1 / 17

BERLIM

BERLIM. HISTÓRIA. No início do séc. XIII, os eslavos fundaram a vila de Colônia numa pequena ilha do rio Spree. Logo após, surgiu uma segunda vila, Berlim na margem direita do rio.

kolton
Download Presentation

BERLIM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BERLIM

  2. HISTÓRIA • No início do séc. XIII, os eslavos fundaram a vila de Colônia numa pequena ilha do rio Spree. Logo após, surgiu uma segunda vila, Berlim na margem direita do rio. • A partir de 1870, Berlim passou por um novo período de crescimento urbano, quando seus limites meridionais alcançaram e ultrapassaram o canal de Landwehr, e diversas cidades vizinhas, como Charlottenburg, Schöneberg e Wilmersdorf, foram extintas.

  3. Tornou-se capital do Império Alemão em 1871, não sofrendo bombardeios dos aliados na I Guerra Mundial, e após o conflito tornou-se capital da República Alemã. • Durante a II Guerra Mundial, foi ocupada pelas tropas soviéticas e teve grande parte devastada, tendo sua população reduzida em mais de 25%.

  4. Os aliados dividiram Berlim em quatro zonas de ocupação e entregaram a administração da cidade a uma Kommandantur, composta por quatro comandantes militares. • Em junho de 1948, as autoridades soviéticas bloquearam a cidade, interrompendo as comunicações Leste – Oeste. Em resposta, os aliados organizaram uma “ponte aérea”, para manter o abastecimento da população berlinense. Durante onze meses, aviões norte-americanos e britânicos transportaram alimentos e artigos indispensáveis ao consumo da população. O bloqueio foi suspenso em 1949.

  5. A partir de setembro de 1955, o tráfico entre os setores ocidental e oriental passou a ser controlado pela polícia e pela alfândega da República Democrática Alemã, que foi proclamada Estado Soberano em março de 1954. • Em 1960, as potências ocidentais reafirmaram sua determinação de manter a independência da zona oeste, em relação à proposta do primeiro ministro soviético Nikita Khruchtchev de transformar Berlim em “cidade livre”, desmilitarizada.

  6. O Muro de Berlim caiu no dia 9 de novembro de 1989, ato inicial da reunificação dos lados Alemães, que formaram a República Alemã, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.

  7. TENDÊNCIA • Berlim já tinha a preocupação em reformar a edificação de habitações, com objetivo de criar condições de vida melhor para as camadas sociais mais baixas e substituir os edifícios com numerosos pátios nos fundos, mal iluminados e úmidos. Em vez dos grandes edifícios escuros, habitados por vários locatários, e que não dispunham de instalações sanitárias para todos, deveriam ser criadas unidades menores com iluminação suficiente.

  8. Porém, o resultado não foi a construção de uma multiplicidade de casas unifamiliares, mas antes a edificação de pequenos complexos urbanos completos, que caracterizavam-se por uma construção diversificada de casas de arrendamento. Estes bairros não exprimiam-se só na inclusão de espaços comunitários, como as zonas de lavanderia comuns e os terraços nas coberturas, mas também na implantação dos edifícios num meio ambiente ajardinado, que devia permitir aos seus moradores uma vida saudável.

  9. Após a queda do muro, o centro da cidade foi considerado um espaço estratégico de intervenção. Mais do que em todas as outras áreas, ali deveria ser implantado o grande símbolo da nova Berlim moderna e unificada, não só retomando a antiga animação do local, mas aparecendo como um headquarter, capaz de atrair grandes empresas multinacionais. O local não estabeleceria apenas o elo entre as duas Berlins, mas deveria apresentar para o mundo a nova imagem da cidade como grande centro de negócios, tendo sede em particular o coração de todo o terciário avançado.

  10. IDEOLOGIA • O último plano de re-urbanização para Berlim foi de Adolf Hitler, que planejava executá-lo até 1950. Seu objetivo era reconstruir Berlim seguindo um eixo Norte-Sul, definido por uma enorme avenida. Alguns anos mais tarde, os raids aéreos aliados reduziram a cidade a escombros. Berlim do pós-guerra foi uma cidade constituída por um muro, tinha bairros e não havia centro.

  11. Desde que o muro caiu, Berlim lutou por decidir que direção tomar. Ocidentais e Orientais ficaram frente a frente após décadas de separação, sob as pilastras da Porta de Brandemburgo. Passada a euforia da reunificação, deram-se conta de que, o muro que os dividia ainda existia no pensamento da população.

  12. Tendo que decidir entre modelar pelas novas cidades do mundo ou conservar a identidade histórica, a Daimler-Benz, a Sony e outras empresas decidiram mudar os seus quartéis-generais para Berlim. O governo decidiu mudar a maior parte da administração federal para a cidade.

  13. A nova Berlim foi planejada para ser um "Portal para o Leste". • O objetivo não é a recriação de uma cidade industrial, mas a criação de um novo ambiente urbano para atrair turistas e trabalhadores intelectuais.

  14. PRODUÇÃO ARQUITETURAL • Antes da II Guerra Mundial, a parte mais movimentada da cidade era o distrito de Mitte, localizado na parte oriental, cujos edifícios mais importantes foram completamente destruídos. Entre as edificações dessa zona, destacam-se os museus Antigo, Novo e Pergamon e a Galeria Nacional.

  15. Ao longo da Unter den Linden encontram-se a Universidade de Humboldt e a Ópera. Quanto às igrejas, destacam-se a catedral de Berlim e a Igreja Frauenkirche .

  16. Após a II Guerra Mundial, os dois setores foram reconstruídos; o Oriental, tendo por eixo a Avenida Karl Marx, seguindo um plano de conjunto que lembra Varsóvia, e o Ocidental, com modernos edifícios comerciais e residenciais. Em torno desses eixos, que se tornaram o centro de cada um dos setores de Berlim, reorganizaram-se os bairros industriais, residenciais e universitários.

  17. O muro, construído em 1961, tinha 106Km, formados por placas de concreto com quase 4m de altura, completadas com um cilindro para tornar impossível a escalada. À noite, com focos a cada 30m, o muro era o lugar mais iluminado de Berlim.

More Related