1 / 13

INTERTEXTUALIDADE

INTERTEXTUALIDADE. VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO. VIAGENS NA MINHA TERRA. O PALHAÇO. O FILME. TÍTULO: O PALHAÇO DIREÇÃO: SELTON MELO PRODUÇÃO: BRASIL ANO: 2010 GÊNERO: DRAMA/COMÉDIA. ENREDO.

jeri
Download Presentation

INTERTEXTUALIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTERTEXTUALIDADE VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO

  2. VIAGENS NA MINHA TERRA O PALHAÇO

  3. O FILME TÍTULO: O PALHAÇO DIREÇÃO: SELTON MELO PRODUÇÃO: BRASIL ANO: 2010 GÊNERO: DRAMA/COMÉDIA

  4. ENREDO Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar. Juntos, formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta, Dona Zaira e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

  5. PERSONAGENS BENJAMIM (PANGARÉ): o jovem e triste palhaço. VALDEMAR (PURO SANGUE): o velho e competente palhaço.

  6. TEMÁTICA O AUTOCONHECIMENTO; BUSCA DE IDENTIDADE; O NOVO VS. A TRADIÇÃO; O PROGRESSO VS. A ESSÊNCIA

  7. A OBRA TÍTULO: VIAGENS NA MINHA TERRA AUTOR: ALMEIDA GARRET PUBLICAÇÃO: 1846 ESCOLA LITERÁRIA: ROMANTISMO

  8. ENREDO O autor resolve fazer uma viagem de Lisboa a Santarém de comboio, com a intenção de conhecer as ricas várzeas desse Ribatejo, e assim saudar do alto cume a mais histórica e monumental das vilas de Portugal. Paralelamente as paisagens visitadas o autor e narrador , presenteiam os presentes com um romance de amor. Tantas e tais viagens, que numa delas o leva justamente, e pela mão de um companheiro de itinerário, a centrar-se no drama sentimental de Carlos e a”menina dos rouxinóis. O Romance resume-se à intricada história de uma velhinha com sua neta Joaninha. A menina tem um primo, filho da única filha da avó, que já falecera. A moça tinha por si só a avó. Todas as semanas, Frei Dinis, vinha visitá-las, e algumas vezes trazia notícias de Carlos, que já algum tempo fazia parte do séquito de D. Pedro.

  9. PERSONAGENS • DA OBRA: O AUTOR (GARRET) • DO ROMANCE: Joaninha Carlos A avó de Joaninha Frei Dinis Georgina Júlia

  10. CONTEXTO HISTÓRICO Primeira Metade do Século XIX: Revolução Liberal (em Portugal); Declínio das monarquias absolutas (ideais iluministas); Revolução Industrial (o moderno contra o passado);

  11. ESCOLA LITERÁRIA Romantismo: - Idealização da pátria, do amor e da mulher; - Sentimentalismo; - Mundo subjetivo (religiosidade, sensibilidade);

  12. TEMÁTICA Portugal velho (conservador) vs. Portugal Novo (liberal); Guerra entre Miguelistas (monarquia absoluta) e Liberais (monarquia constituinte); A Tradição, o passado decadente (o progresso em contraste com a essência); A identidade de um povo (De Camões, por Pessoa a Garret), qual a vocação de Portugal? O Romantismo(conservador).

  13. INTERTEXTUALIDADE • O ANTIGO VS. O MODERNO; • A BUSCA DE UMA IDEN TIDADE (O AUTOCONECIMENTO); • IAGEM INTERIOR E AO INTERIOR (QUE TERRAS HABITO?)

More Related