1 / 17

Política de Cotas

Política de Cotas. Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras . Tipos de Cota. No Brasil as principais políticas de cotas são: -Cotas Raciais -Cotas de Gênero Sexual -Cotas Sócio-econômicas.

knoton
Download Presentation

Política de Cotas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Política de Cotas Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.

  2. Tipos de Cota No Brasil as principais políticas de cotas são: -Cotas Raciais -Cotas de Gênero Sexual -Cotas Sócio-econômicas

  3. O objetivo das cotas é desenvolver a igualdade social, porém, grupos contrários à sua implantação dizem que estas ferem o direito constitucional da igualdade.

  4. Lei do Boi (1968): primeira cota universitária que garantia o acesso de filhos de fazendeiros às universidades.

  5. CotasRaciais Nos últimos anos vêm crescendo a reivindicação e a implantação de cotas raciais em diversas instituições brasileiras.

  6. No caso dos negros, hoje a porcentagem de cotas que devem obrigatoriamente ser preenchidas por negros declarados é de 20%.

  7. Outra porcentagem de cotas vai para alunos de baixa renda, bem como descendentes de índios. Aos alunos de escola pública, está reservada uma cota de 20% e 10% está reservada aos alunos portadores de necessidades especiais.

  8. Cotas de Gênero Sexual A cota desse tipo que merece maior destaque é a que obriga aos partidos políticos e coligações a terem o mínimo de 30% de candidatos de cada gênero sexual que concorram aos cargos legislativos nas eleições municipal, estadual e federal.

  9. Onde já é possível encontrar cotas raciais implantadas: -Programas televisivos -Comerciais de TV; -Universidades públicas; -Universidades particulares através do PROUNI

  10. Cotas Socio-Econômicas Merecem destaque as isenções de pagamento de impostos, de pagamento de inscrições para concursos, vestibulares e outras isenções destinadas às pessoas de baixa renda.

  11. Cotas no Exterior No caso dos EUA, até cotas para PhD´s existem. Uma grande parte dos professores universitários brasileiros estudaram nos EUA através de cotas para latino-americanos ou para países em desenvolvimento. Outro caso é Harvard que tem cotas para indígenas.

  12. Argumentos à Favor das Cotas O que mais se diz é que combater racismo com racismo é ironia. E de fato o é. Mas dizer isso é partir do pressuposto que o uso de cotas segrega e esse não é o caso. Aliás, é o oposto. Não se trata de dar privilégios a um grupo por considerá-lo melhor ou então menos capaz, mas sim de uma reparação histórica e social.

  13. Também há quem diga que é apenas um paliativo e que, no fim das contas, não resolve nada. A maior parte dos negros no país não possuem as mesmas oportunidades que os brancos e não será com as cotas que isso irá mudar, mas já é um passo.

  14. É redutivo querer taxar de racista uma ação afirmativa que visa reparar, ainda que minimamente, uma situação histórica. Lembrando que tais cotas não entregam de graça vagas em universidades públicas e que é necessário lutar por elas.

  15. Argumentos Contra as Cotas Combater preconceito com atitudes que privilegiem determinados grupos sociais representa uma ironia e oferecer privilégios a grupos específicos significa identifica-los como menos capazes que os demais.

  16. As cotas não tratam a causa, não resolvem a situação e servem apenas como joguete político para mandar a sujeira pra debaixo do tapete. Sem contar que disputa deveria ser baseada exclusivamente no desempenho do candidato.

  17. Trabalho de Geografia do Brasil Grupo 1: Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras. Alunos: Gianmarco Castro Michele Dessi Sylvia Rozatto Classe: III Liceo Professor: Adrian Theodor

More Related