slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. PowerPoint Presentation
Download Presentation
A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres.

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 19

A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. - PowerPoint PPT Presentation


  • 80 Views
  • Uploaded on

A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. Grupo: Turma:903 Juliana Teixeira Larissa Póvoa Laura Lima Raisa Almeida.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres.


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. A geografia das cidades mundiais e das megacidades - Londres. Grupo: Turma:903 Juliana Teixeira Larissa Póvoa Laura Lima Raisa Almeida

    2. Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos Romanos, quando foi nomeada Londinium. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. • Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembleia.

    3. Londres é uma cidade global e um dos maiores centros financeiros do mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. • Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 e 1948 e será a sede da Jogos Olímpicos de Verão de 2012. Londres possui quatro Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres, o sítio do acordo histórico de Greenwich, o Royal Botanic Gardens, Kew e o sítio que compreende o Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida.

    4. Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7.556.900 habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da União Européia. • Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8.278.251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. • O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.

    5. Economia Setor financeiro: • Londres é um dos três principais centros financeiros do mundo, sendo o principal centro financeiro na Europa e o centro líder em negociações na moeda do Euro, mesmo estando o Reino Unido fora do Euro. Os serviços financeiros, empregando 311.200 pessoas na região central de Londres, geraram em 1999 uma renda líquida de £ 31,2 bilhões no exterior. Em Londres existem mais de 480 bancos estrangeiros. A Bolsa de Valores de Londres é uma das maiores bolsas do mundo e a Bolsa de Metais de Londres (em inglês: London Metal Exchange) é a maior bolsa de metais do mundo e o centro mundial de negociação de metais não-ferrosos. A mais importante bolsa de energia da Europa, a Bolsa Internacional de Petróleo (em inglês: IPE - International Petrol Exchange), está localizada em Londres.

    6. Por cima, Londres é: • O maior centro mundial de administração de fundos • O centro líder em administração de carteiras não nacionais para clientes no exterior. • O maior mercado de moeda estrangeira • O maior mercado de balcão do mundo em negociação de derivativos e o segundo maior em negociação de futuros e opções em bolsa, através da Bolsa de Futuros Financeiros Internacionais de Londres (LIFFE) ver Contrato de futuros • O centro mundial para a negociação de derivativos em Euro • O maior mercado internacional de seguros (Lloyd's of London) e o principal centro de perícia para o mercado de resseguro mundial • O maior centro internacional para o mercado de títulos internacionais • O centro global de compensação para negociações internacionais em metais preciosos, como ouro e prata.

    7. A Cidade de Londres é o maior centro financeiro do planeta. A região é sede da Bolsa de Valores de Londres e Lloyd's of London. Os três arranha-céus mais altos da cidade em 2008 que formam o centro financeiro Canary Wharf a partir Cabot Square. É a sede de empresas como HSBC e Clifford Chance.

    8. Turismo • Londres é um dos principais destinos turísticos do mundo. Este setor gera de 280 000 a 350 000 empregos. Aproximadamente 27 milhões de pessoas visitam a cidade por ano. O governo britânico estima que o setor representa 10% do produto nacional bruto. • Os principais pontos turísticos compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street (onde se encontra a famosa loja Harrod's, e lojas das grandes marcas), teatros e locais como o Soho, Covent Garden, Mayfair, Piccadilly Circus e Leicester Square. Os monumentos mais conhecidos são a Abadia de Westminster junto ao Big Ben, as Casas do Parlamento, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge, a Torre de Londres, o London Eye a Catedral de São Paulo, a National Gallery, a Tate Gallery e Parques Reais de Londres (entre eles o Hyde Park).

    9. O rio Tâmisa ao pôr-do-sol, na foto é possível observar a Tower Bridge e ao fundo o edifício 30 St Mary Axe.

    10. Infra-estrutura Educação: • Londres possui várias universidades. Com 125 000 estudantes, a Universidade de Londres é a maior do Reino Unido e da Europa, com várias faculdades e institutos. Outras universidades situadas em Londres são a City University, a Universidade de Brunel, a London Metropolitan University, o Imperial College London, a Middlesex University, o King's College London, a UEL, a Universidade de Westminster, a London South Bank University e a Royal Academy of Music.

