slide1
Download
Skip this Video
Download Presentation
Introdução

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

Introdução - PowerPoint PPT Presentation


  • 102 Views
  • Uploaded on

Avaliação de catalisadores Cu-Ni suportados em zeólitas NaY em reações de reforma a vapor do etanol para a obtenção de hidrogênio Monique Anne Martins Figueira PIBITI/CNPq Roberta Carolina Pelissari Rizzo Domingues. Introdução

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Introdução' - lethia


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1
Avaliação de catalisadores Cu-Ni suportados em zeólitas NaY em reações de reforma a vapor do etanol para a obtenção de hidrogênioMonique Anne Martins FigueiraPIBITI/CNPqRoberta Carolina Pelissari Rizzo Domingues

Introdução

O uso do etanol para a obtenção de H2 vem se destacando por se tratar de matéria-prima renovável e de baixo custo.

Nesta reação ocorre a conversão da mistura etanol e água em H2 e CO2, podendo apresentar subprodutos indesejados.

O objetivo deste trabalho foi a avaliação de catalisadores em reações de reforma a vapor do etanol para produção de hidrogênio.

Resultados e Dicussões

Pela análise textural, observa-se que os catalisadores possuem alta área superficial, o que favorece a reação de reforma a vapor do etanol.

O MEV mostrou a não uniformidade dos metais impregnados no suporte do catalisador, o que pode desfavorecer a reação.

Pela análise dos subprodutos gasosos indesejados verificou-se que para o catalisador CNY ocorreu a reação de desidratação do álcool, pela grande quantidade de etileno formado. Já para o catalisador NNY e CNNY ocorreu a quebra da ligação C-C, consequentemente a formação de CO e CH4.

Como subproduto líquido, o catalisador NNY produziu maior quantidade de acetaldeído, caracterizando a desidrogenação do etanol. O catalisador CNNY obteve concentrações de acetaldeído maiores do que o catalisador NNY, devido à presença do Cu.

O catalisador NNY apresentou as maiores concentrações de H2 e CO2 provenientes da reação de reforma a vapor do etanol.

Metodologia

Síntese de catalisadores com a seguinte composição: CNY, com 5% de Cu e 95% de NaY; NNY, com 5% de Ni e 95% de NaY; CNNY, com 5% de Cu, 5% de Ni e 90% de NaY.

Os métodos de caracterização dos catalisadores foram análise textural, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX).

A reação foi realizada à temperatura constante de 300ºC e vazão molar de reagente de 1:1.

Conclusão

Para o catalisador CNY ocorreu principalmente a desidratação do hidrogênio, atribuída a alta acidez do suporte. O catalisador NNY é o mais promissor dos três catalisadores estudados, por produzir maiores concentrações de H2 e CO2 provenientes da reação de reforma a vapor do etanol.

Referências

ARAÚJO, A. S.; et al. 4ºPDPETRO, Campinas – SP, 2007.

HOMS, N.; et al. CatalysisToday. 2006.

MARIÑO, F.; et al. Int. J. HydrogenEnergy. 2001.

ad