1 / 22

VAMOS FALAR SÉRIO: SERÁ RENOVAÇÃO OU REVITALIZAÇÃO

A REUNIÃO DE TEÓRICOS E URBANISTAS NÃO PODE DEFINIR TODAS AS VERDADES SOBRE AS SOLUÇÕES DESEJADAS PELOS CIDADÃOS DA CIDADE. VAMOS FALAR SÉRIO: SERÁ RENOVAÇÃO OU REVITALIZAÇÃO QUE OS GOVERNANTES QUEREM EM NOSSAS CIDADES?. VISTE O SITE www.nitmulas.com.

leyna
Download Presentation

VAMOS FALAR SÉRIO: SERÁ RENOVAÇÃO OU REVITALIZAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A REUNIÃO DE TEÓRICOS E URBANISTAS NÃO PODE DEFINIR TODAS AS VERDADES SOBRE AS SOLUÇÕES DESEJADAS PELOS CIDADÃOS DA CIDADE. VAMOS FALAR SÉRIO: SERÁ RENOVAÇÃO OU REVITALIZAÇÃO QUE OS GOVERNANTES QUEREM EM NOSSAS CIDADES? VISTE O SITE www.nitmulas.com

  2. Reprodução da Praia Grande antes de ser Vila da Praia Grande. Apenas uma lembrança. NO PRIMEIRO PLANO OS ESPAÇOS DA PRAIGRANDE , AO FUNDO O RIO DE JAMEIRO A ESDQUERDA O ATUAL MORRO DO VALONGUINHO.

  3. Centro de Niterói Coração da cidade e palco de nossa história precisa ser REVITALIZADO com suas verdadeiras vocações.

  4. REVITALIZAÇÃO URBANA • Trata-se de um termo que deve ser entendido como expressão de um conjunto de ações, com critérios técnicos capazes de garantir as vocações históricas do lugar. • Substituir as atuais vocações por outras impostas pelo nosso modelo liberal de crescimento urbano é um erro básico. • Estas possíveis substituições vão atender mais ao capital imobiliário do que aos cidadãos. • Estaremos cometendo erros irreversíveis e danosos à consolidação de cidadania e à preservação da auto estima do Niteroiense

  5. ALGUNS COMENTÁRIOS NECESSÁRIOS O município de Niterói realizou sua IIª CONFERÊNCIA DAS CIDADES nos dias 01, 02 e 03 e julho de 2005. no UNILASALLE, sendo o término no dia 07 de julho em seção especial realizada na Câmara de Vereadores de Niterói . Foi discutida , nesta reunião,a conclusão das votações referentes às escolhas das propostas apresentadas no UNILASALLE. O MINISTÉRIO DAS CIDADES determina que se realize as Conferências das Cidades. Na IIª Conferência das Cidades, realizada em Niterói no UNILASALLE, foram feitas várias propostas de governo. .Esses procedimentos obrigatórios ainda não estão sendo compreendidos como uma atividade necessária pelos governos municipais.

  6. APENAS UMA IDÉIAUma proposta metodológica para a realização de diagnósticos participativos AMBAS SOLUÇÕES POSSUEM CARÁTER EXECUTICO E INDICATIVO A ELABORAÇÃO DESSE QUADRO REQUER ESPERIÊNCIA DOS TÉCNICOS PARA SUA ELABORAÇÃO E RESPEITO À POPULAÇÃO COM MUITA ÉTICA NO COMPORTAMENTO PROISSIONAL

  7. Praia Grande em 1908

  8. ENSEADDA DE SÃO LOURENÇO ANTES DO ATERRO E DA URBANIZAÇÃO NEOCLÁSSICA

  9. Titulo da reportagem do jornal O globo em 31 de julho de 2005 • Prefeitura fará plano mestre para o Centro1ºparágrafo – “Há anos em decadência econômica, o Centro ainda terá que esperar algum tempo por mudanças. A região é alvo de inúmeros estudos de potencial econômico e projetos de revitalização, elaborados ou patrocinados por entidades de classe, poder público e instituições de ensino. Para dar unidade às idéias e tentar tirar algumas do papel, a prefeitura vai fixar, em agosto, um calendário para apresentação dessas propostas”. (Rio, 31 de julho de 2005, a REPORTAGEM DO GLOBO SOBRE Niterói é uma farsa para democratizar as informações e esconder as verdadeiras intenções do projeto de “ Renovação do Centro”.O problema é se vão Renovar ou REVITALIZAR. São conceitos diferentes que merecem estudo e a participação de técnicos qualificados na elaboração das propostas.

