerosas encarnações, tornando-se cada vez mais diáfano. Alma e perispírito tornam-se um todo indivisível.

  30. Perispírito Perispírito é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação entre os meios espiritual e físico. Item 93 Livro dos Espíritos O perispírito é semimaterial, depura-se e se enobrece junto com a alma, segue-a através de numerosas encarnações, tornando-se cada vez mais diáfano. Alma e perispírito tornam-se um todo indivisível. O perispírito é extraído do fluido ambiental de cada mundo, onde o espírito se encontra. Os espíritos superiores podem mudar seu perispírito ao bel-prazer. A sua constituição íntima não é idêntica em todos os espíritos.

  31. Perispírito

  32. Perispírito O perispírito tem a participação íntima nos fenômenos mediúnicos, sendo o intermediário indispensável da transmissão fluídica por ocasião do passe.

  33. Perispírito O perispírito tem a participação íntima nos fenômenos mediúnicos, sendo o intermediário indispensável da transmissão fluídica por ocasião do passe. O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos, esse fluido exerceação direta sobre o perispírito, este a seu turno reage sobre o organismo material com o qual se acha em contato molécula a molécula. Se os fluidos são bons, o corpo ressente uma impressão salutar, se são maus a impressão é penosa.

  34. Perispírito

  35. Centro de Forças (Chakras) Os centros de forças, também chamados de “Centros Vitais” ou Chakras, são pontos de conexão ou enlace pelos quais fluem a energia do corpo. Funcionam como terminais (plugs) através dos quais a energia é transferida dos planos invisíveis para o corpo físico e vice-versa. É a chamada interação espírito-matéria.

  36. Centro de Forças (Chakras)

  37. Centro de Forças (Chakras) O nosso corpo perispirítico é regido por sete centros de forças, que se conjugam nas ramificações dos plexos que, vibrando em sintonia uns com os outros, ao influxo do poder da mente, estabelecem para nosso uso um veículo de células elétricas que podemos definir como sendo um campo eletromagnético. Os centros de forças são acumuladores e distribuidores de força espiritual.

  38. Centro de Forças (Chakras)

  39. Centro de Forças “Cada centro de força exigirá absoluta harmonia perante as leis divinas que nos regem, afim de que possamos ascender no rumo do perfeito equilíbrio. Nossos deslizes de ordem moral estabelecem a condenação de fluidos inferiores.” (André Luiz) Os centros de forças tem seus correspondentes no corpo físico, sua localização geográfica correspondem aos plexos.

  40. Centro de Forças Coronário Alto da Cabeça Frontal Lobo Frontal Laríngeo Garganta Cardíaco Coração Gástrico (Solar) Sobre o Estômago Esplênico Sobre o Baço Genésico Baixo Ventre

  41. Receptor e Doador INTERAÇÃO RECEPTOR DOADOR

  42. Quem é o Receptor? Todo aquele que vem em busca de solução para seus problemas físicos e espirituais.

  43. Receptor e Doador

  44. Receptor e Doador

  45. Receptor e Doador O sucesso do tratamento depende tanto do Receptor quando do Doador.

  46. O Doador (Aplicador de Passes) Ao Aplicador de Passes é necessário estudar a constituição humana, conhecer a interação Corpo-Espírito e ter cuidado com a saúde física.

  47. O Doador (Aplicador de Passes) Ao Aplicador de Passes é necessário estudar a constituição humana, conhecer a interação Corpo-Espírito e ter cuidado com a saúde física. Ninguém pode doar algo que não possui.

  48. O Doador (Aplicador de Passes) Ao Aplicador de Passes é necessário estudar a constituição humana, conhecer a interação Corpo-Espírito e ter cuidado com a saúde física. Ninguém pode doar algo que não possui. Deve-se também cuidar da saúde da alma, pois o poder magnético não está na força muscular. A insônia, intoxicação alimentar, insuficiência respiratória, a agitação nervosa, os vícios e as paixões perturbam a transmissão do fluido vital.

  49. Fisiologia Humana

  50. Características do Aplicador Para ser aplicador de passes não precisa ser médium.

More Related