agentes modificadores do relevo n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Agentes modificadores do relevo PowerPoint Presentation
Download Presentation
Agentes modificadores do relevo

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 31

Agentes modificadores do relevo - PowerPoint PPT Presentation


  • 506 Views
  • Uploaded on

Agentes modificadores do relevo . Como sabemos a origem e suas modificações são resultantes de força ou agentes internos e externos da Terra. Força ou Agentes Internas: Ler e observar as paginas 60 a 65. Origina-se no interior da litosfera/ crosta terrestre: Erupções vulcânicas,

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Agentes modificadores do relevo' - joyce


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2
Como sabemos a origem e suas modificações são resultantes de força ou agentes internos e externos da Terra.
slide4
Origina-se no interior da litosfera/ crosta terrestre:
  • Erupções vulcânicas,
  • Terremotos e maremotos
  • Tectônicas de placas
erup es vulc nicas
Erupções vulcânicas

Vulcanismo origina-se no magma que devido sua alta temperatura e por ser semi-liquido ao encontrar uma fenda na crosta causada pelo encontro ou afastamento das placas tectônicas ele se expande, em forma de chaminé lançando cinzas, gases e pedaços de rochas.

slide6
Quando o magma entra em contato com a superfície, esse material recebe o nome de lava ao se consolidar a lava da origem as rochas vulcânicas. Os vulcões podem ocorrer também nos oceanos. Nas áreas onde ocorre erupção vulcânica, formam - se planalto, com solos férteis e águas quentes – gêiseres.
terremotos maremotos
Terremotos/maremotos

Terremotos ou abalos sísmicos são movimentos da crosta que fazem a terra tremer. Quando são intensos causam grandes estragos. O aparelho para perceber a chegada de terremotos é chamado de sismógrafo. Onde se origina os terremotos é chamada de epicentros ou focos, isso ocorre principalmente nas áreas de dobramento, que deram origem a montanhas.

slide9
Onde se origina os terremotos é chamada de epicentros ou focos, isso ocorre principalmente nas áreas de dobramento, que deram origem a montanhas.
a intensidade e a for a de um terremoto podem ser medidas por dois tipos de escalas
A intensidade e a força de um terremoto podem ser medidas por dois tipos de escalas:
  • A) A escala Richter que vai de 0 a 9 pontos. Mede a força e a intensidade de destruição se um terremoto.
  • b) A escala de Mercalli que vai de 1 a 12 pontos. Mede as conseqüências dos abalos sísmicos em construções e objetos.
tect nicas de placas
Tectônicas de placas

Sabemos que a crosta terrestre é fragmentada em vários blocos chamados de Placas tectônicas.

Essas placas se movimentam sobre o magma, podendo ocorrer o choque entre placas ou afastamento das placas tectônicas originam – se o dobramento e soerguimento.

slide13
Essas placas se movimentam sobre o magma, podendo ocorrer o choque entre placas ou afastamento das placas tectônicas originam – se o dobramento e soerguimento.
for a ou agentes externos
Força ou Agentes Externos:
  • Água – chuva, rios, mar, oceanos, geleira, gelo, neve.
  • Vento – dunas
  • Seres humanos

Ler e observar as painas 110 a 115

slide16
Esses agentes estão diretamente relacionados ao clima e seus elementos, ou seja, a variação da temperatura, vento, chuva, determinam o nível de erosão que uma forma de relevo pode sofrer.

Esses agentes são responsáveis pelo intemperismo – desgaste e a desagregação das rochas e pela erosão – transporte e sedimentação do material intemperizado.

slide17
Água

Grande parte da água é resultante das precipitações que deslizam pela superfície em direção aos rios, lagos, etc.

slide18
Rios – estes se formam em áreas de rochas impermeáveis (retêm água). As nascentes dos rios originam se na parte mais alta do relevo e correm para uma área mais baixa. As nascentes dos rios localizam-se nas áreas mais alta do relevo em direção as áreas mais baixas.
slide19
Os rios percorrem um caminha da sua nascente até sua foz e com isso causam erosão seja pelo transporte de sedimentos e acumula materiais nas áreas mais baixas originando assim as planícies. Os rios em seu percurso podem fazer curvas o qual recebe o nome de meandros.
chuva
Chuva

As águas da chuva podem causar também erosão quando o solo não estiver protegido pela vegetação (obs. a pág. 173) causando voçoroca – enorme buracos formados pelas enxurradas.

eros o marinha
Erosão marinha

A força da água dos mares modifica o relevo do litoral, transformando rochas em areia e devido à acumulação da areia origina-se a praias.

A água oceânica ao encontrar com a terra causa erosão marinha ou abrasão, que origina as falésias.

slide22
Falésia são formas de relevo litorânea. São elevados paredões que surgiram à medida que as águas começaram a escavar sua base.
os sedimentos transportados e depositados pelos mares d o origem
Os sedimentos transportados e depositados pelos mares dão origem:

Restinga que é a faixa, barra ou cordão de areia que avança mar a dentro;

slide24
Lago Costeiro são os lagos que se formam a partir de uma curvatura no litoral, por exemplo, a lagoa dos patos no RS, a areia entrou na área terrestre acumulou área e com o tempo fechou e formou a lagoa.
o gelo
O gelo

As geleiras são grandes massas de gelo sobre a superfície sólida, elas podem se formar na partes continentais ou montanhas.

geleiras continentais
Geleiras continentais

Groenlândia e Antártida. Essa geleira é constituída de água doce própria para o consumo e irrigação.

Quando um bloco de gelo desprende e cai no mar chamamos de ICEBERGS são verdadeiros montanhas de água doce em estado sólido.

slide27
E bom saber que quando desprende esses icebergs apenas parte é diluída e com isso aquela montante de gelo no meio do mar pode causar perigos para a navegação alguns cientistas vêm estudando a possibilidade de se mover esses icebergs para regiões desérticas para fornecer água.
slide28
Essas geleiras fertilizam os solos da região. Constitui lagos. Muitos das erosões e provocadas pelas geleiras formam vales.
geleira de montanha
Geleira de montanha

Originam nas cadeias, onde a neve se acumula formando geleira essa geleira vem caindo montanha abaixo ao atingir a temperatura mais elevada essa água forma rio devido o trabalho de erosão que essa neve vem trazendo em seus percursos.

vento
Vento

E o ar em movimento em áreas desértico o vento provoca erosão eólica devido a o vento trazer materiais que agridem as rochas. E atraves do vento que se originam as dunas e loess. (Pág. 116)

os seres humanos
Os seres humanos

O homem modifica o relevo quando ele necessita dos materiais que contem na superfície terrestre para atender suas necessidades como construções, plantações, etc., assim o relevo e transformado para atender suas necessidades.

Lê as pág. 130 a 133