1 / 9

Sacramentos

Sacramentos. Definição, significação e fins dos sacramentos

lefty
Download Presentation

Sacramentos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sacramentos

  2. Definição, significação e fins dos sacramentos A palavra grega “ mysterion” foi traduzida para o latim por dois termo: “ mysterium” e “sacramentum”. Na interpretação anterior, o termo “sacramentum” exprime mais o sinal visível da realidade escondida da salvação, indicada pelo termo “mysterium”. Nesse sentido, Cristo mesmo é o mistério da salvação: “ Non est enimaliud Dei mysterium, Christus - Pois não existe outro mistério de Deus a não ser Cristo”.

  3. A obra salvifica de sua humanidade santa e santificante é o sacramento da salvação que se manifesta e age nos sacramentos da Igreja ( que as Igrejas do Oriente denominam também “ os santos mistérios”). Os sete sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo difunde a graça de Cristo, que é a cabeça, na Igreja, que é seu Corpo. A Igreja contém, portanto, e comunica a graça invisível que ela significa. É neste sentido analógico que ela é chamada de “ sacramento”.

  4. A eficácia dos sacramentos Sacramentos da salvação Celebrados dignamente na fé, os sacramentos conferem a graça que significam. São eficazes porque neles age o próprio Cristo, é ele quem batiza, é ele que atua em seus sacramentos, a fim de comunicar a graça significada pelo sacramento. O Pai sempre atende à oração da Igreja de seu Filho, a qual, na epiclese de cada sacramento, exprime sua fé no poder do Espírito. Assim como o fogo transforma nele mesmo tudo o que toca, o espirito Santo transforma em vida divina o que é submetido ao seu poder

  5. MATÉRIA E FORMA DOS SACRAMENTOS O elemento material tem o nome de matéria dos sacramentos e as palavras que o completam e dão a sua eficácia denominam-se forma. Quando a forma é pronunciada pelo ministro com a intenção de fazer o que a Igreja faz, Deus confere a sua graça através dos sacramentos, que é o instrumento de que se serve para nos santificar.

  6. A NECESSIDADE DOS SACRAMENTOS • I. Se a graça tem de chegar ao homem necessariamente através dos sacramentos? • II. Se é necessário ao homem recebê-lo para conseguir a salvação?

  7. Em relação ao primeiro questionamento é possível à graça divina chegar ao homem por intermédio de outros canais. Deus pode comunicá-la sem os sacramentos, de maneira puramente espiritual. Não havia, portanto, em Deus a iniludível de instituí-los, visto que, conforme ensina Santo Tomás: “o poder de Deus não está ligado aos sacramentos” (S. Th. IIIq. 76, a.6,ad1). No entanto, considerando a natureza, ao mesmo tempo material e espiritual, do homem, tal instituição era muito conveniente: assim somos levados a participar do invisível mediante o visível.

  8. Já em se tratando do segundo questionamento, devemos dizer que nem todos os sacramentos são necessários para cada pessoa, mas, como Cristo vinculou a eles a comunicação da graça, todos os homens têm necessidade de alguns deles para se salvarem.

  9. Para todos os homens é absolutamente necessário receber o batismo; e, para os que pecaram mortalmente depois do batismo, é também imprescindível receber o sacramento da penitencia ou reconciliação (cf. Dz. 388, 413, 847, 996, 1071). A recepção da Eucaristia se faz também necessária aos batizados que chegaram ao uso da razão (cf. João 6,53). A recepção real ou efetiva destes sacramentos pode ser substituída, em certos casos, pelo o desejo de receber o sacramento. Os outros sacramentos são necessários na medida em que, com eles é mais fácil conseguir a salvação.

More Related