1 / 36

Análise Econômica

Análise Econômica. Nívea Cordeiro 2009. Análise Econômica. Permite levantar o montante que será gasto no empreendimento e se este dará lucro ou prejuízo. A análise econômica trabalha por competência , permitindo analisar o negócio (se deu lucro ou prejuízo) no próprio mês.

jimbo
Download Presentation

Análise Econômica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise Econômica Nívea Cordeiro 2009

  2. Análise Econômica Permite levantar o montante que será gasto no empreendimento e se este dará lucro ou prejuízo. A análise econômica trabalha por competência, permitindo analisar o negócio (se deu lucro ou prejuízo) no próprio mês

  3. Análise Econômica Para fazer essa análise precisamos saber: a) Os Investimentos Iniciais b) As Despesas Fixas c) As Despesas Variáveis

  4. NOME PROVISÓRIO: Charme & ElegânciaRAMO: comércio varejista de calçados, acessórios e artigos para presentes (franquia)

  5. ETAPA 1 Cálculo do Investimento TotalNessa etapa, vamos calcular o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. Pelas pesquisas realizadas no mercado (cliente, concorrentes e fornecedores), revelou uma expectativa do seguinte cenário que envolverá uma receita mensal de R$ 125.000,00; contratação de 5 funcionários.

  6. Planilhasde apoio

  7. Investimentos Iniciais Representam a quantidade de capital necessária para a abertura do negócio e para a manutenção do mesmo nos primeiros meses de atividade. Para que você conheça o capital necessário, deverá relacionar os investimentos físicos e os financeiros.

  8. ESTIMATIVA DOS INVESTIMENTOS FIXOS

  9. Xxxxx

  10. Investimentos Físicos São aqueles destinados à compra de bens físicos como máquinas, instalações, veículos, móveis e utensílios, equipamentos de informática. Ou seja, destinam-se à aquisição de ativos (ativo imobilizado) para o negócio, pois não são consumidos no processo operacional normal da empresa.

  11. No primeiro quadro, relacione os equipamentos, máquinas, móveis, utensílios, ferramentas e veículos a serem adquiridos, a quantidade necessária, o valor de cada um e o total a ser desembolsado; • Evite imobilizações desnecessárias. Quando possível, alugue ao invés de construir ou comprar; • Considere a possibilidade de terceirizar algumas atividades, isso reduzirá a necessidade de compra de máquinas e equipamentos; • Pesquise e avalie as diversas opções de aquisição (leilões, classificados, lojas de usados); • Cuidado com o estado de conservação e a garantia do que irá comprar.

  12. ESTIMATIVA DOS INVESTIMENTOS PRÉ-OPERACIONAIS

  13. Compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender. São exemplos de investimentos pré-operacionais:despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.); taxas de registro da empresa;cursos e treinamentos; propaganda e publicidade;outras despesas.

  14. ESTIMATIVA DO CAPITAL DE GIRO

  15. Investimentos Financeiros São aqueles destinados à formação do capital de giro para o negócio. O capital de giro é o montante de recursos em dinheiro que precisa ser investido para o funcionamento normal da empresa: - estoque de produtos, matéria-prima; - para o pagamento de salários, tributos; - demais despesas fixas; - além de financiar as vendas a prazo.

  16. Investimentos Financeiros O capital de giro é uma quantia que a empresa deve ter à disposição para movimentar o dia-a-dia do negócio. O prazo de cálculo do capital de giro vai variar de acordo com a disponibilidade de recursos e dos riscos que cada empreendedor está disposto a correr.

  17. Para calcular o Capital de Giro ainda não dispomos de todos os dados, por isso vamos colocar uma interrogação para calculá-lo posteriormente.

  18. Vejamos como ficou a Etapa 1 Planilha

  19. Receita Mensal

  20. Vejamos como ficou a Etapa 1 até esse ponto Planilha

  21. Na próxima aula vamos dar seqüência aos cálculos, com as despesas fixas e variáveis.

More Related