  10. Comentário da Muladebicicleta: Prefeitura e o Plano mestre para o centro da cidade e a reportagem abaixo, hoje dia 31 de julho de 2005, um dia após ao dia de São Pedro quando Niterói inteira festeja este santo.Falam de “estudos de potencial econômico e projetos de revitalização, elaborados ou patrocinados por entidades de classe, poder público e instituições de ensino”. • ( A UFF participou em 1986 do projeto de revisão da legislação da cidade com a lei nº 659) • 1º parágrafo , continuação da reportagem: “Para dar unidade às idéias( ou repensar as idéias ?) e tentar tirar algumas do papel ( apagar vai ser difícil), a prefeitura vai fixar, em agosto, um calendário para apresentação dessas propostas.” • (O calendário deve ser divulgado com antecedência e em todos os veículos de comunicação, caso contrário configurará como uma artimanha do poder público).

  11. 2ºparágrafo - “Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Adyr Motta Filho, a meta é elaborar um plano mestre de intervenções que congreguem idéias de consenso”.( consenso é uma prática pouco exercida e que necessita de “ bom senso,ética e ausência de comprometimentos políticos, econômicos e ideológicos) 2ºparágrafo, continuação - “Fazem parte do Compur os conselhos comunitários da Orla da Baía (CCOB) e da Região Oceânica (CCRON), o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanísticos (NEPHUR) da UFF, a FIRJAN de Niterói, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas)”.(Essas Instituições fazem parte do COMPUR e seus representantes são escolhidos de forma duvidosa quando da escolha dos seus atores. Se não são dos “pares” dos atores da prefeitura , não são aceitos para participar dessas instituições no Conselho Municipal de Política Urbana - COMPUR. Cumprem as determinações constitucionais e mascaram as decisões ,escolhendo as soluções já determinadas pelo governo municipal).

  12. 3ºparágrafo — “ Todos buscam uma solução, mas nem sempre as propostas agradam a todos porque têm óticas particulares. O Conselho de Políticas Urbanas vai se reunir dia 8 e tentaremos fechar um calendário de apresentação e discussão das propostas — diz Adyr”. ( disse o Secretário de Urbanismo, Senhor Adyr). Não existem “ óticas particulares” o que existe é incompetência de muitos técnicos que atuam no planejamento. Falta ética e isenção pessoal no trato com a cidade. Outros interesses estão em jogo. Confundem Renovação com REVITALIZAÇÃO e com Reabilitação , isso é fácil. O difícil é estabelecer os critérios corretos para estas abordagens conceituais do urbanismo. Muitos que atuam no planejamento urbano carecem de estudos e de princípios éticos).

  13. Como previ anteriormente , nos textos antecedentes,a discussão foi adiada para outubro. Isso contraia a reportagem do mês de julho que fala de um calendário em agosto. Aviso da reunião do COMPUR PARA OS DIAS 10 E 17 DE OUTUBRO de 2005, recebido hoje,dia 09 de outubro no e-mail do CCOB. LAMENTAVELMENTE AS INFORMAÇÕES VEM MUITO EM CIMA DA HORA! ATENÇÃO COMPANHEIROS. GUSTAVO E AMIGOS DA FACULDADE NÃO DEIXEM DE ESTAR PRESENTE, COLABORANDO COM A VITÓRIA DAS PROPOSTAS DOS ALUNOS DA FAU/UFF. AVISEM AOS INTERESSADOS. PEÇO AOS MEUS ALUNOS QUE COMPAREÇAM À REUNIÃO, ÀS 19.OOHS, NO 9º ANDAR DA PREFEITURA. O ESPAÇO É ABERTO A TODOS. NÃO TENHAM RECEIO DE IR. TRATA-SE DA REUNIÃO DO COMPUR.