    11. University College London é parte da Universidade de Londres.

    12. Transportes: • Londres é uma grande cidade em que a eficiência dos transportes é essencial na economia. A circulação automóvel é taxada segundo o sistema de Portagem urbana de Londres desde 2003. • Os transportes em Londres são geridos por uma empresa estatal, a Transporte em Londres. Esta encontra-se organizada em secções, cada qual responsável por um meio de transporte: metropolitano, ônibus (autocarros), Docklands Light Railway, etc.

    13. O emblemático ônibus panorâmico vermelho chamado de Routemaster.

    14. Cultura Literatura: • Vários escritores viveram e se inspiraram em Londres em suas obras. Como testemunha ocular, Samuel Pepys escreveu sobre a epidemia de peste e o grande incêndio. Charles Dickens retrata em seus livros a época vitoriana. Agatha Christie baseou em Londres muitas das aventuras das suas personagens. Beatrix Potter, escritora de livros infantis, também é inglesa e possui um museu em sua homenagem, o National Trust. J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, também inglesa, menciona a cidade diversas vezes em suas histórias.

    15. Museus e galerias de arte: • Museu de História Natural. • Londres é o lar de muitos museus, galerias e outras instituições, que são as principais atrações turísticas e também desempenham um importante papel de pesquisa. O Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e Victoria and Albert Museum (moda e design) estão agrupados no "bairro museu" de South Kensington, embora as casas do Museu Britânico abriguem artefatos históricos de todo o mundo. A Biblioteca Britânica é a biblioteca nacional do Reino Unido, abrigando mais de 150 milhões de itens. A cidade também abriga extensas coleções de arte, principalmente na National Gallery, Tate Britain, Tate Modern.

    16. Artes dramáticas • William Shakespeare passou grande parte de sua vida na cidade e fundou o Globe Theatre. Assim como seu contemporâneo, o dramaturgo Ben Jonson. Londres abriga várias escolas de artes dramáticas: Central School of Speech and Drama (que teve como estudantes Judi Dench e Laurence Olivier), London Academy of Music and Dramatic Art e a prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art (que teve como estudantes Joan Collins e Roger Moore). • A cidade abriga ainda alguns estúdios de cinema, dos quais se destaca Pinewood fundado em 1934 onde foram feitos vários filmes do agente 007.

    17. Música • Londres abriga várias casas de espetáculo musical como o Royal Albert Hall, Barbican Arts Centre entre outros. Possui a Orquestra Filarmônica de Londres com sede no Royal Festival Hall. Possui o Royal Ballet com sede na Royal Opera House. • Os concertos de música pop/rock acontecem geralmente na O2 Arena, localizada em North Greenwich, Earls Cort ou na Wembley Arena. A cidade é sede do primeiro Hard Rock Café do mundo e do famoso estúdio Abbey Road Studios.

    18. Esporte • Londres foi sede duas vezes dos jogos olímpicos, em 1908 e 1948. Em 2005, Londres foi escolhida pela terceira vez para sediar os jogos olímpicos, o que acontecerá em 2012. • Na cidade de Londres localiza-se o Estádio de Wembley (estádio de futebol) construído em 1924, que hoje é um dos maiores estádios de futebol do mundo e o mais moderno ja construído. A cidade abriga ainda 12 clubes de futebol profissional, sendo que cinco deles atuam na primeira divisão do campeonato inglês e possuem milhares de torcedores ao redor do mundo. São eles o Arsenal, Fulham, Tottenham Hotspur, West Ham United e Chelsea FC. Outros clubes da cidade são o Charlton Athletic, Crystal Palace e Millwall, que atualmente estão disputando a segunda divisão. Alguns filmes, como Green Street Hooligans, retratam o funcionamento e o cotidiano das firmas (torcidas organizadas) dos clubes londrinos. • Londres é sede também de uma das mais famosas competições esportivas de ténis. O Torneio de Wimbledon é disputado no All England Club no subúrbio da cidade.