1 / 14

Santidade! Justiça! Ira Divina!

Santidade! Justiça! Ira Divina!. O hábito moderno na maioria das igrejas é falar pouco sobre o assunto da ira. Falam pouco porque talvez pensem pouco também sobre a ira divina.

latona
Download Presentation

Santidade! Justiça! Ira Divina!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Santidade! • Justiça! • Ira Divina!

  2. O hábito moderno na maioria das igrejas é falar pouco sobre o assunto da ira. Falam pouco porque talvez pensem pouco também sobre a ira divina. Numa época que se tem vendido vergonhosamente aos deuses da ganância, do orgulho, do sexo, e do o egoísmo, a Igreja apenas fala alguma coisa sobre a bondade de Deus, mas não diz virtualmente nada sobre seu julgamento. Quantas vezes você ouviu falar a respeito disso no último ano? Quanto tempo faz que um cristão falou diretamente sobre esse assunto no rádio ou na televisão? O fato é que o assunto da ira divina tornou-se praticamente um tabu e se condicionado a nunca levantar o assunto. J.I. Packer

  3. Definição: A ira deve ser considerada como um aspecto da santidade de Deus, pois em Sua ira Deus aborrece o pecado e odeia tudo quanto contraria Sua santidade (Dt 32:39-41; Rm 11:22; Sl 95:11; Dt 1:34-37). Podemos, então, dizer que a ira é a manifestação da santidade de Deus, quando esta é ofendida ou desprezada (Rm 1:18; IITs 1:5-10; Rm 5:9). A ira de Deus é sua eterna ojeriza por toda injustiça. É o desprazer e a indignação da divina equidade contra o mal.

  4. A ira de Deus é a perfeição do caráter Divino sobre o qual precisamos meditar frequentemente: Primeiro, para que nossos corações possam ficar devidamente impressionados com o ódio de Deus pelo pecado. Temos a tendência de dar pouca atenção ao pecado, encobrir sua hediondez, desculpá-lo; mas, quanto mais estudamos e pensamos no horror que Deus tem pelo pecado e sua terrível vingança sobre ele, estaremos mais aptos a compreender a sua infâmia. Segundo, criar o verdadeiro temor a Deus em nossas almas. Não podemos servi-lo “de modo aceitável” a menos que haja “reverência” por sua impressionante Majestade e “temor” por sua justa ira, [...] lembremos frequentemente que “nosso Deus é um fogo consumidor”. A.W. Pink

  5. Dois tipos de paz que devemos temer mais do que todos os problemas do mundo: A paz COM o pecado! e A paz NO pecado!

  6. “Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade.” (Hc 1.13) “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.” (Pv 15.3)

  7. Isaías 5.20: "Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo!" Salmo 11.5,7 “Pois o Senhor é justo, e ama a justiça. Mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.”

  8. Is 37.36-37 = 185 mil assírios mortos. • Nm 25 = 24 mil israelitas mortos por uma praga. • Ex 12 = No Egito, milhares de primogênitos mortos. • Gn 19 = Sodoma e Gomorra, 2 cidades exterminadas. • Gn 6 = Toda a humanidade punida com a morte. “A ira de Deus é sua justiça reagindo contra a injustiça.” - (J.I. Packer) “Assim como as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã para os que o temem, também sua ira se renova todas as manhãs contra os ímpios.” - (Matthew Henry)

  9. Ef2.3 – Todos são merecedores da IRAde Deus. • Ef 5.5-6 e Cl 3.6 = O que vive em imoralidade sexual, impurezas, ganância, desejos maus e desobediência, a IRA de Deus virá sobre esses. • Mt 3.7 = João Batista: “Raça de víboras! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Quem vos ensinou a fugir da IRA futura?

  10. Rm 5.8-9 1Ts 1.10 Jo 3.36 2Ts 1.7-9

  11. Gratidão & Adoração “Ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. O SENHOR castigou o seu servo; fez com que Ele sofresse o castigo que nós merecíamos.” (Is 53)

  12. Santidade & Temor  Hb 12

  13. “...considere a bondade e a severidade de Deus…” Rm 11.22 Deus é o único conforto, mas Ele é também o terror supremo: Ele é Aquele de quem mais precisamos e Aquele de quem mais nos escondemos. Ele é o nosso único aliado possível, contudo nós nos tornamos Seus inimigos. Alguns falam como se encontrar o olhar da bondade absoluta fosse ser fácil. Eles precisam parar para pensar melhor. Eles ainda estão brincando de religião. A Bondade é tanto a melhor segurança quanto o maior perigo - isso depende de como reagimos a ela. C.S. Lewis

  14. “...considere a bondade e a severidade de Deus…” Rm 11.22

More Related