1 / 40

O que é o petróleo?

O que é o petróleo?.

lesa
Download Presentation

O que é o petróleo?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que é o petróleo? O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, um hidrocarboneto, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.

  2. Importância do petróleo Utilizado comercialmente há menos de 150 anos, o petróleo tornou-se o combustível mais importante da atualidade. Seu valor resulta das inúmeras vantagens que apresenta quando comparado aos demais combustíveis sólidos, especialmente o carvão mineral. Sua principais vantagens são: - Ocorre sob forma líquida, sendo por isso de mais fácil extração e transporte; - É bastante versátil, isto é, tem aplicações muito diversificadas; - Possui maior poder calorífico que o carvão; - É menos poluente que o carvão. Devido às características e vantagens que apresenta, a produção e o consumo do petróleo aumentaram enormemente ao longo do tempo, superado inclusive o carvão mineral. Isso, porem, não quer dizer que a produção e o consumo do carvão mineral tenham diminuído.

  3. Origem do petróleo • Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. • Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo. Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.

  4. O transporte do petróleo Pelo fato dos campos petrolíferos não serem localizados, necessariamente, próximos dos terminais e refinarias de óleo e gás, é necessário o transporte da produção através de embarcações, caminhões, vagões, ou tubulações (oleodutos e gasodutos). Navios-petroleiros Oleodutos Navios-tanques

  5. Descobrimento do Petróleo no Brasil • No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia. 

  6. A participação do petróleo na matriz energética brasileira • A opção pelo transporte rodoviário explica o alto consumo do petróleo e os seus derivados. • Petróleo: - Brasileiro – pesado: produz nafta, gasolina, óleo combustível e óleo diesel (menor quantidade). - Importado – leve: diesel. • Brasil não depende do contrato de países produtores, a importação é feita de acordo com as normas de mercado, procurando o tipo de petróleo que o interessa e negocia o preço, com condições mais atraentes.

  7. A localização do petróleo • Encontrado em Bacias de Sedimentos. • Brasil possuí 6.430.000 km de Bacia Sedimentar: >4.880.000 Km em terra >1.550.000 Km na plataforma continental 60%-sedimentos cenozóicos 25%-depósitos mesozóicos 15%-sedimentos paleozóicos

  8. A história do petróleo no Brasil • A história do petróleo no Brasil pode ser dividida em quatro fases distintas:

  9. Primeira fase • Até 1938, com as explorações sob o regime da livre iniciativa. Neste período, a primeira sondagem profunda foi realizada entre 1892 e 1896, no Município de Bofete, Estado de São Paulo, por Eugênio Ferreira Camargo. Segunda fase • Nacionalização das riquezas do nosso subsolo, pelo Governo e a criação do Conselho Nacional do Petróleo, em 1938.

  10. Terceira fase • Estabelecimento do monopólio estatal, durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas que, a 3 de outubro de 1953, promulgou a Lei 2004, criando a Petrobras. Foi uma fase marcante na história do nosso petróleo, pelo fato da Petrobras ter nascido do debate democrático, atendendo aos anseios do povo brasileiro e defendida por diversos partidos políticos. Quarta fase • Flexibilização do Monopólio, conforme a Lei 9478, de 6 de agosto.

  11. Poluição causada por petróleo

  12. Derramamento de petróleo • Embora o petróleo seja uma substância natural, ao ser introduzido a um ambiente aquático comporta-se como uma substância estranha causando um grave desequilíbrio.  • No mundo os desastres ecológicos pelo derramamento de petróleo acontecem freqüentemente. • O petróleo tem efeitos terríveis sobre o meio ambiente marinho . • Esses derramamentos ocorrem através dos acidentes com os navios petroleiros ou a lavagem de seus motores e reservatórios diretamente na água. • O petróleo é menos denso que a água , por isso flutua sobre ela . Essa camada impede a penetração de oxigênio do ar e da luz do sol. • Sem oxigênio os peixes não podem viver e sem a luz as plantas não podem fazer a fotossíntese. • O petróleo também gruda nas penas das aves aquáticas impedindo que voem. 

  13. Poluição do ar • Nas áreas metropolitanas o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo. • As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde. • Nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. • O monóxido de carbono (CO) é uma substância inodora, insípida e incolor - atua no sangue reduzindo sua oxigenação.

  14. A Petrobrás foi criada em 1954 com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobrás está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. • É uma empresa estatal com investimentos estrangeiros. • Detém o monopólio do petróleo. • É um truste.

  15. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Petrobras Distribuidora também possui escritórios e gerências comerciais em diversas cidades do país como: São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Manaus.

