1 / 8

ESCRAVA ISAURA

SLIDE ESCRAVA ISAURA

kira3
Download Presentation

ESCRAVA ISAURA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. YOU ARE SIMPLY THE BEST

  2. PERSONAGENS PRINCIPAIS ISAURA Filha de um pai português branco (o feitor Miguel) com uma escrava negra. Isaura, apesar de ter a pele branca, é escrava desde o nascimento. LEÔNCIO Filho do comendador, herdeiro da fazenda e de Isaura. Leôncio foi criado ao lado da moça e apaixonou-se perdidamente por ela. MALVINA Mulher de Leôncio, descrita como linda e encantadora, deseja a libertação de Isaura. Henrique Cunhado de Leôncio, também nutria amor por Isaura. ÁLVARO O generoso redentor se Isaura, por quem a moça se apaixona. BELCHIOR Jardineiro da fazenda, descrito como um sujeito feio e deformado que faz uma oferta para ficar com Isaura. MIGUEL Pai de Isaura, faz de tudo para libertar a filha.

  3. A escrava Isaura, uma obra romântica A obra produzida por Bernardo Guimarães divide os personagens bons dos personagens maus. A protagonista, Isaura, por exemplo, é extremamente idealizada por sua beleza que encanta a todos. A moça também possui um caráter exemplar e se guarda até encontrar o homem que de fato ama, Álvaro. O vilão, Belchior, por sua vez, é extremamente mau caráter e esteticamente repulsivo.

  4. Resumo A protagonista do romance de Bernardo Guimarães é Isaura, uma escrava de pele branca, filha do encontro de um português branco - o feitor Miguel - com uma escrava negra. O dono da casa onde Isaura nasceu era o comendador Almeida, a menina fora criada pela mulher do comendador, uma senhora de bom coração que a educou e tinha como projeto libertá-la. Isaura aprendeu a ler, a escreveu, a tocar piano e a falar italiano e francês. O comendador, ao se aposentar, muda-se para a corte, deixando a fazenda a cargo do filho, Leôncio. Apesar de ser casado com Malvina, Leôncio é perdidamente apaixonado por Isaura. A mulher do comendador morre subitamente, não deixando qualquer documento que libertasse Isaura. Com a morte da sua proprietária, a moça passa a pertencer a Leôncio. Isaura chama a atenção de vários homens por sua beleza e doçura, entre eles o jardineiro da fazenda, Belchior, e Henrique, cunhado de Leôncio. A moça, porém, é categórica: só irá se entregar a um homem por amor.

  5. O comendador falece e Malvina passa a pressionar cada vez mais Leôncio para libertar a moça. Se aproveitando de um momento turbulento, o feitor Miguel, pai de Isaura, decide fugir com a jovem para o Recife. Lá, pai e filha conseguem conquistar uma vida nova liberta: trocam os nomes (Isaura torna-se Elvira e Miguel vira Anselmo), mudam para uma casa nova em Santo Antônio. É em Recife que Isaura conhece o seu grande amor, Álvaro, um rapaz rico, abolicionista, republicano. Álvaro também se encanta perdidamente por Isaura.

  6. O jovem a convida para participar de um baile e Isaura, então Elvira, receosa, aceita o convite. No baile, no entanto, é desmascarada e revela que é uma escrava fugida. Leôncio fica sabendo o paradeiro de Isaura e parte atrás dela. O resultado é trágico: a moça é levada de volta para a fazenda onde permanece reclusa junto com o pai. O final da história, contudo, é feliz: Isaura é salva pelo seu grande amor, Álvaro, que descobre que Leôncio estava falido e compra a sua dívida. Desse modo, todos os bens de Leôncio passam a pertencer a Álvaro, inclusive Isaura.

  7. FIM BEATRIZ BASTOS MURILO IGNACIO GABRIEL DE JESUS

More Related