1 / 12

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO 1ª PARTE. PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ. HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO. Conceito: Atividades inerentes a função do professor, que tem por objetivo facilitar o processo ensino-aprendizagem. 1 – Organizar o contexto:

Download Presentation

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO 1ª PARTE PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ

  2. HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO Conceito: Atividades inerentes a função do professor, que tem por objetivo facilitar o processo ensino-aprendizagem. 1 – Organizar o contexto: É a capacidade de organizar condições para que o desenvolvimento da aula, favoreça experiências significativas de aprendizagem. Esta habilidade está apoiada em 3 aspectos relevantes: 1 - adequação do processo de estimulação; 2 - organização do conteúdo; 3 - conexão clara entre objetivos e meios.

  3. Comportamentos facilitadores Adequação do processo de estimulação: A - apresentar o assunto clara e sugestivamente; B - estímulo coerente com o que se espera ser aprendido; C - dirigir a atenção para o estímulo; D - informar ao aluno os objetivos a alcançar; E - relacionar experiências anteriores com a do momento. Organização do conteúdo: A - apresentar o conteúdo em seqüência; B - partir do mais simples para o mais complexo; C - possibilitar generalizações de princípios e idéias centrais; D - determinar os pré-requisitos para favorecer a aprendizagem.

  4. Comportamentos facilitadores Conexão entre objetivos e meios A - formular objetivos com precisão; B - selecionar meios compatíveis com os objetivos, C - examinar a conexão objetivo/meios, reformulando quando preciso. ENSINAR É FUNDAMENTALMENTE CONTROLAR A SITUAÇÃO-ESTÍMULO

  5. 2 – Formular perguntas: É uma estratégia para que o aluno desenvolva sua capacidade de pensar reflexiva e criticamente. Princípios para a formulação de perguntas 1)Nem toda pergunta leva o aluno a desenvolver seus processo mentais. A qualidade da pergunta determina a forma de resposta do aluno. Quanto a qualidade da pergunta, ela pode ser: de baixa categoria – solicitam do aluno mera reprodução do que já aprendeu, envolvendo memorização ou reconhecimento de conteúdos. de alta categoria – requerem do aluno uma resposta que necessita ser elaborada ou reelaborada, utilizando os conteúdos aprendidos. Estas perguntas estão ligadas a um fato (concreto), a um conceito (visão interpretativa de um autor) e a generalizações (reprodução o elaboração)

  6. Princípios para a formulação de perguntas 2 )Determinadas perguntas favorecem pensamentos correspondentes. As perguntas podem ser formuladas em várias modalidades, para desenvolver categorias diferenciadas de processos mentais. Categorias: - memória – compreensão – aplicação – análise – síntese - avaliação Modalidades: estimuladoras – levam o aluno a descoberta do conhecimento reforçadoras - integram conhecimento anteriores e novos desencadeadoras – provocam tomada de decisão esclarecedoras – melhoram o entendimento da situação divergentes – permitem mais de uma resposta convergentes – solicitam uma única resposta

  7. Princípios para a formulação de perguntas Estruturação de perguntas utilização de termos – deve ser adequado ao nível do aluno clareza da organização da idéia – para que o aluno identifique imediatamente o que dele se espera. Comportamentos facilitadores Relevância - formular perguntas: *em função do que é principal e significativo *para desencadear processo mentais diferentes, variando a modalidade das perguntas *como recurso para integrar o aluno ao trabalho

  8. Comportamentos facilitadores Adequação – perguntas: *ajustadas ao nível de compreensão dos alunos; *apropriadas para os diversos momentos da aprendizagem. Abertura – perguntas que: *oferecem oportunidade para que o aluno pergunte; *valorizem as perguntas do aluno, reforçando este comportamento.

  9. 3 – Variar a situação estímulo: A atenção do aluno se mantém durante mais tempo quando ocorrem mudanças de estímulo e não quando o estímulo é mais intenso. Esta habilidade tem os seguintes componentes: a) o professor e seus comportamentos: ● movimentação adequada pelo espaço para que se realize o ajustamento sensorial do aluno. ● gestos que estimulem a atenção do aluno, podem ser combinados com palavras.

  10. b) mudança do uso de canais receptores: ● variar o estímulo sensorial (uso de diagramas, sinais sonoros, táteis,etc) c) estilos de interação: ● professor-grupo – dirige-se a todos os alunos, de modo geral ● professo-aluno – estabelece um ponto de contato com um aluno ● aluno-aluno – permite interações diferentes das usuais d) pausa: ● marca segmento de informações ● reduz o estímulo presente e capta atenção ● revela uma situação tensa, onde o aluno irá procurar uma alternativa ● prepara o aluno para o próximo comportamento de ensino

  11. 4 – Conduzir ao fechamento: Procura criar condições para que ocorram integrações ou estruturações necessárias, por parte do professor e do aluno, diante do conhecimento a ser examinado. O fechamento ocorre quando os principais objetivos da aula e os conhecimentos anteriores do aluno são relacionados. Em outras palavras, consolida a aprendizagem dos conhecimentos anteriores e recentes. Comportamentos facilitadores Revisão ● Reexamina uma seqüência de aprendizagem, com foco nos aspectos gerais ● Relaciona meios e materiais utilizados ao aprendizado dos conhecimentos examinados ● Resume as idéias gerais, chamando a atenção para os aspectos de complementariedade ou oposição

  12. Comportamentos facilitadores Aplicação ● utiliza idéias e/ou conhecimentos apreendidos em novas situações ● com os conhecimentos adquiridos, resolve situações problema ● exemplifica princípios e conceitos estudados ● requer o emprego da informação do momento Extensão ● estabelece conexões entre os conhecimentos anteriores e recentes, no momento e num futuro próximo Esta habilidade requer a participação efetiva do aluno, na busca de inter-relações na área do conhecimento.

More Related