1 / 16

S A N T O S J U N I N O S

S A N T O S J U N I N O S. Chamamos no Brasil de Festa Junina, as festas que comemoramos no mês de junho em homenagem a três Santos Cristão:

jarvis
Download Presentation

S A N T O S J U N I N O S

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SANTOSJUNINOS

  2. Chamamos no Brasil de Festa Junina, as festas que comemoramos no mês de junho em homenagem a três Santos Cristão: Santo Antonio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro(dia 29). A influência Portuguesa em nossa cultura é a razão pela qual comemoramos as datas desses santos.

  3. Esse mês é marcado por festa típicas, comidas deliciosas e muita dança. A comemoração apresentam diversas características de acordo com a região do país.

  4. SANTO ANTONIO – 13 DE JUNHO Festejado no dia 13 de junho, Santo Antônio é um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal. Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Recebeu o nome de Antônio ao passar, em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco e é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua. Santo Antonio, considerado o 'Santo Casamenteiro' ajuda as mulheres e homens que estão "condenados" a ficar solteiros a realizar os tão sonhados casamentos.

  5. Os devotos que perdem a paciência acrescentam algumas simpatias ao hábito de rezar por 13 noites. A principal delas é colocar a imagem de Santo Antonio de ponta-cabeça, mergulhada em um recipiente com água, até o dia do casamento.

  6. SÃO JOÃO– 24 DE JUNHO 24 de junho, é feriado regional. Além das celebrações católicas, a data é comemorada a partir da noite do dia 23 com muitas festas animadas, com fogueira, fogos de artifício e forró e regadas a bebidas e comidas típicas, como bolos, doces, licores, milho (cozido e assado na fogueira), canjica e quentão. Na sua festa ele sempre está dormindo e as moças aproveitam disso para vestir roupas bonitas e saírem à procura de marido.

  7. Os pais de São João eram Isabel e Joaquim e quando ele nasceu, a Virgem Maria foi visitá-lo sendo recebida por Isabel com os versos do "Magnificat" . João cresceu no deserto, pregando a vinda do Messias, seu primo Jesus, a quem batizou. Morreu decapitado por ordem de Herodes que assim agiu para agradar à filha de sua amante. Além desses fatos, o resto é lenda. Dizem que ele nasceu numa noite muito bonita e Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira para iluminar. Era o sinal combinado para a Virgem Maria visitá-la, levando uma capelinha, um feixe de palha seca e folhas perfumadas de manjericão. Por isso é que ainda hoje se levantam mastros e o povo fala das rosas, do cravo, da capelinha e do manjericão.

  8. SÃO PEDRO - 29 DE JUNHO São Pedro, o santo chaveiro por quem todos deverão passar um dia, se abrir as portas do céu, fecha as folias do mês de junho, sendo comemorado no dia 29. A sua festa é menos importante para as moças, mas se a mulher é viúva, é dia de grande festa, São Pedro protege as viúvas, mas principalmente aquelas que não querem se casar de novo. São Pedro, o barqueiro, é no Brasil o padroeiro das vocações sacerdotais, como chefe da Igreja que foi. No seu dia, os pescadores brasileiros colorem os rios e o mar com suas embarcações enfeitadas para homenageá-lo. Como protetor das viúvas que ele é, neste dia em alguns lugares ainda se realizam a procissão das viúvas. Como por exemplo, no Alto e Médio São Francisco, com as viúvas subindo rio acima, em canoas, levando uma imagem do santo, para conseguir maior proteção.

  9. Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".A festa de São Pedro: Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos, porém não há na noite de 29 de junho a mesma empolgação presente na festa de São João.

  10. SÃO MARCAL -30 DE JUNHO São Marçal foi bispo de Limoges, França, no século III da era cristã. Enviado à Gália pelo próprio São Pedro. Ali, ele teria evangelizado não apenas a província de Limoges, mas toda a Aquitânia. Ainda segundo as lendas, São Marçal fez muitos milagres, como o de trazer um morto de volta à vida ao tocá-lo com uma vara dado por São Pedro.

  11. A Festa de São Marçal, com o tradicional encontro de bumba meu bois de matraca, no Bairro do João Paulo, comemora 84 anos de existência com apresentações genuinamente maranhenses. Grupos folclóricos entre matraca e orquestra, mais de 300 mil brincantes e admiradores, além de um grande aparato de segurança e médico para atender à população. O Grupo Ação Voluntária, um dos organizadores do evento, completa 26 anos à frente da manifestação cultural.

  12. Atividades

  13. 1 – Quem é considerado o Santo Casamenteiro? 2 – Marque com o x o dia que comemoramos o dia de São João? 13 de junho 24 de junho 29 de junho 3 – Que tipo de festa acontece no bairro do João Paulo?

  14. 4 – Qual o nome dos pais de São João? 5 – Marque com o x o santo considerado o protetor das viúvas? Santo Antonio São João São Marçal

More Related