Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA PowerPoint Presentation
Download Presentation
PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA

PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA

79 Views Download Presentation
Download Presentation

PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA

  2. Conceito: É o conjunto de princípios orientadores do planejamento de uma instituição de ensino. (MORETTO) Base Legal: - Lei 9.394/96 - LDB Artigo 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica; II - ... - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 1998 – 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental “Toda escola desenvolve uma proposta educativa... permite a realização de um trabalho escolar coletivo... ”. (p.85)

  3. O PPP de uma escola é a estrutura de sustentação dela, a partir de sonhos, desejos, objetivos e prioridades eleitas pela comunidade escolar onde a escola está inserida. • (GADOTTI) • O PPP apoia–se: • No desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã; • No envolvimento da comunidade interna e externa à escola; • Na participação e na cooperação das várias esferas de poder e • Na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e produto do projeto. GESTÃODEMOCRÁTICA Pressupõem atitudes e métodos democráticos, justificados pela razão de ser da escola: FORMAR PARA CIDADANIA ATRAVÉS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

  4. Obstáculos à gestão democrática: A nossa pouca experiência democrática; Visão tecnicista (só os técnicos são capazes de resolver); A estrutura vertical do sistema educacional (sem interdisciplinaridade) Uso do autoritarismo no sistema educacional e Lideranças educacionais burocráticas e corporativistas. Concepção do PPP: “Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro”. Procedimentos necessários à discussão do PPP: Resgate da memória da instituição; Caracterização do espaço (rede física, corpos docente e discente e etc.); Eleição e estudo dos fundamentos legais, teórico-filosóficos e metodológicos; Proposta curricular e Processo de avaliação (espaço de inclusão)

  5. A implementação de um PPP, para organizar uma escola, deve observar os seguintes itens: Comunicação eficiente; Adesão voluntária e consciente; Bom suporte institucional e financeiro; Controle, acompanhamento e avaliação do projeto; Atmosfera favorável; Credibilidade das lideranças e Bom referencial teórico.

  6. Inserção da Ed. Física no PPP • LDB → § 3º do Art. 26 → “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar.” • → Art. 27 → “Os conteúdos curriculares..observarão...as diretrizes: • IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

  7. PCN “A Educação Física, dentro do que se propõe nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com a finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde. Para tanto, rompe com o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece aos alunos que já têm aptidões, adotando como eixo estrutural da ação pedagógica o princípio da inclusão, apontando para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos. Nesse sentido, busca garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginástica em benefício do exercício critico da cidadania”.