1 / 17

Seminário Produção e Consumo Sustentáveis 28 de agosto de 2014 CNI – Brasília/DF

Seminário Produção e Consumo Sustentáveis 28 de agosto de 2014 CNI – Brasília/DF. Sustentabilidade em Seguros – uma agenda em construção Pedro Henrique Fernandes Pinheiro Superintendência de Relações com o Mercado - CNseg. A COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE DA CNSEG.

javen
Download Presentation

Seminário Produção e Consumo Sustentáveis 28 de agosto de 2014 CNI – Brasília/DF

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Seminário Produção e Consumo Sustentáveis 28 de agosto de 2014 CNI – Brasília/DF Sustentabilidade em Seguros – uma agenda em construçãoPedro Henrique Fernandes PinheiroSuperintendência de Relações com o Mercado - CNseg

  2. A COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE DA CNSEG

  3. MATRIZ DE RISCOS GLOBAIS - INTERCONEXÕES Fonte: http://www3.weforum.org/docs/WEF_GlobalRisks_Report_2014.pdf

  4. SEGUROS: UM SETOR COM A SUSTENTABILIDADE EM SEU DNA [...] tendo em vista seus múltiplos papeis como gerenciadoras de risco, tomadoras de risco e investidoras institucionais, as companhias de seguros possuem uma enorme capacidade para gerenciar fatores ambientais, sociais e de governança (ASG). No entanto, em um mercado altamente competitivo, fragmentado e regulado, abordar fatores ASG significa superar grandes desafios. Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.

  5. A TAXONOMIA DA SUSTENTABILIDADE NO SETOR DE SEGUROS Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.

  6. MATRIZ DE MATERIALIDADE DO SETOR DE SEGUROS GLOBAL Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.

  7. NÍVEL DE INTEGRAÇÃO ASG EM PROCESSOS BÁSICOS DE SEGURO Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.

  8. INFLUÊNCIA POTENCIAL PARA PROMOVER FATORES ASG Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.

  9. ESTRUTURA DE SUSTENTABILIDADE GLOBAL HOLÍSTICA Fonte: A Situação global da sustentabilidade em seguros. UNEP FI, 2009.

  10. PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS 1 Incluiremos em nosso processo de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para nossa atividade em seguros. Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções. Trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações amplas na sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança. Demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos Princípios. 2 3 4

  11. COMPROMISSOS ASSUMIDOS Os signatáriosassumem o compromisso de participarem do processo de prestação de contas públicas anuale de pagar a anuidade. As instituições de apoio, por sua vez, comprometem-se a realizar pelo menos uma atividade por ano para fomentar a adoção e implementação dos Princípios, conduzindo pesquisas, fornecendo treinamento, sediando eventos e traduzindo materiais.

  12. COMPROMISSO NACIONAL - PROTOCOLO VERDE • Formalização de Termo de Compromisso (2009) e Termo Aditivo (2012) com o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente e o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, para integração das questões ambientais, sociais e de governança aos negócios de seguros. • Ação em andamento: • Formação de Comissão de composição mista para implementação do Protocolo. • Planejamento futuro: • Integração das seguradoras ao Termo de Compromisso. • Proposição de iniciativas ao mercado em parceria com o Governo. • Realização de eventos em parceria com o Governo.

  13. PLANO DE AÇÃO - 2014 • Lançamento do curso de Sustentabilidade em Seguros em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Escola Nacional de Seguros (17/03 a 16/04). • Construção da matriz de materialidade e plano de engajamento de stakeholders do mercado segurador . • Promoção das metas do mercado segurador brasileiro para os PSI e Protocolo do Seguro Verde. • Design de tecnologia de georreferenciamento de dados CEMADEN/USP (Central de Serviços da CNseg). • Tradução de materiais de interesse do mercado segurador brasileiro. • Estudo de impacto sobre impactos e oportunidades decorrentes da Política Nacional de Resíduos Sólidos para o mercado segurador.

  14. METAS DO MERCADO SEGURADOR Aprovadas pelo Conselho Diretor da CNsegna reunião ordinária nº 032, de 19 de setembro de 2013 Meta 1: 40% das seguradoras integrarão as questões ASG na política de subscrição de riscos, até 2015. Meta 2: 30% das seguradoras terão um programa de engajamento de corretores nas questões ASG, até 2015. Meta 3: 50% das seguradoras integrarão em suas políticas de responsabilidade social as políticas públicas oficiais dos governos municipais, estaduais e federal, até 2015. Meta 4: 50% das seguradoras reportarão questões ASG, até 2015.

  15. PUBLICAÇÕES

  16. MAS... E A PRÁTICA? O que as empresas brasileiras apresentam como boas práticas de integração de questões ASG no setor de seguros? • Implementação de Comitê de Sustentabilidade com atribuição de assessoramento ao Conselho de Administração • Não oferecimento de cobertura a empreendimentos que ofereçam riscos ambientais ou reputacionais • Incentivo à manutenção regular dos veículos pelos proprietários • Incentivo às oficinas de reparos para descarte adequado dos resíduos e substituição de peças poluidoras • Utilização de tinta à base de água para repintura de veículos, que mitiga o impacto ao meio ambiente e reduz também os danos à saúde dos profissionais das oficinas • Programa de formação de corretores, colaboradores e fornecedores, que visa inserir os conceitos de sustentabilidade nas operações de seguro e é realizado por seguradora brasileira com a chancela de renomada instituição de ensino

  17. Obrigado! pedrohpinheiro@cnseg.org.br www.cnseg.org.br/ www.cnseg.org.br

More Related