1 / 1

Dispersão Dinâmica de Luz

Espectro. Dispersão Dinâmica de Luz. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Química e Bioquímica.

laszlo
Download Presentation

Dispersão Dinâmica de Luz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Espectro Dispersão Dinâmica de Luz Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Química e Bioquímica O fenómeno de dispersão da luz é bem conhecido de todos pois é o responsável pela cor azul do céu e pelo avermelhado do pôr do Sol. Já em 1500 Leonardo Da Vinci tentou explicar e reproduziu o fenómeno. Em 1899 Strutt, (mais tarde Lord Rayleigh), conseguiu explicar a cor do céu com uma teoria da dispersão de luz por pequenas partículas como as que compõem a atmosfera. É possível aproveitar a dispersão de luz para obter uma série de propriedades como tamanho, forma, massa molecular, viscosidade, capacidade calorífica, velocidade de propagação do som, etc. A luz que incide nas nuvens electrónicas altera-as e estas, por sua vez, como uma antena, reemitem a radiação que passa a transportar informação relativa ao próprio sistema irradiado: a intensidade e o espectro da radiação dispersa dependem das características deste sistema. Na dispersão dinâmica de luz estuda-se o espectro recorrendo a interferómetros que medem a intensidade em função da frequência ou a correlacionadores que obtêm a função de correlação, outra maneira de conhecer o espectro, transformando a escala de frequências numa escala de tempo. A dispersão de luz permite estudar a estrutura, as propriedades e a dinâmica de sistemas tão diversos como sólidos, cristais líquidos, geles, soluções de macromoléculas biológicas, fluidos moleculares simples, soluções de electrólitos, dispersõesde microorganismos, soluções de vírus, micelas, protoplasma de algas e colóides, sendoútil em áreas tão diversas como abiologia, amedicina e a química. Laboratório de Propriedades de Transporte III - edif. C8

More Related