  16. Auto-suficiência

  17. Na visão da Petrobrás e do governo... • Auto-suficiência é quando a exportação supera a importação. • A produção cresceu mais de 10 vezes desde então e 80 por cento da produção agora vem da exploração em águas profundas. Isso coloca o Brasil à frente de países com companhias estatais como México e Venezuela, que são mais ricos em petróleo, mas apenas agora começam a realizar explorações em águas profundas. • O Brasil vai continuar importando um pouco de petróleo leve estrangeiro para misturar com o petróleo pesado local, para que as 11 refinarias da Petrobras possam processá-lo. No entanto, esse montante vai ser gradualmente reduzido enquanto as refinarias são atualizadas para processar mais petróleo brasileiro. • As exportações de petróleo já reduziram 150 por cento no primeiro trimestre frente ao ano anterior, para 1,3 bilhão de dólares, e o Brasil espera terminar 2006 com sua primeira exportação líquida de petróleo no valor de 3 bilhões de dólares - adição bem vinda ao superávit comercial do País. • Apesar de importar petróleo, o Brasil não depende mais de grandes contratos com países produtores. • Apenas 10% dos países do mundo são auto-suficientes em petróleo.

  18. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a produção de petróleo da plataforma P-50 na Bacia de Campos, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Repetindo um gesto do ex-presidente Getúlio Vargas, em 1952, Lula molhou as mãos no óleo e imprimiu as marcas em um macacão de funcionário da Petrobras.

  19. Na visão critica... • Auto-suficiência? Quando? Onde? Não sobra petróleo, falta crescimento. Em 2005 o crescimento do Brasil foi pífio, não houve demanda, portanto houve um equilíbrio entre consumo e produção de petróleo bruto. Se o país crescer, haverá maior demanda e adeus auto-suficiência.

  20. Plataformas Bacia na plataforma continental OFFSHORE Bacia em terra ONSHORE

  21. Tipos de plataformas Plataformas fixas Plataforma de Pernas Atirantadas (Tension-Leg Plataform – TLP) Plataformas auto-eleváveis Navios-sonda Plataformas tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) Plataformas Semi-submersíveis

  22. Crises do petróleo (Início) • 1908: Início da exploração no Golfo Pérsico (Irã). • Concessões às grandes companhias estrangeiras – SETE IRMÃS (Standard OilofNew Jersey – atual Exxon; Standard OilofCalifornia – atual Chevron; Gulf – parte da Chevron; Mobil – parte da Exxon; Texaco – incorporada pela Exxon; BritishPetroleum e a Royal Dutch-Shell). • Sete Irmãs: oligopólio da cadeia produtiva (extração, refino, transporte e comercialização) e cartel. Impedia a população local de controlar suas próprias jazidas petrolíferas. • Pós 2ª Guerra Mundial: saída dos exércitos coloniais europeus e eclosão de fortes movimentos nacionalistas.

  23. Crises do petróleo (Guerra Fria) • Nacionalização de algumas empresas petrolíferas. • Contratos revistos, obrigando as transnacionais a pagar por licenças pra a extração do petróleo. • Construíram-se novas refinarias e aprovação de novas concessões de exploração – concorrência para as Sete Irmãs. • Nacionalização do Canal de Suez (GamalAbdel Nasser – líder egípcio). • Conflitos entre Israel e os vizinhos árabes envolvem países produtores e consumidores, provocando gravíssimas crises econômicas mundiais. • 1960: criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) – poderoso cartel de países petrolíferos com políticas portecionistas: controle de reservas petrolíferas e a independência frente às grandes potências. • Opep diminui o poder das Sete Irmãs.

  24. 1ª Crise do petróleo • 1973 – 74. • Estopim da crise: represália à derrota na guerra do YomKuppur. • Barriu de US$ 2,9 sobe para US$ 11,65 (301% de aumento). • Afetou: - as grandes potências econômicas – balança comercial comprometida. - países subdesenvolvidos´- moratória das dívidas externas. • Políticas de conciliação. • Países da Opep passam por superávits. • Países importadores amargam os déficits. • Petrodólares – recursos da Opep aplicados no mercado de capitais norte americanos.

  25. 2ª Crise do petróleo • 1979 – 80. • Estopim da crise: deposição do Xá Reza Pahlevi – revolução xiita comandada pelo aiatolá Khomeini, acentuou o sentimento antiocidental. • EUA tentam conter a revolução iraniana e busca a deposição de Khomeini. • Guerra Irã-Iraque (1980-88). • URSS invade o Afeganistão. • Barriu de US$ 13 sobe para US$ 34 (1072% de aumento). • Instabilidade no Oriente Médio lançava a economia mundial numa forte recessão.

  26. 3ª Crise do petróleo • Década de 1980. • Países importadores passaram a desenvolver projetos voltados para a produção de fontes de energia alternativas. • Altera a relação Opep X Países consumidores. • Início dos anos de 1980: o barril custa US$ 15. • Declínio do poder dos países árabes e divisão da Opep em: - países com grande população: Irã, Iraque e Argélia – produção não deveria ser limitada. - países pouco populosos: Kuwait – restrição a extração para manter os preços elevados. • Costas de produção evitam que o preço do barril desabe. • Guerra do Golfo (Iraque invade o Kuwait).

More Related