  14. Enquanto Niterói não tiver um mecanismo suprapartidário para discutir seus problemas urbanos e elaborar projetos descompromissados com interesses excusos, o COMPUR só servirá de órgão de manobra dos interesses do poder executivo. Professor Wagner Morgan. A proposta que segue anexa( ARQUIVO ESPECÍFICO DO TEXTO APRESENTADO) foi aprovada na II Conferência e mudaram o texto “PROPOR A CRIAÇAÕ” , ao contrário , de “CRIAR”. Foi uma manobra de elaboração de texto aplicada na última reunião na Câmara de Niterói.

  15. O dia que estávamos todo mobilizados para estes debates, depois do encontro da UFF( mês passado) a reunião do COMPUR foi adiada por defeito nos equipamentos da prefeitura. • Agora os interessados não foram mobilizados como deveriam. • Isso é lamentável!!! • Vamos estar presente para discutir o que é “Reabilitação “!! • Vamos conceituar o que é “ remodelação.” • Vamos entender corretamente o que é REVITALIZAÇÃO.

  16. O SABER PASSA PELA COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOIS DAS PALAVRAS. • “Reabilitar” é recuperar algo doente, por exemplo,pessoas doentes. • “ Remodelar” é o mesmo que fazer uma plástica no ser humano. • REVITALIZAR é permitir a recuperação sem alterar o seu conteúdo físico e cultural, principalmente. • O CENTRO DE NITERÓI NÃO ESTÁ DOENTE , APENAS PRECISA SER REVITALIZADO. ELE TEM VIDA ECONÔMICA E SOCIAL, APENAS O PODER PÚBLICO ANDA AUSENTE E OS EMPRESÁRIOS , FAMINTOS, QUEREM SE APOSSAR EM NOME DE UMA “ REABILITAÇÃO”. • Segue o texto apresentado na Conferência

  17. TRES PROPOSTAS NECESSÁRIAS PARA OS NOSSOS MUNICÍPIOS

  18. PRIMEIRA-Criação de instituições municipais independentes/articulada com o governo municipal. (resposta às questões 1,3 e 6 apresentadas na 2º Conferencia das Cidades) Essas devrão ser instituições municipais independentes/articuladas com o governo municipal. SEGUNDA-Criação do IPPEU-MN ou IPPEUNIT (Instituto Permanente de Planejamento e Estudos Urbanos do Município de Niterói) – Órgão independente e SUPRAPARTIDÁRIO OBS 1 - O COMPUR poderá ser o embrião desta Instituição; OBS 2 - Verificar as experiências de Curitiba e de BH

  19.    TERCEIRA-CRIAÇÃO DO CRM -MN OU CRMNIT (CENTRO DE REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI)  ESTE CENTRO DE REFERÊNCIA SERIA ORGANIZADO COM DOIS CENTROS MENORES A SABER: CRH (CENTRO DE REFERÊNCIA HISTÓRICA) E O CIAM (CENTRO DE INFORMAÇÕES DAS AÇÕES MUNICIPAIS) Amas instituições se forem criadas poderão atender a um processo de planejamento em que a sociedade, governo e população monitorem as ações de planejamento, garantindo intervenções públicas de qualidade.

  20. A proposta foi apresentada no UNILASALLE na IIº Conferência das Cidades - 2005 • Esta não foi compreendida como deveria ser . • Os profissionais da prefeitura vão continuar ausentes nas audiências públicas. • A comunidade ainda vai levar um tempo para participar, com mais intensidade em assuntos técnicos , em razão da falta de apoio do próprio poder público que não explicita com clareza seus projetos. APENAS UM COMENTÁRIO DA “ muldebicicleta@nitmulas.com

More Related