E N D
ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e sendo o primeiro após a queda do império romano a apresentar características comuns em várias regiões.
Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano. O termo "Românico" é uma referência às influências da cultura do Império Romano, que havia dominado durante séculos quase toda a Europa Ocidental, porém, essa unidade já há muito havia sido rompida, desde a invasão dos povos bárbaros.
Com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito, tendo na religião cristã todos seus aspectos da vida medieval. O cristianismo propõe o TEOCENTRISMO (teos = Deus), quando Deus é visto como o centro do universo e a medida de tudo. A igreja representa Deus na Terra, possuindo poderes ilimitados e determinando a produção cultural e artística desse período, cuja representação típica são as basílicas. No final dos séculos XI e XII, na Europa, surge a arte românica com estrutura semelhante às construções dos antigos romanos.
ARQUITETURA Durante a Idade Média os mosteiros tornaram-se os centros culturais da Europa, onde a ciência, a arte e a literatura estavam centralizados. Os monges beneditinos foram os primeiros a propor em suas construções as formas originais do românico. Surge assim uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos. Os mosteiros eram na verdade unidades independentes e dessa forma estruturaram-se segundo necessidades particulares. Foi nas igrejas que o estilo românico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Eram os próprios religiosos que comandavam as construções.
As características mais significativas da arquitetura românica são: • Abóbadas em substituição ao telhado das basílicas; • Pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas; • Aberturas raras e estreitas usadas como janelas; • Torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; e • Arcos que são formados por 180 graus.
Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis.
A escultura românica está diretamente associada à arquitetura, as estátuas-colunas, e que desenvolve-se nos relevos de pórticos e arcadas. A escultura desenvolveu-se com um caráter ornamental, onde o espaço em branco dos frisos, capitéis e pórticos é coberto por uma profusão de figuras apresentadas de frente e com as costas grudadas na parede. As imagens encontradas são as mais diversas, desde representações do demônio, até personagens do Velho Testamento.
O corpo desaparece sob as inúmeras camadas de dobras angulosas e afiladas das vestes. As figuras humanas se alternam com as de animais fantásticos, e mesmo com elementos vegetais. No entanto, a temática das cenas representadas é religiosa. Isso se deve ao fato de que os relevos, além de decorar a fachada, tinham uma função didática, já que eram organizados em faixas, lidas da direita para a esquerda.
PINTURAA pintura Românica teve pequena expressão. Em alguns casos, as cúpulas das igrejas possuíam pinturas murais de desenho cujos temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.
Devemos mencionar também o desenvolvimento da ourivesaria durante esse período. A exemplo da escultura e da pintura, essa arte teve um caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos como relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares. O desenvolvimento da ourivesaria esta associado diretamente às relíquias, uma vez que as Igrejas ou mosteiros que possuíam as relíquias com o poder de realizarem milagres eram objeto de maior peregrinação, atraindo não só fiéis, mas ofertas.
Exercícios • Fale sobre a pintura românica. • Fale sobre a arquitetura românica. • Fale sobre a escultura românica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS • www.infoescola.com • www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romanica/arte-romanica.php • www.pitoresco.com.br/art_data/romanico/index.htm • PROJETO E PESQUISA: • PROFESSORA DANIELA DE BRITO